EYOF Skopje 2025: Portugal afastado das Meias Finais

Seleção Nacional sub-17 Masculina saiu derrotada frente à Hungria no último encontro da Fase de Grupos; Segue-se a luta pelo top-5 do Festival Olímpico da Juventude esta sexta-feira, pelas 12h45 (hora portuguesa) frente à Macedónia do Norte – transmissão em direto na EHFTV.

Depois de ter entrado em força no M17 European Youth Olympic Festivalcom uma vitória inquestionável frente à Noruega, a Seleção Nacional sub-17 Masculina saiu derrotada no segundo jogo, frente à Alemanha, e esta quarta-feira, apesar de uma boa entrada no encontro, acabou por perder frente à Hungria.

Portugal terminou o Grupo B na terceira posição e vai agora jogar os Cross Matches 5-8, frente à Macedónia do Norte – quarto classificado do Grupo A. Encontro entre portugueses e macedônios agendado para as 12h45 (hora portuguesa) desta sexta-feira.

O M17 European Youth Olympic Festival conta com transmissão em direto na EHFTV.

7 inicial: Santiago Póvoas, Martim Fernandes, Miguel Figueiredo, André Sousa, Simão Gonçalves, Alexandre Moreira e Francisco Cardoso

A primeira vantagem foi húngara mas Portugal entrou melhor no encontro. Bastaram pouco mais de seis minutos para a Seleção Nacional sub-17 chegar ao 4-2, com nota artística de Alexandre Moreira. A diferença de dois golos e a superioridade lusa, essencialmente no processo defensivo, levou o técnico da Hungria a usar o primeiro time-out do encontro.

A paragem não abalou os portugueses que, com a ajuda de Santiago Póvoas entre os postes, chegaram aos cinco golos de vantagem (10-5) – mesmo a atravessar um período de inferioridade numérica – perto do minuto 13′. A Hungria reagiu e começou a encontrar o ‘antídoto’ para ultrapassar a defesa lusa. Aos quinze minutos a vantagem era de apenas dois (10-8).

Já com o marcador na diferença mínima (10-9) e com o relógio a ultrapassar a marca dos cinco minutos sem qualquer golo português, eis que surge nova contrariedade para Portugal: Vicente Almeida viu o cartão vermelho por falta sobre Dávid Mati e não pôde voltar a dar o seu contributo à equipa.

Na sequência, Santiago Póvoas parou o livre de 7 metros e Vasco Conceição devolveu os golos a Portugal (11-9). Dois golos húngaros colocaram tudo em igualdade (11-11) e João Varejão levou o cartão verde à mesa a pouco menos de dez minutos para o descanso.

A Hungria foi superior na reta final da primeira parte e voltou a liderar com o 14-15 de Máté Iváncsik. Salvador Vieira foi chamado para parar um livre de 7 metros já para lá do apito final e respondeu de feição. As equipas recolheram separadas pela margem mínima.

Intervalo: 14-15

Francisco Cardoso entrou a marcar mas Portugal permanecia com dificuldades em encontrar os caminhos para a baliza bem defendida por Zsolt Tari. Aos 37 minutos a vantagem húngara passou para três golos (16-19). Martim Fernandes reduziu para a diferença mínima (18-19) mas seguiu-se o pior momento português, que nem um tempo técnico conseguiu interromper: nove golos sofridos contra apenas um marcado. A vantagem da Hungria escalou para números expressivos: 19-28.

Novamente o ponta esquerda, Martim Fernandes, natural da Ilha da Madeira, pôs o seu nome na lista de marcadores para, desta vez, devolver os golos que fugiam a Portugal há cerca de sete minutos. Aos 47′ o marcador assinalava 20-28.

A dez minutos do apito final a Hungria reclamou para si uma dezena de golos à maior (21-31) e afastava o sonho das Meias Finais do horizonte português. Os futuros Heróis do Mar não se renderam mas acabaram por não conseguir evitar a derrota.

Resultado Final: 28-34
Top Scorer: Vasco Conceição – 8 golos (80% eficácia)

João Varejão, Selecionador Nacional sub-17 Masculino, acredita que as falhas técnicas e as exclusões foram inimigas de Portugal esta tarde. O técnico português reconhece o esforço dos seus atletas e acredita que o dia de descanso trará boas energias para o que resta da competição:

“Tivemos uma primeira parte muito boa, apesar de sairmos a perder por um para o intervalo. Na segunda parte, não começámos nada bem, tivemos várias exclusões de 2 minutos, e jogámos mais de 14 minutos menos um. No ataque fomos acumulando falhas técnicas que foram aproveitadas pela Hungria para dilatar o resultado. Foi uma segunda parte difícil para os jogadores, no entanto não deixaram de dar o seu melhor e lutar até ao fim. Amanhã [quinta-feira] temos o primeiro dia sem competição, o que nos vai ajudar a recuperar e melhorar. Vamos aproveitar os dois jogos que faltam para continuar a crescer.”

Com este resultado, Portugal despediu-se da Fase de Grupos na terceira posição e vai encontrar a Macedónia do Norte – o quarto classificado do Grupo A – às 12h45 (hora portuguesa) da próxima sexta-feira. Transmissão em direto na EHFTV.

EYOF Skopje 2025
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo B
21.07.2025 – 10h30 – Portugal x Noruega, 32-25 (19-14)
22.07.2025 – 12h45 – Alemanha x Portugal, 30-20 (14-10)
23.07.2025 – 12h45 – Portugal x Hungria28-35 (14-15)
Cross Matches – 5-8
25.07.2025 – 12h45 – Portugal x Macedónia do Norte, EHFTV

O M17 European Youth Olympic Festival tem lugar em Skopje, capital da Macedónia do Norte, de 21 a 26 de julho.

Patrocinadores Institucionais