Com o favoritismo todo a recair sobre os ombros da formação portuguesa, o SL Benfica não desapontou e conquistou a terceira vitória consecutiva no Grupo C da EHF European League esta noite, na Eslováquia, frente ao TATRAN Presov de Jorge Silva, internacional português. As formações voltam a encontrar-se na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, pelas 17h45 (hora portuguesa) desta vez em território luso.
7 inicial: Kristóf Palasics, Miguel Sánchez-Migallon, Ander Izquierdo, Egon Hanusz, Demis Grigoras, Ole Rahmel e Alexis Borges
Apesar de se adivinhar um jogo teoricamente mais acessível para as águias, a entrada do TATRAN Presov em jogo (2-0) quis assustar os atletas de Jota González. Bastaram quatro minutos para a dupla de canhotos – Demis Grigoras e Ole Rahmel – igualar a partida a dois golos. O SL Benfica seguiu melhor, no entanto as dificuldades, essencialmente no ataque organizado, eram notórias. Assistia-se a um jogo com poucos golos e mesmo da marca de 7 metros, Igor Chupryna ia-se superiorizando aos atletas da formação encarnada.
Apesar da falta de eficácia na ofensiva, o SL Benfica cumpria no plano defensivo e isso foi permitindo aumentar a vantagem. À passagem do minuto 15′ o marcador assinalava três golos de diferença (3-6) e foi tempo do primeiro time-out, pedido pela equipa eslovaca.
Após a paragem foram precisos cinco minutos para que as redes da Tatran Handball Arena voltassem a abanar. Foi através da linha de castigo máximo que Igor Karlov fez o 4-6, enquanto que do outro lado as tentativas esbarravam em Igor Chupryna. Por esta altura o guardião de dupla nacionalidade (Ucrânia e Eslováquia) somava 4 defesas, traduzidas em 40% de eficácia.
Até à saída para o descanso, o melhor que o SL Benfica conseguiu foi reconquistar os três golos de vantagem em 30 minutos marcados pela pouca eficácia ofensiva e pela prestação de Igor Chupryna entre os postes eslovacos (8 defesas e 47% de eficácia.
Intervalo: 6-9
O SL Benfica regressou determinado e rapidamente ‘fugiu’ no marcador, chegando aos seis golos de vantagem por Stiven Valencia (6-12). O técnico do TATRAN Presov parou o encontro ainda dentro dos primeiros cinco minutos da segunda parte, mas o ímpeto encarnado seguiu e a diferença dilatou até aos oito golos (6-14).
Igor Karlov voltou a marcar para os da casa e abriu o ativo para a recuperação eslovaca: aos 40 minutos o marcador assinalava 9-14. Novo período de ineficácia ofensiva das águias, potenciou uma maior aproximação da formação eslovaca, que voltou a imprimir três golos consecutivos (12-15).
As sirenes encarnadas fizeram-se ouvir e o SL Benfica voltou a acelerar. Apoiados no contributo de Kristóf Palasics entre os postes, os encarnados recuperaram os cinco golos à maior (13-18) originando o último time-out da equipa da casa. A paragem não quebrou o crescimento dos encarnados que chegaram ao 13-20 pela mão de Christopher Hedberg a menos de dez minutos do apito final. As águias geriram e cumpriram na deslocação à Eslováquia, ao garantir a primeira posição do Grupo C no fim da primeira volta.
Resultado Final: 16-24
Top Player: Kristóf Palasics – 8 defesas (36% eficácia)
As formações do TATRAN Presov e SL Benfica voltam a encontrar-se na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, pelas 17h45 (hora portuguesa) desta vez em território luso.
EHF European League – Grupo C
1.ª Jornada
08.10.2025 – 17h45 – Kadetten Schaffhausen x SL Benfica, 25-26 (12-15)
2.ª Jornada
15.10.2024 – 19h45 – SL Benfica x Limoges HB, 37-31 (20-16)
3.ª Jornada
22.10.2024 – 19h45 – TATRAN Presov x SL Benfica, 16-24 (6-9)