The World Games 2025: Portugal já tem caminho traçado em ano de estreia

Seleções Nacionais A Masculina e Feminina vão competir nos Grupos A e B, respetivamente, na primeira edição a contar com representação lusa; Evento vai decorrer em Chengdu, na República Popular da China, de 7 a 17 de agosto de 2025.

Quando falta precisamente um mês para o arranque da competição de Andebol de Praia na 12.ª edição dos The World Games, que vai ter Portugal em esteia absoluta nesta modalidade, nas duas vertentes, o sorteio definiu a composição dos grupos, esta segunda-feira, na sede da Federação Internacional de Andebol (IHF), em Basileia, Suíça. Portugal vai disputar um Grupo A repleto de medalhados, no masculino, e o Grupo B mais animador, no feminino.

Portugal ocupava o Pote 2 na vertente masculina, juntamente com a organizadora China, e o Pote 3 na vertente feminina, tal como a vizinha Espanha. A constituição dos Potes para o sorteio teve como base os resultados dos 2024 Men’s and Women’s Beach Handball World Championships, tendo em consideração a Associação Chinesa de Andebol como país anfitrião.

Como habitualmente, figuram oito equipas em cada uma das vertentes na competição de Andebol de Praia.

As duas Seleções Nacionais máximas de Andebol de Praia, que se encontram em Alanya, na Turquia, já prontas para começar a competir nos EHF Beach Handball EUROs 2025, ficaram a saber que vão ter um mês de agosto exigente nas areias de Chengdu, na República Popular da China:

Vertente Masculina

Grupo A: Croácia, Portugal, Alemanha, Brasil
Grupo B: Dinamarca, China, Espanha, Tunisia

A turma liderada por Pedro Serrano não teve, certamente, a sorte que desejava no sorteio, uma vez que vai ter adversários de peso no Grupo A e que dispensam apresentações. Desde logo a Croácia, bicampeã do Mundo em título e vencedora do último The World Games. Para além disso, a seleção dos Balcãs venceu uma medalha em todas as últimas cinco edições: para além do ouro em 2024, foi prata em 2017 e arrecadou três bronzes em 2005, 2009 e 2013. Depois a vice-campeã da Europa, Alemanha, para um reencontro depois da luta pelo bronze no último Campeonato do Mundo, uma seleção que foi 4.ª classificada no The World Games em 2005, sendo essa a melhor classificação na competição. Por fim, mas não menos importante, o Brasil, tricampeão do The World Games – entre 2009 e 2017 – e medalha de bronze na última edição. É também a seleção que mais vezes foi campeã do Mundo na história da modalidade (5).

No Grupo B, a vice-campeã do Mundo, Dinamarca, vai ter a companhia da Espanha, medalha de prata nas duas primeiras edições (2001 e 2005) e a “eterna 5.ª classificada” em Campeonatos do Mundo, para além da organizadora China e da estreante Tunísia.

Vertente Feminina

Grupo A: Alemanha, Dinamarca, Espanha, Vietnam
Grupo B: Argentina, China, Portugal, Croácia

Para a armada comandada por Agustín Collado Rodríguez, o panorama é um pouco mais favorável. As lusas vão disputar o Grupo B que é encabeçado pela vice-campeã do Mundo, Argentina, que foi também vice-campeã do The World Games em 2017 e medalha de bronze na edição passada. A Croácia, medalha de prata em 2009 e campeã da Europa em 2008, veio substituir a seleção dos Países Baixos e vai também defrontar Portugal, para além da organizadora China, que teve oportunidade de escolher o Grupo B.

No Grupo A figura a toda-poderosa Alemanha, campeã do Mundo em título e vencedora da última edição dos World Games; o Vietnam, tricampeão asiático [AHF Women’s Asian Beach Handball Championship], a Espanha, bronze no the World Games em 2017 e a Dinamarca, vice-campeã do Mundo em 2010 e 2012.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por The World Games (@theworldgames)

Os The World Games são um evento multidesportivo internacional que reúne modalidades não incluídas – ou com presença limitada – nos Jogos Olímpicos, sob a égide da International World Games Association (IWGA) e com o apoio do Comité Olímpico Internacional (COI). Desde a edição inaugural, em 1981, que o objetivo passa por promover desportos emergentes e criar uma plataforma internacional para atletas de elite fora do programa olímpico principal. 

A edição passada decorreu em Birmingham, no estado do Alabama, Estados Unidos da América, e contou com a participação de 3.600 atletas de 34 desportos e 100 países. Em 2025, o evento contará com 35 desportos (e 60 disciplinas), tais como karaté, squash, floorball ou corfebol, para além do Andebol de Praia, que é desde 2013 reconhecida como uma das modalidades principais.

A 12.ª edição dos The World Games, vai decorrer em Chengdu, na República Popular da China, de 7 a 17 de agosto de 2025.

Patrocinadores Institucionais