Campeonato Placard Andebol 1: Dragão Arena recebe Clássico entre invencíveis

FC Porto e Sporting CP chegam à Ronda 11 com 30 pontos após 10 vitórias consecutivas na principal prova de clubes em Portugal e vão medir forças este sábado a partir das 18h00 – transmissão em direto n’A Bola TV; SL Benfica recebe ABC de Braga.

A Ronda 11 do Campeonato Placard Andebol 1 vai colocar frente a frente as duas únicas equipas que só sabem vencer após 10 jogos, num verdadeiro Super-Clássico que tem aquecido a modalidade nos últimos tempos. FC Porto e Sporting CP vão ser os grandes protagonistas deste sábado, no Dragão Arena, mas há mais rivalidades em rota de colisão para acompanhar com máxima atenção. Desde logo, a defesa do terceiro lugar por parte do SL Benfica, na receção ao ABC de Braga, atual 5.º classificado e ferido pelo mais recente empate no Dérbi do Minho, em duelo agendado para as 17h00.

À mesma hora, o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR (8.º) defronta o “aflito” Avanca Bioria Bondalti (11.º), que já não vence desde o dia 31 de agosto. Por outro lado, o último classificado, SC Horta, chega a esta ronda motivado por ter – finalmente – conhecido o sabor da vitória e vai defrontar o CF Os Belenenses (9.º), que tem vindo a cair na tabela depois de ter somado apenas uma vitória e dois empates em nove partidas.

O Marítimo Madeira Andebol SAD (4.º) vai até Guimarães medir foras com o Vitória SC (7.º) para tentar manter-se firme nos lugares de acesso ao Grupo A da Fase Final, mas os conquistadores não prometem facilitar a tarefa contrária. Já o Nazaré Dom Fuas AC (10.º), a outra equipa com apenas uma vitória, vai receber o Águas Santas Milaneza (6º.) que parte como favorito para alcançar três triunfos seguidos pela primeira vez.

FC Porto – Sporting CP

Imprevisível e imune a pressões. O Clássico entre dragões e leões é um dos eternos cartões de visita do nosso Andebol e a única certeza é que, pelo menos um deles, vai perder os primeiros pontos da temporada. Se no plano interno os caminhos são idênticos, no panorama internacional é um pouco diferente: o Sporting CP protagonizou um início avassalador na EHF Champions League e perdeu força nas duas últimas rondas, ao passo que o FC Porto começou mal a EHF European League e parece ter agora entrado na rota do sucesso.

Nas últimas vezes que os rivais se defrontaram, o Sporting CP levou a melhor com direito a festa no final em ambas as ocasiões: a 25 de maio, a contar para a última jornada do Campeonato Placard Andebol 1, que coorou os leões como novos Campeões Nacionais; e a 2 de junho, na Final da Taça de Portugal, em Viseu. O contexto agora é outro e sem títulos em disputa, perspetiva-se um jogo aberto e bem disputado entre os dois gigantes. No plano individual, Francisco Costa (Sporting CP) leva 47 golos em 10 jogos e está à porta do top-5 de melhores marcadores, uns lugares atrás do islandês Thorsteinn Gunnarsson (FC Porto), que soma 54 remates certeiros e está na terceira posição da lista.

O apito inicial está agendado para as 18h00 deste sábado com transmissão em direto n’A Bola TV.

Em antevisão, Pedro Valdés, lateral dos azuis e brancos acredita que este é o momento certo para este duelo de invictos: “É um bom momento, estamos com ânimo e a crescer jogo após jogo. Estamos mais confiantes e a emanar mais energia, por isso é importância ter agora um clássico, que é sempre muito difícil. Estamos confiantes de que vamos obter a vitória aqui em casa. O Sporting joga com muita intensidade, tem bons jogadores no um contra um, bons rematadores… bons jogadores no geral, por isso temos de encarar a partida de uma forma competitiva e apresentar-nos no máximo para ganharmos. Não vemos outra hipótese que não ganhar o jogo. Temos de estar concentrados e juntos, como uma família, para conseguirmos derrotar o Sporting em casa.”

Do outro lado, Ricardo Costa, técnico leonino, acredita que a sua equipa irá trazer um nível europeu para este encontro: “O FC Porto é uma equipa que jogou muitos anos na Liga dos Campeões e o nosso nível na Liga dos Campeões deve ser levado para este jogo. Há outros jogos do nosso campeonato em que, se calhar, não temos a motivação de colocar em campo essa intensidade, mas neste temos de colocar e só assim, com a nossa melhor versão, conseguiremos vencer no Dragão. Todos os jogos são importantes para nós, não podemos falhar contra ninguém, mas sabemos que este jogo não decide nada e no ano passado vimos isso. Vencermos os dois jogos e termos tido nove pontos de avanço não significou ser campeão à segunda ou terceira jornada da fase final. Por isso, todos os jogos são importantes, queremos vencê-los a todos, queremos mostrar em todos o nosso valor e esta é mais uma oportunidade para o fazer. Temos de nos concentrar no que queremos fazer. Sabemos que a base do FC Porto é a defesa, que é muito forte e compacta, e nós temos de ser inteligentes para os ultrapassar e vencer. Estes jogos podem sempre cair para qualquer um dos lados, com margens mínimas, como temos visto, mas estamos prontos para mais este jogo e para conquistar os três pontos.”

Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 11ª Jornada
02.11.2024 – 17h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Avanca Bioria Bondalti, andeboltv
02.11.2024 – 17h00 – SL Benfica x ABC de Braga, BTV / andeboltv (diferido às 18h30)
02.11.2024 – 18h00 – FC Porto x Sporting CP, A Bola TV / Porto Canal / Sporting TV / andeboltv (diferido às 19h30)
02.11.2024 – 18h00 – SC Horta x CF Os Belenenses, andeboltv
02.11.2024 – 18h30 – Vitória SC x Marítimo Madeira Andebol SAD, andeboltv
02.11.2024 – 19h00 – Nazaré Dom Fuas AC x Águas Santas Milaneza, andeboltv

Patrocinadores Institucionais