Seleção Nacional A Feminina: “Missão Europeu” passa por Rio Maior a um mês da competição

José António Silva convocou 20 atletas para o penúltimo estágio de preparação para o Women’s EHF EURO 2024, que vai decorrer de 21 a 27 de outubro no Rio Maior Sports Centre.

Ainda ontem se festejava na Chéquia a histórica qualificação para o Women’s EHF EURO 2024 e hoje já se contam os dias para o início, que é já a 28 de novembro. Menos de um mês depois da participação no II Torneio Internacional da Batalha, a Seleção Nacional A Feminina vai voltar a juntar-se para aquele que será o penúltimo estágio de preparação para a grande competição internacional à qual Portugal vai regressar 16 anos depois da primeira e única presença. José António Silva chamou 20 atletas numa convocatória que é “dominada” pelo SL Benfica, representado por oito nomes, e marcada por uma mistura quase perfeita entre clubes nacionais e internacionais.

Desde as presenças habituais das capitãs Bebiana Sabino e Patrícia Lima, de Patrícia Rodrigues ou Beatriz Sousa, até às jovens Mariana Costa, Débora Moreno ou Joana Semedo, que brilharam na Batalha e mereceram a chamada do Selecionador Nacional para esta importante etapa da “Missão Europeu”, o lote é alargado e recheado de qualidade. Para uma semana que se espera intensa, estão previstas 10 sessões de treino de pavilhão, complementadas com trabalho de ginásio e ainda dois jogos-treino à porta fechada.

Convocatória da Seleção Nacional A Feminina para o estágio em Rio Maior (21/10 a 27/10/2024)

O comandante dos destinos das lusas explica os contornos de um momento de trabalho importante, pelo facto de ser aquele que antecede a convocatória final para o Women’s EHF Euro 2024: “Estamo-nos a aproximar rapidamente do Campeonato da Europa e este estágio é mais uma oportunidade para avaliarmos o momento de forma das atletas que, eventualmente, podem integrar a convocatória final. As 20 jogadoras agora convocadas são aquelas que no nosso entendimento proporcionam mais soluções à Seleção Nacional, atendendo às características da competição, da nossa equipa e das adversárias que teremos pela frente. Como tem sido hábito, neste estágio faremos a avaliação das atletas, relembraremos o nosso modelo de jogo e introduziremos algumas questões táticas ainda não trabalhadas para aumentarmos os nossos argumentos. Muito provavelmente o lote final das atletas sairá deste grupo de convocadas. Como é óbvio todas as outras atletas que têm trabalhado connosco se mantêm sob observação e têm a possibilidade de integrar a equipa, mas neste momento temos de fazer opções por forma a aproveitar ao máximo o trabalho a desenvolver. Quando chegamos a estes momentos temos de fazer escolhas muito difíceis em que diversos fatores são considerados. Esses fatores passam, não só pelo momento de forma desportiva, mas também pela possibilidade que as várias atletas apresentam para desempenhar funções distintas dentro da própria equipa. Estamos muito satisfeitos com o trabalho que todas as atletas têm vindo a desenvolver e esperamos fazer deste momento mais uma oportunidade para melhorar a nossa performance. Como facilmente se conclui do que atrás foi referido, o foco do nosso trabalho está virado para a nossa equipa, procurando desenvolver e consolidar o nosso modelo de jogo, bem como a introduzir alternativas do ponto de vista tático para a abordagem de determinados momentos da competição.”

Por fim, José António Silva voltou a salientar o papel crucial que os clubes desempenham na busca por resultados positivos ao serviço de Portugal: “Ainda teremos algum tempo para nos preparamos e para isso contamos também com o trabalho realizado nos clubes, já que o tempo passado em estágios e competições na Seleção Nacional é reduzido, pelo que só com colaboração dos treinadores desses clubes conseguiremos alcançar totalmente os nossos objetivos.”

O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar entre 28 de novembro e 15 de dezembro, na Áustria, Hungria, Suíça e os bilhetes estão disponíveis AQUI. Portugal vai defrontar França, Espanha e Polónia no Grupo C, em Basileia.

Patrocinadores Institucionais