EHF EURO 2028: Unleash the Extraordinary!

Espanha, Portugal e Suíça revelaram hoje, na Dinamarca, os alicerces do próximo grande capítulo do andebol europeu; Cerimónia contou com a presença dos líderes máximos das três federações anfitriãs. Lema “Unleash The Extraordinary” guiará o evento.

A tarde deste sábado ficou marcada pela apresentação oficial do Men’s EHF EURO 2028. Em pleno fim de semana de decisões no Europeu 2026, a Jyske Bank Boxen, em Herning, virou atenções para o futuro, onde a parceria tripartida entre Espanha, Portugal e Suíça prometeu elevar a fasquia da modalidade.

De 13 a 30 de janeiro de 2028, a elite do andebol europeu terá como destino Valência, Madrid, Lisboa e Zurique. A cidade suíça recebe dois grupos da fase preliminar, com a SwissLife Arena a ser o palco. Já em Portugal, a MEO Arena acolhe dois grupos da fase preliminar e um grupo do Main Round. Em Espanha, as atenções dividem-se entre Madrid e Valência, com as duas cidades a receberem grupos da fase preliminar, Main Round e o final weekend.

Pelas mãos da lenda Víctor Tomás, icónico ponta-direita espanhol, o mundo conheceu a nova face do torneio. O logótipo reflete uma identidade visual moderna, inclusiva e audaz, desenhada para um andebol que não conhece limites geográficos.

O mote Unleash the Extraordinary serve de fio condutor para esta edição. É a promessa de um evento que servirá de catalisador para a cultura, a inovação e o património histórico das três nações. Em 2028, a paixão pelo jogo será o motor que libertará o que de mais extraordinário o andebol tem para oferecer.

A cerimónia contou com a presença de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Bernardo Novo, Presidente do Comité Organizador Nacional do EHF Euro 2028, Francisco V. Blazquez Garcia, Presidente da Federação Espanhola, Pascal Jenny, Presidente da Federação Suíça, e também com Michael Wiederer, Presidente da Federação Europeia de Andebol (EHF), Martin Hausleitner, Secretário Geral da EHF e Predrag Boskovic, Primeiro Vice-Presidente da EHF.

Neste momento que marcará a história do andebol nacional, Miguel Laranjeiro salientou a importância do EHF Euro 2028 para a modalidade:

“Portugal organizou o primeiro campeonato da Europa em 1994 e agora, 34 anos depois, voltaremos a ter as melhores seleções nacionais entre nós. Somos um país de história e cultura, um país seguro e que gosta de acolher bem todos os adeptos do andebol. Somos a segunda modalidade coletiva mais popular em Portugal, o qur aumenta a importância desta organização do Europeu 2028.

Esperamos por todos os adeptos – portugueses e estrangeiros – em janeiro de 2028. Até lá!”

Já Bernardo Novo afirmou:

“A possibilidade de organização do EHF EURO 2028 representará o culminar de uma trajetória de crescimento desportivo sustentado, iniciada em 2020, que permitiu alcançar as melhores classificações de sempre no Campeonato do Mundo de 2025 e no Campeonato da Europa de 2026. Simultaneamente, deverá constituir o ponto de partida para um novo ciclo de desenvolvimento, assente na mobilização de toda a comunidade do andebol, com vista ao reforço das condições necessárias para que o andebol português possa materializar plenamente o seu potencial.”

Patrocinadores Institucionais