O M19 IHF World Championship, que vai decorrer no Egito, entre 6 e 17 de agosto, está cada vez mais perto e a Seleção Nacional sub-19 Masculina pretende estar na máxima força para iniciar uma caminhada no Mundial, onde terá pela frente Suécia, Kuwait e Áustria, no Grupo A, da Ronda Preliminar. Mas antes da reta final de preparação, a comitiva portuguesa irá disputar dois jogos particulares, na Alemanha, nos dias 19 e 20 frente ao emblema germânico – transmissão em direto no canal de YouTube handballnet.
A comitiva lusa arrancou os trabalhos na cidade da Maia, a 14 de julho, contando com diversas sessões de treino, tendo em vista a preparação para o Campeonato do Mundo mas, mais próximo, estão os dois jogos particulares com a Alemanha, em Hannover.



A equipa das Quinas vai defrontar uma geração que venceu o European Youth Olympic Festival, em 2023, e foi 5.ª classificada no último Campeonato da Europa de sub-18 – no qual Portugal terminou em 10.º lugar – e que vão disputar o Grupo B do M19 IHF World Championship 2025 que se avizinha, juntamente com Eslovénia, Uruguai e Ilhas Faroé. No entanto, face a esse Europeu do ano passado, apenas cinco atletas se mantém na seleção atual da Alemanha deste escalão: Bennet Strobel, Jan Grüner, Tim Schröder, Anton Voß e Phileas Daniel. O primeiro teste entre lusos e alemães vai decorrer em Wunstorf e o segundo em Vinnhorst, ambos os locais situados nas redondezas de Hannover.
Há poucos dias, aos canais próprios da Federação alemã de Andebol, Erik Wudtke, líder da seleção nacional sub-19 daquele país teceu elogios ao Andebol português e ao trabalho que tem sido feito nos últimos anos ao nível da formação: “Eles [Portugal] têm sido dos melhores do mundo nas categorias de base há anos, então estes dois jogos teste mostrarão exatamente em que nível estamos.”


Nuno Santos, treinador da formação portuguesa, acredita no equilíbrio da equipa apesar do pouco tempo de estágio: “Penso que nós temos uma equipa equilibrada, é claro que agora vamos jogar com a Alemanha e ainda nos faltam alguns jogadores – que em teoria são importantes – mas eu creio que as perspetivas são boas. Embora o tempo de trabalho tenha sido pouco, há muito tempo que não estamos juntos e nota-se isso mesmo. Mas, de qualquer forma, temos boas sensações, esperamos ser positivos nestes dois jogos e aproveitá-los ao máximo para poder fazer crescer a equipa.”
Já sobre o conjunto germânico, o técnico acredita que a conjuntura física é a mais valia do adversário e espera dois jogos difíceis frente a este adversário: “É sempre uma equipa muito pesada, bastante mais alta que nós, e o poderio físico poderá ser o maior problema que vamos encontrar. Isso significa que com todos os defeitos que nós temos, principalmente no que se refere a duelos, podemos sentir algumas dificuldades. Neste momento, também é isso que esperamos, encontrar dificuldades, e ver se crescemos um pouco para daqui a três semanas estarmos na nossa melhor fase na entrada do Campeonato do Mundo.”
Alemanha é, assim, o penúltimo adversário que Portugal vai enfrentar na preparação para o Campeonato do Mundo, depois de Hungria, França e Tunísia (novembro), de Egito em dose tripla (março) e de Noruega (maio), num torneio que marcou ainda o reencontro dos lusos com franceses e húngaros.
No dia 21 de julho, depois da estadia em solo germânico, Portugal regressa ao território nacional para um particular com a congénere espanhola, na Maia, dois dias mais tarde e fechará o ciclo preparatório a 25 de julho.
Jogos Particulares em Hannover
Calendário (hora portuguesa):
19.07.2025 – 18h00 – Alemanha x Portugal, Youtube handballnet
20.07.2025 – 12h30 – Alemanha x Portugal, Youtube handballnet
Jogos Particulares
Calendário:
23.07.2025 – 19h00 – Portugal x Espanha, andeboltv
25.07.2025 – 18h00 – Espanha x Portugal

O 11.º IHF Men’s Youth (U19) World Championship vai decorrer no Egito, de 6 a 17 de agosto de 2025.