“O Andebol é uma modalidade que os portugueses muito acarinham e o impacto nos jovens é enorme”

PUB

– Nos Morangos com Açúcar, a sua personagem desempenha três papéis diferentes – Professor Manuel Gameiro, Presidente do Conselho Executivo da Escola, Professor de Educação Física e treinador da equipa federada de andebol da escola. Como é interpretar uma personagem destas, com várias funções?
José Boavida: Para desempenhar estas três funções, fiz um recurso à memória, porque eu, se não fosse actor, teria sido professor de Educação Física, uma vez que no Liceu de Queluz fui da opção de Desporto e estava para a preparar-me para entrar no antigo ISEF, hoje Faculdade de Motricidade Humana. Portanto, foi fazer um exercício de memória e concentrar-me em tudo o que aprendi.

– Ser treinador de andebol dos juniores é um dos papéis que desempenha. Como é que se preparou, e prepara, para este papel em particular?
José Boavida: Como também fui jogador de andebol no Clube Recreativo Bairro de Janeiro, durante vários anos, relembrei todos os treinadores que tive e tentei aplicar muitos dos “tiques” que alguns tinham… Para mim este não é um universo desconhecido.

– Quais são as maiores dificuldades que tem encontrado enquanto “treinador de andebol” desta equipa?
José Boavida: As maiores dificuldades estão no facto do andebol, como é natural, ter evoluído e até algumas das regras são diferentes, mas com a ajuda do Professor Carlos Garcia que me vai orientando, tenho a certeza de que com esta equipa da Escola Dom Sebastião ainda chegamos a campeões!!!

–Foi praticante de andebol no Bairro de Janeiro… Como é que entrou para o andebol, quantos anos praticou, porque é que deixou de jogar? Que boas recordações guarda desse tempo?
José Boavida: Pratiquei andebol desde os iniciados até aos júniores. Comecei aos 12 e terminei com 19. E que saudades!!! Com boas recordações, com muitas vitórias e algumas derrotas. Derrotámos alguns grandes clubes de nome e quando isso acontecia a festa durava!

– Que impacto é que acha que o andebol nos Morangos com Açúcar tem junto dos jovens praticantes de andebol e dos jovens que assistem aos Morangos com Açúcar?
José Boavida: Acho importantíssimo que esta série dos Morangos com Açúcar tenha adoptado a modalidade andebol, porque é uma modalidade que os portugueses muito acarinham e o impacto nos jovens é enorme. É natural que os praticantes aumentem, pois é uma série juvenil e os mais jovens gostam de seguir as pisadas dos seus heróis.

– Sobre o apoio que tem tido para desempenhar o papel de treinador, como é que tem corrido a relação entre si e a FAP?
José Boavida: O apoio que tenho tido tem sido excelente, por parte do Prof. Carlos Garcia e da Federação há grande atenção para que as cenas de andebol sejam correctas e ao mesmo tempo atractivas. Espero que a partir daqui eu fique mais atento ao desenvolvimento da modalidade. De qualquer forma, sempre estive um pouco atento, eu fui um dos espectadores do último Mundial realizado em Portugal. Espero sinceramente que a modalidade cresça ainda mais e que possamos ter, num futuro muito próximo, Portugal a discutir uma final no Mundial!

Patrocinadores Institucionais