A Seleção Nacional A Feminina estreou-se, esta quarta-feira, com uma vitória no único duelo 100% europeu do Torneio Internacional 50 Anos Angola, que decorre até ao próximo dia 20 de setembro, em Luanda. Num jogo especial, frente à Lituânia, que é comandada pelo treinador luso Herlander Silva, Portugal venceu por 23-37 na abertura do evento que está inserido nos festejos dos 50 anos da Independência daquele país africano.
O próximo desafio das Lusitanas está agendado já para esta quinta-feira, às 16h00, diante do Congo. Seguir-se-á um dia de descanso, em que a turma orientada por José António Silva vai aproveitar para preparar o jogo de despedida frente à anfitriã, Angola, duas nações unidas não só pela língua portuguesa mas também pela paixão pelo Andebol.
Todos os jogos do Torneio Internacional 50 Anos Angola decorrem na Arena Multiusos do Kilamba e contam com transmissão em direto no Canal de YouTube FAAND TV ou na página de Facebook da Federação Angolana de Andebol.
7 inicial: Jéssica Ferreira, Carolina Monteiro, Carmen Figueiredo, Mihaela Minciuna, Beatriz Sousa, Anaïs Gouveia e Nádia Rodrigues.
O jogo começou com cerca de uma hora de atraso e foi a Lituânia a entrar mais forte (2-0), com Mihaela Minciuna a conseguir furar a defensiva contrária, pela primeira vez, aos quatro minutos, e a dar início a um parcial de 0-3 para colocar Portugal na frente de forma inédita. Os nervos iniciais rapidamente desapareceram e aos 8′ surgiu a primeira vantagem de dois golos para as Lusitanas (3-5), numa altura em que havia quatro marcadoras diferentes do lado luso.
Aos 11 minutos apareceu o primeiro time-out do jogo, pedido por Herlander Silva, depois de Portugal ter assinado o 3-6, com Jéssica Ferreira em bom plano [a guardiã acabaria a primeira parte com seis defesas]. Após a paragem, as lusas acentuaram o domínio e não precisaram de muito tempo para desbloquearem o patamar dos quatro golos de diferença (4-8), pela mão de Carmen Figueiredo, que ia sendo um dos destaques, já com três golos e duas assistências ainda antes da metade da primeira parte.
Em cima dos 15′ apareceram as primeiras exclusões para a turma de José António Silva, praticamente em simultâneo, atribuídas a Débora Moreno e Beatriz Sousa. Apesar da inferioridade numérica, Portugal conseguiu manter-se na dianteira, mas a Lituânia reduziu até ao 8-10. O equilíbrio perdurou, mesmo depois das duas equipas já estarem em igualdade, e só aos 23′ é que as lusas votaram aos quatro golos à maior (9-13).
Já com Joana Resende e Constança Sequeira em estreia, Portugal aumentou a contagem para vantagens novas, de cinco e seis golos (12-18), dentro dos últimos cinco minutos do fim da primeira parte. A cereja no topo do bolo chegou a poucos segundos do soar da buzina, quando Joana Resende trouxe os sete golos à maior.
Intervalo: 13-20
Na segunda parte, com algumas trocas implementadas por José António Silva e face à vantagem segura, Portugal permitiu que o equilíbrio fosse mais acentuada e, após 10 minutos decorridos, depois de uma boa entrada por parte da Lituânia, o marcador registava 16-24. A formação do leste europeu cresceu um pouco mais nos minutos seguintes e a diferença foi encurtada para seis golos. Herlander Silva pediu time-out quando Portugal assinou o 18-25.
Após a paragem, foi tempo de nova fuga no resultado por parte das Lusitanas, com a lateral Luciana Rebelo em destaque e já com três golos marcados na segunda parte. Matilde Rosa, que também se estreou nos segundos 30 minutos, foi também peça-chave para que o marcador registasse uns inéditos 10 golos de diferença: 18-28. O treinador da Lituânia voltou a parar o jogo pouco depois, já para lá dos 45′, com várias faltas técnicas a lamentar.
Em quatro minutos, o marcador não voltou a mexer para as lituanas, aos passo que Portugal avançou mais dois patamares (18-30), com a experiência, a resistência e a profundidade da equipa lusa a serem alguns dos segredos que explicam o crescimento de Portugal. Até ao fim do jogo, a vantagem de Portugal tomou proporções ainda maiores.
Resultado Final: 23-37
MVP: Joana Resende
José António Silva, timoneiro desta formação, destacou os aspetos positivos vividos durante o jogo e a consistências nas fases do mesmo:
“Fizemos um bom jogo. Estava preocupado porque há muito tempo que não trabalhávamos juntos [mais concretamente desde Abril], para além disso realizámos apenas um treino onde procurámos rever rapidamente alguns aspetos do nosso modelo de jogo. Quanto ao jogo, temos de reconhecer que não jogámos com uma equipa de topo da Europa e, por isso, sem valorizar demasiado o resultado, centramos a nossa análise fundamentalmente no processo e na qualidade de jogo. Desse ponto de vista, a nossa performance agradou-me porque conseguimos fazer bem algumas coisas e pela resposta que todas as atletas deram. Também pudemos constatar que estamos a ficar mais consistentes e a afastarmo-nos de alguns adversários, mas com a noção de que ainda falta muito para alcançarmos o nível que pretendemos. Agora vamos pensar nos dois jogos que faremos e que terão características e dificuldades diferentes.”
Torneio Internacional 50 Anos Angola
17.09.2025 – 16h00 – Lituânia x Portugal, 23-37 (13-20)
18.09.2025 – 16h00 – Portugal x Congo, YouTube FAAND TV / Facebook FAAND
20.09.2025 – 18h00 – Portugal x Angola, YouTube FAAND TV / Facebook FAAND
Em outubro, as Lusitanas iniciam a Qualificação para o próximo Campeonato da Europa e vão defrontar o Montenegro, em Podgorica, no dia 15 e recebem a Islândia no dia 19, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, nas duas primeiras jornadas do Grupo 4. Ambos os encontros contam com transmissão na RTP2.
Women’s EHF Euro 2026 Qualifiers
Grupo 4
15.10.2025 – 17h00 – Montenegro x Portugal, RTP2
19.10.2025 – 17h00 – Portugal x Islândia, RTP2
04/05.03.2026 – Ilhas Faroé x Portugal, RTP2
08.03.2026 – 17h00 – Portugal x Ilhas Faroé, RTP2
09.03.2026 – 19h00 – Portugal x Montenegro, RTP2
12.04.2026 – 17h00 – Islândia x Portugal, RTP2