EHF European League: FC Porto entra com a mão direita na Europa

Dragões vencem na estreia europeia frente ao Knattspyrnufélagið Fram da Islândia; próximo desafio agendado para dia 21 (19h45) no Dragão Arena.

Os dragões viajaram até à Islândia para defrontar a formação do Knattspyrnufélagið Fram e somaram os primeiros dois pontos do Grupo D da EHF European League.

Na próxima terça-feira há novo desafio europeu para o FC Porto, o primeiro da época em casa, frente ao HK Krienz-Luzern da Suíça agendado para as 19h45 e com transmissão no Porto Canal.

7 inicial: Sebastian Abrahamsson, Pedro Oliveira, Thorsteinn Gunnarsson, Rui Silva, Linus Persson, António Martínez e Ricardo Brandão

Foi o islandês do plantel azul e branco a inaugurar o marcador. Thorsteinn Gunnarsson fez o primeiro golo no regresso a casa, mas os primeiros minutos não foram sorridentes: mais de seis minutos decorridos e apenas dois golos concretizados, um para cada lado.

Rui Silva devolveu os golos ao Lambhagahöllin – terreno do Knattspyrnufélagið Fram – e, ainda dentro dos primeiros dez minutos, Pedro Oliveira colocou a vantagem em três (2-5).

Runar Kárason reduziu até à margem mínima (4-5) mas os dragões voltaram a fugir no marcador, dobrando a vantagem (6-12) impulsionados pelo primeiro tempo técnico pedido por Magnus Andersson à passagem do minuto 18′.

Dois parciais positivos para a formação islandesa reduziram a diferença entre os emblemas para apenas três golos (11-14) mas, na reta final, o FC Porto voltou a ser superior e garantiu uma mão cheia de golos à maior antes da recolha aos balneários.

Intervalo: 11-16

Daymaro Salina e Vasco Costa entraram a marcar e, na retaguarda, Diogo Rêma Marques entrou para o lugar de Sebastian Abrahamsson para fazer o que melhor sabe.

O FC Porto conquistou sete golos de vantagem, que manteve nos minutos iniciais da segunda parte (13-20), mas o Knattspyrnufélagið Fram foi crescendo e conseguiu impor um parcial de 3-0, reduzindo a diferença para quatro à passagem do minuto 36′ (16-20).

Os dragões regressaram aos seis golos de vantagem através de Pol Valera (16-22), mas os islandeses não quebraram e chegaram ao 19-23 já para lá do minuto 40′.

Bastaram cinco minutos para Ricardo Brandão colocar a turma de Magnus Andersson com sete golos de vantagem (21-28). O técnico islandês parou o encontro na sequência.

Após a paragem, os dragões voltaram superiores e à entrada dos dez minutos finais foi o islandês mais português em campo – Thorsteinn Gunnarsson – a elevar a diferença para novos patamares (21-30).

O FC Porto continuou a acelerar e José Luís Ferreira fez o 22-33 que levou a nova paragem técnica pedida pela formação da casa. A toada seguiu positiva para a formação portuguesa que garantiu a primeira vitória na estreia europeia.

Resultado Final: 26-38
Top Player: Linus Persson – 3 golos e 7 assistências

Na próxima terça-feira há novo desafio europeu para o FC Porto, o primeiro da época em casa, frente ao HK Krienz-Luzern da Suíça agendado para as 19h45 e com transmissão no Porto Canal.

EHF European League – Grupo D
1.ª Jornada
14.10.2025 – 19h45 – Knattspyrnufélagið Fram x FC Porto26-38 (11-16)
2.ª Jornada
21.10.2025 – 19h45 – FC Porto x HK Krienz-Luzern, Porto Canal

Patrocinadores Institucionais