W19 EHF Euro 2025: Despedida cruel da Ronda Preliminar para Portugal

Seleção Nacional A Feminina perdeu pela margem mínima frente à Noruega na última jornada do Grupo E em Podgorica, Montenegro; Turma de Sandra Fernandes vai disputar a Intermediate Round e tem o 9.º lugar como melhor classificação possível.

Depois de duas derrotas no Grupo E, só um cenário muito particular e pouco provável colocaria Portugal no Main Round do W19 EHF Euro 2025. Ora, este sábado, as lusas perderam contra a Noruega – ainda que de forma inglória – o que confirmou que a Seleção Nacional sub-19 Feminina está fora do top-8 da competição e tem agora novos objetivos: a Intermediate Round, que tem como prémio máximo o 9.º lugar.

Os próximos adversários de Portugal serão duas das seleções que ainda não estão a salvo no Grupo F: Turquia, Países Baixos ou Áustria. Os jogos estão agendados para segunda e terça-feira.

O W19 EHF Euro 2025 conta com transmissão em direto e em exclusivo na EHF TV.

7 Inicial: Joana Candeias, Filipa Barbosa, Luísa Freitas, Clémentine Silva, Juliana Silva, Mariana Rodrigues e Iara Ribeiro.

Frente a uma geração nórdica que, em 2024, foi 10.ª classificada no último Campeonato do Mundo de sub-18 – no qual Portugal não participou – a Seleção Nacional perdeu os dois primeiros ataques e viu a Noruega assinar um parcial de 2-0. Pouco depois, a diferença aumentou para 4-1, com Portugal ainda à procura da máxima força ofensiva, a começar pelo capítulo da concentração. Aos 10′ a equipa das Quinas perdia por 6-3, com a pivô Iara Ribeiro a ser o único nome na lista de marcadoras de Portugal.

Nos quatro minutos seguintes, a eficácia nórdica caiu de forma assinalável e as lusas, mesmo em inferioridade e longe de estarem a 100% no capítulo da finalização, conseguiram reduzir para a diferença mínima (6-5), com as combinações com as pivôs a revelarem-se determinantes. Com a guardiã Joana Candeias em bom plano, Portugal teve várias oportunidades para anular a desvantagem, mas as tentativas nunca foram tendo sempre o desfecho desejado. Até que, depois de muita insistência e compromisso, para além de uma melhoria na defesa, o empate voltou a surgir, aos 24′, pela mão da lateral Luísa Freitas (9-9).

Com a Noruega a atravessar o pior período e depois de Portugal não ter conseguido aproveitar a primeira oportunidade de consumar a reviravolta, Sandra Fernandes pediu time-out, já dentro dos cinco minutos finais da primeira parte. No entanto, no recomeço, uma exclusão voltou a quebrar o ímpeto das lusas e a Noruega aproveitou para regressar aos três golos de vantagem (12-9), perto do descanso. Portugal terminou a primeira parte a perder por dois e com cerca de 1’40 de superioridade para jogar no arranque da etapa complementar.

Intervalo: 13-11

Mesmo em desvantagem numérica, a Noruega entrou melhor na segunda metade e assinou um parcial de 4-0, fixando o marcador em 17-11 e motivando um pedido de time-out por parte de Sandra Fernandes após quatro minutos. A reação lusa foi revigorante: quatro golos sem resposta, com a ajuda da inspiração de Joana Candeias entre os postes, e a vantagem regressou aos dois golos com que terminou a primeira parte, até aos 42′.

Até à entrada dos últimos 10 minutos, as duas equipas mostraram-se poucos eficazes e o jogo estabilizou entre os 2/3 golos, com Portugal a começar a acusar o cansaço e algum nervosismo pela falta de tempo para a recuperação desejada. Ainda assim, as lusas não desistiram, Sandra Fernandes subiu a defesa sem medo de arriscar, mas a Noruega foi conseguindo encontrar os caminhos do golo de forma sistemática, apesar da pressão constante.

Aos 58′, Portugal encontrava-se na pior posição desde a grande reação na segunda parte, com quatro golos de desvantagem (24-20) e Sandra Fernandes preparou os últimos dois minutos em time-out. As jovens lusas corresponderam com três golos de uma assentada, entre alguns remates perdidos, não sofreram mais golos, mas não houve tempo para mais. Portugal caiu de pé no último jogo do Grupo E e vai agora lutar por outros objetivos, que passam pelo 9.º lugar.

Resultado Final: 24-23
MVP & Top Scorer: Luísa Freitas – 8 golos (57% de eficácia) e 2 assistências

No final, Sandra Fernandes considera que, apesar dos erros cometidos ao longo dos 60 minutos, Portugal não merecia ter saído sem pontos deste jogo:

“Infelizmente não conseguimos o que tanto procurávamos que era obter uma vitória, frente a uma seleção que anda sempre na luta pelos lugares cimeiros do Europeu. Tal como nos jogos anteriores, não entrámos bem na partida, o que levou um desgaste maior em termos defensivos. Fomos corrigindo alguns aspetos ao nível defensivo e também em termos ofensivos. Tivemos bons momentos, embora com algumas falhas em alturas importantes na aproximação do marcador, algo que a Noruega conseguiu aproveitar. Na segunda parte, um novo mau começo, levou-nos a uma desvantagem que fomos conseguindo anular, face a mudanças defensivas, o que nos permitiu maior clarividência no ataque. Mas voltámos a falhar em momentos decisivos, o que nos custou mais uma derrota, num jogo em que o resultado final sabe nitidamente a pouco.”

A experiente líder das jovens Lusitanas deixou uma palavra de apreço ao esforço e compromisso demonstrados e vira a página:

“Estou orgulhosa da entrega e resiliência das minhas atletas e, a partir de agora ,o foco está voltado para fase seguinte, onde esperamos também ter um pouco mais de sorte, que é sempre importante neste tipo de competições. Parabéns à Noruega e parabéns às minhas jogadoras que lutaram até ao fim do jogo.”

W19 EHF EURO 2025
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo E
09.07.2025 – 18h30 – França x Portugal, 30-21 (18-10)
10.07.2025 – 13h30 – Portugal x Eslovénia, 23-25 (9-11)
12.07.2025 – 16h00 – Noruega x Portugal, 24-23 (13-11)

W19 EHF Euro 2025 decorre em Podgorica, capital do Montenegro, de 9 a 20 de julho. 

Patrocinadores Institucionais