No jogo de estreia no M17 European Youth Olympic Festival, esta segunda-feira, a Seleção Nacional sub-17 Masculina assegurou uma vitória inquestionável frente à Noruega e entrou da melhor forma possível em Skopje, nesta que é a primeira presença da geração lusa numa competição internacional homologada pela Federação Europeia de Andebol (EHF).
O segundo jogo da turma de João Varejão em Skopje, capital da Macedónia do Norte, está marcado já para esta terça-feira, frente à Alemanha, às 12h45 (hora portuguesa). Na quarta-feira, à mesma hora, será a Hungria o último adversário de Portugal no Grupo B. Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para as Meias Finais, enquanto que os restantes irão jogar os Cross Matches 5-8. Espanha, Macedónia do Norte, Islândia e Croácia disputam o Grupo A.
O M17 European Youth Olympic Festival conta com transmissão em direto na EHFTV.

7 inicial: Santiago Póvoas, Martim Fernandes, Dário Ursu, Miguel Figueiredo, Simão Gonçalves, Vicente Almeida e Francisco Cardoso.
Na Arena Kale, em Skopje, com um forte apoio a Portugal vindo das bancadas, o jogo abriu com uma defesa para cada um dos guarda-redes – Santiago Póvoas e Karl Baadsvik, no entanto foi a Noruega a entrar melhor e a materializar a ligeira superioridade num parcial de 0-2. Vicente Almeida abriu as contas para Portugal (1-2) aos 4 minutos.
Pouco depois, a vencer por 1-3, a Noruega perdeu algum fulgor e discernimento no ataque, um cenário que foi aproveitado da melhor forma por Portugal, que avançou com toda a confiança para um parcial de 5-0, finalizado ainda antes dos 10 minutos. Desta forma, os jovens lusos colocaram-se na liderança pela primeira vez (6-3) e o treinador norueguês decidiu pedir o primeiro time-out.
Após a paragem verificou-se uma quebra na eficácia de remate, mas Portugal conseguiu aumentar a diferença para quatro golos (7-3), aos 12’, numa altura em que a seca de golos dos nórdicos já se estendia há quase 10 minutos.
Através de um raro momento de inspiração, a Noruega reduziu para 8-5 à chegada aos 15’. Portugal recompôs-se rapidamente e voltou a alargar distâncias até aos seis golos (11-5), aos 18’ minutos, na mesma altura em que apareceu a primeira exclusão do jogo, para o lado nórdico. Mesmo em inferioridade e com a ajuda do guardião Karl Baadsvik, a Noruega aproveitou um período de pouco sucesso dos lusos para se aproximar até aos 11-8, em cima dos 20 minutos, contra as probabilidades. A resposta lusa chegou sob a forma de dois golos de uma assentada (13-8).
A Seleção Nacional não perdeu a confiança até ao intervalo e até teve oportunidade para alargar a margem para novos patamares, acabando por recolher aos balneários com cinco golos à maior. A turma lusa não terminou a primeira parte sem enfrentar uma primeira exclusão. Após 30 minutos, Martim Fernandes era o melhor marcador do encontro com cinco golos marcados.
Intervalo: 19-14





No arranque da segunda parte, Miguel Figueiredo e Francisco Cardoso colocaram Portugal no patamar dos sete golos de vantagem (21-14), mas até aos 40’ a Noruega conseguiu recompor-se e reduziu de novo até aos cinco golos (22-17).
Cinco minutos mais tarde, no equador da etapa complementar, Portugal deu mais um passo importante rumo à vitória na estreia, quando Martim Fernandes assinou o 26-18, na sequência de um livre de 7 metros. Em superioridade numérica, os lusos mostravam uma confiança transcendente e ampliaram a diferença para uns inéditos nove golos (27-18), para satisfação de João Varejão e dos vários adeptos portugueses presentes.
Aos 50’ houve tempo para um time-out pedido pelo selecionador da Noruega, quando o placar ditava 28-20 favorável aos jovens lusos, que até então cumpriram de forma eximia os vários contra-ataques de que dispuseram.
Após a paragem o jogo estabilizou e Portugal encaminhava-se para um triunfo inquestionável, mantendo o mesmo nível de segurança mesmo após as trocas promovidas por João Varejão. Até ao final o rumo do jogo não se alterou e foi uma questão de tempo até os lusos festejarem uma merecida vitória no jogo de estreia do Festival Olímpico da Juventude Europeia.
Resultado Final: 32-25
Top Scorer: Martim Fernandes – 7 golos
O Selecionador Nacional, João Varejão, não podia estar mais satisfeito no final da partida: “Cumprimos o plano que tínhamos definido e estivemos bem em todas as fases de jogo. Conseguimos vencer hoje, mas já estamos a pensar no próximo jogo com a Alemanha. Sendo, para muitos, a primeira competição internacional e tratando-se de jovens atletas em formação e crescimento, ficamos contentes por termos tido sucesso no jogo. Jogámos como treinamos é isso foi o mais importante. Perspetivamos um jogo de amanhã muito físico e difícil, mas vamos continuar as fazer as nossas coisas no caminho que este grupo vai percorrer.”
EYOF Skopje 2025
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo B
21.07.2025 – 10h30 – Portugal x Noruega, 32-25 (19-14)
22.07.2025 – 12h45 – Alemanha x Portugal, EHFTV
23.07.2025 – 12h45 – Portugal x Hungria, EHFTV
O M17 European Youth Olympic Festival tem lugar em Skopje, capital da Macedónia do Norte, de 21 a 26 de julho.