EHF European League: Marítimo Madeira Andebol SAD entre a honra e a esperança

Turma insular recebe este domingo o SAH Aarhus, na segunda mão da Ronda única de Qualificação (19h00), com a difícil missão de reverter 13 golos de desvantagem sofridos no arranque da eliminatória, na Dinamarca.

A Fase de Grupos da EHF European League ainda parece uma miragem para o Marítimo Madeira Andebol SAD, mas as contas só se fazem no fim do segundo jogo da Ronda única de Qualificação, contra o SAH Aarhus. A eliminatória está a meio e a turma de Paulo Fidalgo encontra-se em posição complicada, depois da derrota por 13 golos sofrida no passado dia 30 de agosto, em território dinamarquês, mas prepara-se para uma noite no Funchal em que tudo pode acontecer, contando com um forte apoio dos fervorosos adeptos insulares. A segunda mão joga-se este domingo, dia 7 de setembro, a partir das 19h00, no Pavilhão do CS Marítimo.

Esta semana, entre os dois jogos europeus, o Marítimo Madeira Andebol SAD já se estreou no Campeonato Placard Andebol 1, ao receber o bicampeão nacional, Sporting CP, em jogo que terminou com triunfo leonino por 29-36.

No primeiro jogo de eliminatória europeia, o SAH Aarhus contou com a boa prestação do guardião Magnus Kjærsgaard Petersen, que somou 36% de eficácia entre os postes (14 defesas) e houve ainda três atletas que assinaram quase metade dos golos da equipa na vitória por 38-25: Kristján Kristjánsson, Andreas Rasmussen e Jeppe Cieslak. Do lado maritimista foi Délcio Pina a evidenciar-se, particularmente na segunda parte, com sete golos marcados.

Paulo Fidalgo, treinador do emblema do Funchal, salientou as diferenças evidentes entre as duas formações e garante que é possível vencer, mesmo sem pensar numa eventual e épica reviravolta: “Obviamente que a eliminatória está praticamente resolvida, mas isso não implica o retirar da ambição do CS Marítimo em querer vencer o jogo. A verdade é que queremos vencer para acrescentar mais uma boa vitória ao currículo do CS Marítimo na Europa. Apesar da realidade do SAH Aarhus ser muito superior à realidade do nosso clube, quero acreditar que é possível fazer um jogo mais próximo e ir ao nosso limite para a vitória. O CS Marítimo está num processo de construção, tem muitos atletas novos e na equipa titular, que precisam de ganhar ritmo, automatismos, e de se solidificar, e para isso temos que jogar, competir e ter o fator tempo a nosso favor. O SAH Aarhus é um desenho mais estruturado, definido, e onde a maior parte dos seus atletas importantes estão no clube nos últimos 2/3 anos. E, a partir daí, nós vamos querer contrariar o jogo da primeira mão, procurando ter um jogo sólido, um pouco à base daquilo que fizemos na quarta-feira com o Sporting CP. Queremos acreditar que, com alguma suplantação, podemos acrescentar ao palmarés do Andebol da Madeira uma vitória sobre esta forte equipa do SAH Aarhus.”

Caso seja feliz no desfecho da eliminatória e alcance a Fase de Grupos pela primeira vez na história, o Marítimo Madeira Andebol SAD já sabe que vai integrar o Grupo C, juntamente com Fraikin BM. Granollers (Espanha), RD LL Grosist Slovan (Eslovénia) e ainda o vencedor da eliminatória entre CS Minaur Baia Mare (Roménia) e Stjarnan (Islândia).

EHF European League Men – 2025/2026
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
30.08.2025 – 14h00 – SAH Aarhus x Marítimo Madeira Andebol SAD, 38-25 (22-12)
30.08.2025 – 17h30 – IRUDEK Bidasoa Irun x ABC de Braga Lusíadas Saúde, 35-26 (16-11)
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
06.09.2025 – 17h00 – ABC de Braga Lusíadas Saúde x IRUDEK Bidasoa Irun
07.09.2025 – 19h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x SAH Aarhus

Patrocinadores Institucionais