W17 EHF Euro 2025: Portugal empata no fecho do Grupo B

Seleção Nacional sub-17 Feminina evitou a terceira derrota na competição, este sábado, frente à Macedónia do Norte, depois de até ter assegurado cinco golos de vantagem ao intervalo; Turma de Sílvia Fernandes vai disputar o Intermediate Round e tem o 9.º lugar como melhor classificação possível.

A primeira vitória de Portugal no W17 EHF Euro 2025 esteve perto de acontecer, mas a despedida do Grupo B fez-se com um empate que, ainda assim, confirmou o 3.º posto. Já a saber que estava fora da luta pelo top-8 da competição, a turma de Sílvia Fernandes queria sair da Ronda Preliminar com a moral em alta antes de embarcar na viagem rumo ao 9.º lugar, no entanto, acabou por deixar fugir uma vantagem de relativo conforto conseguida nos primeiros 30 minutos em Podgorica.

Os próximos adversários de Portugal serão Suécia e Turquia, as duas seleções do Grupo A que não seguiram para o Main Round, como fizeram Espanha e Dinamarca. Os jogos do Intermediate Round estão agendados para segunda e terça-feira. Horários ainda a definir.

O W17 EHF Euro 2025 conta com transmissão em direto e em exclusivo na EHFTV.

7 inicial: Rafaela Torre, Catarina Bernardino, Maria Rita Lopes, Bianca Lima, Maria Inês Lopes, Miriam Maio e Beatriz Barros.

Nos primeiros minutos Portugal mostrou bons argumentos defensivos mas pouca inspiração no ataque, frente a uma equipa da Macedónia do Norte cujas fragilidades eram mais evidentes e, após 2’30 minutos, mantinha-se o nulo em Podgorica. Ainda antes dos cinco minutos, Portugal sofreu o primeiro parcial e Bianca Lima abriu a contagem para as lusas (1-2) de seguida.

A primeira – grande – contrariedade para as macedónias apareceu numa fase madrugadora, sob a forma de dupla exclusão, o que ajudou ao empate (2-2), mas as dificuldades continuaram a existir para Portugal e, por isso, a Macedónia do Norte não perdeu a liderança até voltar a estar completa.

Com uma eficácia de remate abaixo do desejado, Portugal permitiu que o adversário voltasse ao patamar dos dois golos à maior (2-4), aos nove minutos. A turma de Sílvia Fernandes acabaria por melhorar e o empate voltou a surgir poucos minutos depois (4-4). No entanto, mesmo com as exclusões a multiplicarem-se para o lado macedónio, Portugal ia desperdiçando oportunidades para passar para a frente.

Até que aos 15’ a sorte mudou e as jovens lusas festejaram a primeira reviravolta pela mão de Matilde Figueiredo (7-6). Embalada pelo momento positivo, a turma de Sílvia Fernandes dobrou a vantagem pouco depois (8-6), o que motivou um pedido de time-out por parte da treinadora macedónia Daniela Noveska.

Após a paragem tudo voltou a ficar cinzento para Portugal. Cerca de quatro minutos em inferioridade e nova igualdade no marcador (8-8), com 20 minutos decorridos. Sílvia Fernandes solicitou um time-out. No reatar do jogo Portugal voltou a respirar melhor ao assinar o 10-8 na reta final do tempo de exclusão e, já em igualdade – aos 23’ – apareceu o inédito: três golos de vantagem (11-8).

Com a moral em alta, as portuguesas foram ganhando terreno e a cinco minutos do intervalo a diferença era de cinco golos (13-8), que se manteve até ao descanso.

Intervalo: 15-10

O início da segunda parte voltou a mostrar uma Seleção Nacional algo nervosa e pouco assertiva, o que ajudou a que a Macedónia do Norte reduzisse para três golos (18-15), após sete minutos, como consequência de uma sucessão de erros ofensivos. Até aos 40’ houve um período de melhorias de Portugal e nova reação das macedónias e o marcador nessa altura era 20-17.

O rendimento luso desta vez não encontrou o rumo pretendido e a Macedónia do Norte aproveitou para reduzir para a diferença mínima (21-20), o que levou ao primeiro pedido de time-out da segunda parte, aos 44 minutos.  Ainda antes dos 50’ surgiu o empate, com a guarda-redes Sara Ilioska em destaque do lado macedónio, e também o golo da reviravolta (22-23). A equipa de amarelo voltava, assim, ao comando como já não acontecia desde o 5-6.

Portugal conseguiu passar de novo para a frente (24-23) mas apenas por uns segundos, porque uma nova falta atacante voltou a mudar o cenário (24-25), aos 54 minutos. Uma exclusão veio complicar ainda mais a tarefa lusa mas o empate apareceu a 17 segundos do fim (28-28), com a Macedónia do Norte a ter oportunidade de preparar o último ataque em time-out, que acabou por não ter sucesso. Portugal acabou por assegurar o empate e terminou o Grupo B na 3.ª posição.

Bianca Lima e Rita Vieira, ambas com cinco golos, foram as melhores marcadoras.

Resultado Final: 29-29
MVP: Bianca Lima – 5 golos (83% de eficácia) e 3 assistências

Sílvia Fernandes realçou a atitude da equipa lusa mas lamentou a forma como Portugal deixou fugir a vantagem que tinha arrecadado após 30 minutos: “Depois da excelente resposta frente à Alemanha, esperávamos que a equipa continuasse a crescer e a consolidar o seu desempenho, mas acabámos dar um passo atrás. Concluímos a primeira parte num bom momento, a demonstrar organização e eficácia. No entanto, na segunda parte, fruto de várias faltas técnicas e finalizações precipitadas, fomos permitindo que a vantagem construída se fosse reduzindo, o que acabou por nos intranquilizar e comprometer a gestão emocional e tática do jogo. É importante, ainda assim, sublinhar a atitude das atletas, que nunca viraram a cara à luta, mesmo em desvantagem no marcador. O desgaste acumulado do confronto exigente com a Alemanha poderá ter ido influência, algo natural nesta fase da competição. Continuamos a acreditar no potencial destas jovens atletas e no caminho de crescimento que está a ser construído.”

W17 EHF Euro 2025
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo B
30.07.2025 – 13h30 – Portugal x Eslováquia26-31 (12-17)
31.07.2025 – 18h30 – Alemanha x Portugal, 27-25 (12-11)
02.08.2025 – 18h30 – Portugal x Macedónia do Norte, 29-29 (15-10)

W17 EHF Euro 2025 decorre em Podgorica, capital do Montenegro, de 30 de julho a 10 de agosto.

Patrocinadores Institucionais