EHF Congress 2025: Portugal mantém presença no Comité Executivo

Pedro Sequeira foi reeleito Presidente da Comissão de Métodos da Federação Europeia de Andebol e fará parte do Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol; Leonor Mallozzi volta a integrar a Comissão Feminina das Nações e Mário Bernardes mantém a pasta do Desenvolvimento e Promoção do Andebol de Praia.

O primeiro dia do EHF Congress 2025 trouxe a confirmação: Portugal volta a ter três presenças assíduas na Federação Europeia de Andebol (EHF). Pedro Sequeira mantém-se como Presidente da Comissão de Métodos e, por extensão, um lugar no Comité Executivo, ao passo que Leonor Mallozzi foi reeleita para a Comissão Feminina das Nações, e ainda, Mário Bernardes, continua com a pasta do desenvolvimento e promoção, na Comissão de Andebol de Praia.

O dia ficou ainda marcado pelo distinção atribuída à Federação de Andebol de Portugal de Top Organizer, em reconhecimento pela organização de três ou mais eventos competitivos da EHF.

O 17.º Congresso Ordinário da EHF decorre, em Andau, Áustria, entre os dias 19 e 20 de setembro.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, mostrou contentamento com a eleição de três membros portugueses para o seio da Federação Europeia de Andebol:

“Foi com a maior satisfação que vi serem eleitos todos os candidatos da Federação de Andebol a importantes cargos, durante o 17.º Congresso da EHF. Quero agradecer o trabalho que fizeram nestes últimos quatro anos, mas, sobretudo, desejar os maiores sucessos para o próximo mandato, no desenvolvimento do Andebol na Europa e com reflexos em Portugal. Este é o resultado do trabalho que desenvolveram no último mandato e da credibilidade que Portugal e a Federação de Andebol conseguiram grangear entre todos os 50 países europeus.

O Pedro Sequeira continua como Presidente da Comissão de Métodos, responsável por vários programas de desenvolvimento da modalidade, essenciais para o futuro do Andebol. A Leonor Mallozzi foi eleita para a Comissão Feminina das Nações, marcando uma presença indelével no Andebol Feminino. Finalmente, o Mário Bernardes mantém o lugar na Comissão de Andebol de Praia, com responsabilidades acrescidas no desenvolvimento e promoção da modalidade.

Portugal continua a marcar posições no âmbito do andebol europeu, e isso é fundamental para o nosso posicionamento enquanto país que quer continuar a ser uma referência na modalidade.”

Confiança renovada no Presidente

Michael Wiederer foi reeleito presidente da EHF, esta sexta-feira, e prepara-se para cumprir o terceiro mandato. O dirigente austríaco de 69 anos, foi eleito pela primeira vez em 2016, no EHF Congress, em St. Wolfgang e, quatro anos mais tarde (2021), em Viena, foi reconduzido no cargo. As eleições para os cargos mais altos do andebol europeu foram o foco do primeiro dia deste EHF Congress 2025, que decorre novamente em território austríaco.

A lista completa de todos os eleitos pelo Congresso pode ser consultada ao clicar neste link.

Patrocinadores Institucionais