A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas já se encontra no Cairo, capital do Egipto, para o arranque da terceira edição do IHF Wheelchair Handball World Championship – evento destinado à vertente de ACR4 – e chega após uma viagem bastante cansativa, que começou com um incentivo, dada a presença do Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, antes da partida da comitiva lusa, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Danilo Ferreira, técnico de 50 anos, reconheceu que a viagem “foi cansativa, de muitas horas, mas agora estamos a recuperar e com muita vontade de começar a competição” afirmou o treinador que comanda os destinos de Portugal.
A comitiva lusa já se encontra no Cairo, desde domingo, a preparar a sua estreia contra a Índia – seleção que Portugal derrotou por duas vezes no Campeonato do Mundo e da Europa, em Leiria, em 2022. A primeira na Fase de Grupos, onde venceu por 18-13, e a segunda na Meia Final onde também venceu por 23-11, declarando-se favorita neste embate com o país da Ásia Meridional. Mais tarde, para o dia 18 de setembro, estão agendados os dois últimos duelos do Grupo B, contra Egito e Chile.
O treinador do conjunto português analisou este adversário e assumiu a ambição de vitória de Portugal: “Daquilo que nós conhecemos e que fomos analisando, a Índia tem um jogo em três atletas – dois deles atiradores – que trabalham bem os movimentos na cadeira e o último elemento que costuma ocupar a posição de guarda-redes quando estão na fase defensiva. No ataque, por norma, colocam um elemento feminino na baliza ou atacam com quatro deixando a baliza sem guarda. Nós vamos tentar explorar estes detalhes, ainda não sabemos a lista final deles e se é igual à que participou no último Mundial, aqui no Cairo, e a base da equipa que esteve no Campeonato do Mundo em Portugal. Portanto, será um jogo em que teremos que estar muito concentrados, defendermos bem para conseguirmos fazer um jogo rápido e em transição conseguir o nosso objetivo que é vencer.”
Os Lusos chegam a este Campeonato do Mundo de ACR4 após, em 2022, terem feito história no Pavilhão Desportivo de Pousos, onde foram coroados Campeões do Mundo e da Europa, na vertente de ACR6, ao deixarem pelo caminho Países Baixos, Roménia e Índia, saindo da competição com um registo incólume e um orgulho imenso de todos os portugueses. Agora, no Egito, Danilo Ferreira tem disponíveis oito jogadores que fizeram parte desta corrida dourada, mantendo a base do grupo de trabalho, com atletas experientes e com o objetivo de alcançar o top-3 desta vertente da modalidade.
Nelson dos Santos e Flávio Carvalho, dupla de árbitros portugueses, estão no Cairo também em representação da bandeira portuguesa como uma das duplas de arbitragem nomeadas para o Campeonato do Mundo.
IHF Wheelchair Handball World Championship 2024
Calendário – Grupo B (hora portuguesa):
17.09.2024 – 17h00 – Índia x Portugal, Youtube
18.09.2024 – 10h30 – Portugal x Egito, Youtube
18.09.2024 – 15h00 – Portugal x Chile, Youtube