Faltam pouco menos de 24 horas para a estreia da Seleção Nacional sub-17 Feminina no W17 EHF Euro 2025 e as comandadas de Sílvia Fernandes já tocaram o solo no Montenegro e fizeram a sua adaptação no BEMAX Arena, em Podgorica, com capacidade para mais de 2.000 pessoas, no coração da cidade, onde Portugal irá disputar os três jogos da Fase Preliminar. A Selecionadora Nacional sub-17 Feminina, Sílvia Fernandes, conta com as mesmas 16 jovens internacionais dos dois últimos estágios, que decorreram em Leiria (16 a 23 de julho) e em Vila Nova de Gaia (7 a 13 de julho) e que se reuniram-se na passada segunda-feira, na Maia.



No último Campeonato da Europa de sub-17 Feminino, que também teve lugar no Montenegro, Portugal ficou colocado na 14.ª posição. Dois anos volvidos, as lusas irão entrar em campo para melhorar os resultados obtidos então e pela frente têm Eslováquia (que não participou na última edição), Alemanha (medalha de bronze em 2023) e Macedónia do Norte (último classificado há dois anos,16.ª posição). As lusas começam frente à Eslováquia (quarta-feira, 30 de julho), segue-se a Alemanha (quinta-feira, 31 de julho) e, finalmente, Macedónia do Norte (sábado, 2 de agosto).
Na próxima fase da competição, o grupo do conjunto português cruzará com o Grupo A, composto por Dinamarca, Suécia, Espanha e Turquia. Caso seja um dos dois primeiros classificados no final da Ronda Preliminar, a equipa lusa vai disputar o Main Round, caso contrário, o caminho passará pela Intermediate Round, que afasta, desde logo, a possibilidade de assegurar o top-12 da competição.
O W17 EHF Euro 2025 vai contar com transmissão integral e em direto na EHF TV.
Sílvia Fernandes, Selecionadora Nacional sub-17 Feminina, examinou o grupo e sabe que Portugal tem tudo para vencer a Eslováquia na abertura do Campeonato da Europa e aponta a congénere alemã como a grande favorita:
“A Alemanha é a clara favorita deste grupo. Uma seleção que habitualmente termina com frequência em lugares cimeiros neste tipo de competições com desempenhos muito sólidos. Foram terceiras classificadas na última edição do Europeu W17 de 2023 e esta geração terminou o European Open de 2024 na segunda posição. Com uma excelente capacidade técnica e tática aliadas ao seu poderio físico procuram controlar o ritmo de jogo, com uma defesa bem organizada e procurando transições rápidas. Têm jogadoras com capacidade para desequilibrar individualmente, consistentes e maior experiência internacional. (…) Temos que ser resilientes, procurar defender de forma muito coesa e agressiva e sermos nós a procurar surpreender em transição.
A Eslováquia tem menos tradição em competições europeias, apresentando resultados mais modestos. Conseguiram o apuramento para esta competição através de uma fase de qualificação em novembro na qual demonstraram forte espírito combativo. É uma equipa com um jogo baseado em transições rápidas, na procura de aproveitar os desequilíbrios adversários, assentes numa defesa coesa. Contra a Eslováquia vamos procurar impor o nosso ritmo, onde será fundamental conseguirmos parar a transição ofensiva, levando a Eslováquia sempre que possível para o ataque organizado, onde nos parece serem menos eficazes.”
Recorde-se que no novo formato competitivo de 24 equipas, que abrange pela primeira vez o W17 EHF EURO 2025, as duas primeiras equipas de cada um dos seis grupos da Ronda Preliminar qualificam-se para o Main Round. Depois, as duas primeiras equipas (três grupos de quatro equipas) avançam, juntamente com as duas melhores terceiras classificadas, para os Quartos de Final.
W17 EHF Euro 2025
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo B
30.07.2025 – 13h30 – Portugal x Eslováquia, EHFTV
31.07.2025 – 18h30 – Alemanha x Portugal, EHFTV
02.08.2025 – 18h30 – Portugal x Macedónia do Norte, EHFTV
O W17 EHF Euro 2025 terá lugar em Podgorica, capital do Montenegro, de 30 de julho a 10 de agosto.