Histórico! Leões conquistam pela terceira vez consecutiva a Supertaça Kempa igualando algo que apenas ABC de Braga havia conseguido entre 1990 e 1993. Depois de uma entrada na nova época com o pé direito, o Sporting CP conquistou a sexta Supertaça da sua história ao derrotar o FC Porto este sábado, em Sines.
O Sporting CP entrou na nova época com a moral em alta, ao conquistar pela terceira vez consecutiva a prova de estreia da época, ao bater o detentor do maior número de Supertaças, o FC Porto, que conta com oito no seu palmarés.

Foi com lotação esgotada que o Pavilhão Multiusos de Sines recebeu a Final da Supertaça Kempa 2025 e foram os azuis e brancos a começar com bola, mas uma perda no ataque traduziu-se na abertura da contagem por Francisco Costa. O encontro seguiu em alto ritmo e, apesar da resposta do FC Porto, os leões marcaram prontamente e o encontro seguiu com golo cá, golo lá, com sobreposição do setor ofensivo.
E se Pedro Oliveira se mostrava assertivo de um lado, o mais novo dos imãos Costa respondia consecutivamente – dois atletas da mesma geração – e o empate acabou mesmo por chegar pelo camisola cinco dos dragões, Thorsteinn Gunnarsson (5-5). A primeira “parada” do jogo pertenceu a Diogo Rêma Marques, a bola acabou por fluir para o ataque leonino mas, novamente, o guardião azul e branco brilhou entre os postes – assim como Ricardo Brandão, que concretizou com um golo de belo efeito (5-6).
A inversão no marcador acabou por surgir, mas por breves instantes, já que com 10 minutos volvidos as duas equipas davam espetáculo dentro do campo e o empate era uma constante (7-7). Com uma combinação aérea, Francisco Costa voltou a colocar o Sporting CP no comando mas, novamente, a igualdade subsistiu. Por cada golo que uma equipa marcava, o adversário respondia na mesma moeda.
À chegada aos 20 minutos, Magnus Andersson parou o jogo pela primeira vez, mas uma parada de Andre Kristensen levou a turma de Alvalade aos dois golos de vantagem – pela primeira vez no encontro – por Natán Suárez (12-10). Diogo Rêma Marques respondeu da mesma forma na baliza oposta e Vasco Costa baixou a diferença para a margem mínima (12-11). O Sporting CP voltou a levar a melhor mas Vasco Costa ripostava da melhor forma (13-12).
A menos de sete minutos para o final, a formação verde e branca ampliou para três golos de diferença (15-12). Apesar da intransponibilidade de Diogo Rêma Marques, o FC Porto não conseguia singrar no ataque e viu os leões abrirem a diferença para quatro (18-14). Ricardo Costa pediu a sua primeira paragem no encontro e com um golo ao soar da buzina, os leões recolheram aos balneários com cinco golos à maior.
Intervalo: 20-15



A entrada para a segunda metade deu-se com todo o fulgor, com um golo para cada lado, mas Mohammed Ali acabou por parar o ataque do adversário e, com uma rosca, Diogo Branquinho deu a maior vantagem ao seu emblema (22-16). À passagem dos 35 minutos, o rumo mantinha-se favorável aos comandados de Ricardo Costa, que iam paulatinamente mantendo a liderança.
Nos 10 minutos seguintes, o FC Porto tentou encontrar o rumo da baliza, por diversas ocasiões, mas acabou por ter pela frente um guardião egípcio à altura do desafio e, pese embora tenha conseguido reduzir por algumas ocasiões, não conseguiu encontrar o rumo certo para recuperar da desvantagem trazida da primeira parte.
Ricardo Brandão trouxe alguma frescura – apesar do tempo adiantado de jogo – ao ataque portista, que acabou por reduzir a diferença para quatro (29-25) e, de seguida, Pedro Oliveira baixou para três, forçando uma paragem no jogo por parte de Ricardo Costa. Os leões responderam da melhor forma, voltando a passar para os cinco golos à maior (32-27).
Magnus Andersson parou o encontro, quando faltavam menos de sete minutos para jogar, na esperança de jogar os seus últimos trunfos, mas acabou por não ter ímpeto para virar o rumo do encontro e o Sporting CP triunfou e conquistou a terceira Supertaça Kempa consecutiva.
Resultado Final: 36-29
MVP & Top Scorer: Francisco Costa – 9 golos


Na Cerimónia de Entrega de Prémios, estiveram presentes Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, Vera Lopes, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Joaquim Queiroga, Presidente da Associação de Andebol de Setúbal, Alexandra Costa, do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal.
Supertaça Kempa 2025:
Final Feminina
23.08.2025 – 11h00 – SL Benfica x Madeira SAD, 26-18 (12-9)
Final Masculina
23.08.2025 – 16h15 – Sporting CP x FC Porto, 36-29 (20-15)