Cinco anos depois, o Sporting CP está de regresso à EHF Champions League e foi com um Pavilhão João Rocha bastante completo que voltou a dar as boas-vindas às noites europeias e de sobremaneira, com uma vitória frente ao Orlen Wisła Płock. Depois de uma época imaculada a nível interno, em 2023/2024, os leões que já iniciaram uma nova caminhada e com a conquista de um troféu (Supertaça Kempa), começaram também a Liga dos Campeões da melhor forma, com uma estreia vitoriosa no Grupo A, frente aos polacos orientados por Xavier Sabaté.
7 Inicial: Mohamed Ali, Orri Þorkelsson, Martim Costa, Natán Suárez, Edy Silva, Francisco Costa e Mamadou Gassama
Os leões entraram no seu primeiro encontro da fase de grupos da competição frente ao Orlen Wisła Płock e tiveram em mente as palavras de Ricardo Costa na antevisão “É um prazer estar aqui, mas temos de fazer algo mais para conquistar pontos..” e Francisco Costa fez abanar as redes polacas desde cedo, em conjunto com o seu irmão e criou uma vantagem de 3-1. Lovro Mihic, internacional croata, conseguiu reduzir para a margem mínima (4-3) pouco depois dos cinco minutos mas Mohamed Ali acabou por ser fundamental ao não permitir uma maior aproximação do adversário.
Com grande apoio nas bancadas e que se sentiu em campo, a formação portuguesa chegou aos três golos à maior (8-5), mas acabou por ver a sua perspetiva gorada já que os polacos chegaram ao empate a nove golos, por Przemyslaw Krajewski. Com alguns reajuste, o Sporting CP voltou a crescer na partida, ampliando para cinco golos (14-9), pela mão de Mamadou Gassama.
Tomas Piroch conseguiu reduzir e Ricardo Costa levou o seu primeiro cartão verde à mesa mas uma falta atacante deu a oportunidade a Mitja Janc de marcar golo, levando o marcador a 14-11. Os leões voltaram a ganhar ímpeto e recolheram aos balneários com uma vantagem confortável.
Intervalo: 17-14
Na entrada para a segunda metade, um bis de Þorkelsson e um grande golo de William Höghielm, levaram os leões para uma inédita vantagem de seis golos (20-14) mas Gergo Fazekas respondeu em dose dupla. Apesar da redução, o conjunto português manteve o sangue frio e Martim Costa voltou a subir a parada e Salvador Salvador cilindrou levando o jogo a 25-20.
Pouco depois dos 16 minutos, os leões voltaram a crescer para seis golos à maior (27-21) com a ajuda de Mohamed Ali, muito seguro entre os postes e, apesar de algum desacerto no ataque, conseguiu manter a liderança. Apesar dos cinco golos à maior (28-23), Ricardo Costa parou o encontro para conseguir solucionar alguns problemas e a sua equipa respondeu da melhor forma, chegando ao 30-23, por Diogo Branquinho.
A toada manteve-se do lado leonino que esteve sempre confortável no encontro até aos instantes finais, conquistando a sua primeira vitória nesta edição da Liga dos Campeões, com uma estreia de sonho no Pavilhão João Rocha, que contou com imenso apoio nas bancadas.
Resultado Final: 34-29
Top Player: Martim Costa – 10 golos (83% eficácia)
O Sporting CP regressará à quadra europeia na próxima semana, com uma deslocação à Dinamarca, ao reduto do Fredericia HK, na quinta-feira (19), pelas 17h45 e com transmissão na Sporting TV.
EHF Champions League 2024/2025
Grupo A – 1ª Jornada
11.09.2024 – 19h45 – Sporting CP x Orlen Wisła Płock, 34-29 (17-14)