O Madeira SAD despediu-se da Supertaça Ibérica Feminina 2025 com motivos para sorrir e com medalhas na bagagem pelo segundo ano consecutivo. Este sábado, no Pabellón Anaitasuna, em Pamplona, a formação insular derrotou o Replasa Beti-Onak por 24-27, para assegurar o terceiro lugar do pódio, depois de no dia anterior ter falhado o acesso ao jogo do título frente ao poderoso – e vencedor das duas edições anteriores – Super Amara Bera Bera.
Ainda este domingo, a partir das 19h00, acontece a inédita finalíssima entre SL Benfica e Super Amara Bera Bera, que contará com transmissão em direto n’A Bola TV.



O Replasa Beti-Onak, que nas Meias tinha deixado uma grande imagem frente ao SL Benfica, entrou confiante e assinou dois golos sem resposta nos instantes iniciais. A resposta madeirense foi dada na mesma moeda (2-2). Assim se passaram os primeiros cinco minutos mas só aos 8’ é que o Madeira SAD conseguiu consumar a reviravolta (3-4), pela mão de Marilene de Souza e com a ajuda de Isabel Góis entre os postes.
A turma insular continuou em crescendo, melhorou na finalização e na defesa, e aos 12’ já vencia por 4-7. Com uma diferença inédita de três golos no marcador, o treinador do Replasa Beti-Onak pediu o primeiro time-out da partida. A paragem fez bem ao conjunto de Navarra, que conseguiu ganhar ânimo depois de reduzir para 6-7, ainda antes dos 15 minutos.
De alma lavada e com um forte apoio vindo das bancadas, o Replasa Beti-Onak foi complicando a vida ao Madeira SAD e aos 18’ festejou nova igualdade (8-8). No entanto, foi uma questão de tempo até as comandadas de Sandra Fernandes se recomporem novamente e em cima dos 20’ surgiu o 8-12, para desbloquear nova diferença máxima, de quatro golos.
No minuto seguinte apareceu a primeira exclusão do jogo, para o lado espanhol, mas foi já depois dos 25’ que esteve perto de acontecer novo momento alto, nas sequência de um time-out pedido por Sandra Fernandes, em que o Madeira SAD esteve perto de ampliar a contagem para cinco golos pela primeira vez. Mas o cenário acabaria por mudar e o Replasa Beti-Onak assinou o 11-14 em situação inédita de superioridade numérica, aos 28’.
Até ao descanso, as portuguesas ainda chegaram de novo à diferença maior.
Intervalo: 11-15



Aos 35’ o Madeira SAD já mandava de novo no jogo e foi nessa altura que apareceu um time-out já depois das madeirenses terem feito o 12-18. Com uma vantagem de seis golos sem precedentes para gerir, a turma lusa saiu da paragem com a moral em alta, mas o Replasa Beti-Onak rapidamente trouxe de volta o equilíbrio.
Com 43’ minutos decorridos, o time-out de Sandra Fernandes foi inevitável quando a equipa espanhola assinou o 16-20, numa altura era que as dificuldades no ataque eram mais evidentes para o Madeira SAD. Após a paragem, nova dor de cabeça para a treinadora portuguesa, quando viu a diferença cair para três golos (17-20), ainda antes dos 45’.
Depois de sofrer foi a vez de reagir e voltar aos seis golos de vantagem (17-23), às portas dos 10 minutos finais. Entre aproximações espanholas e fugas no marcador por parte da turma portuguesa, o jogo foi seguindo equilibrado e a cinco minutos do fim foi a vez de Sandra Fernandes parar o jogo, como o marcador em 21-27 e com a medalha de bronze quase a ser confirmada.
Saiu melhor da paragem o Replasa Beti-Onak, que aproveitou um momento de desconcentração contrária para reduzir para quatro golos (23-27), a cerca de três minutos do fim.
O tempo jogava a favor do Madeira SAD que não vacilou até ao fim e festejou mesmo a vitória na despedida de Pamplona.
Resultado Final: 24-27
MVP: Isabel Góis
Top Scorer: Joana Olivira e Micaela Casasola – 7 golos
Vera Lopes, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, marcou presença em Pamplona e participou na cerimónia protocolar de entrega das medalhas e do troféu. José António Silva, Selecionador Nacional, foi presença atenta nas bancadas durante os dois dias de evento.
Supertaça Ibérica Feminina 2025
Calendário (hora portuguesa):
Meias Finais
05.09.2025 – 17h15 – Super Amara Bera Bera x Madeira SAD, 31-21 (19-10)
05.09.2025 – 19h30 – Replasa Beti-Onak x SL Benfica, 24-25 (10-12)
3º/4º lugar
06.09.2025 – 16h45 – Replasa Beti-Onak x Madeira SAD, 24-27 (11-15)
Final
06.09.2025 – 19h00 – Super Amara Bera Bera x SL Benfica, A Bola TV
A terceira edição da Supertaça Ibérica Feminina decorre entre os dias 5 e 6 de setembro, no Pabellón Anaitasuna, em Pamplona, Espanha, e conta com transmissão em direto n’A Bola TV.