Women’s EHF Euro 2026 Qualifiers: Lusitanas voltam a sorrir em Matosinhos

No Dia Internacional da Mulher, Portugal vingou a derrota da Ronda 3 frente às Ilhas Faroé e continua a alimentar o sonho de estar presente no próximo Campeonato da Europa; próxima janela de qualificação é já no próximo mês e as portuguesas regressarão a Matosinhos no dia 9 de abril.

Depois da derrota por quatro bolas em solo nórdico, as Lusitanas conseguiram superar-se num dia especial e vencer as Ilhas Faroé, em jogo da quarta jornada do Grupo 4 de qualificação para o próximo Campeonato da Europa que será co-organizado por cinco países: Polónia, Roménia, Chéquia, Eslováquia e Turquia. O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos encheu a voz para empurrar Portugal para o triunfo.

Restam duas jornadas e Portugal pode continuar a sonhar com a qualificação para o Women’s EHF Euro 2026. A 9 de abril as Lusitanas regressam ao Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos para defrontar o Montenegro e três dias depois há duelo entre Islândia e Portugal, em Hafnarfjörður.

As aspirações lusas continuam bem vivas, com Portugal a ocupar atualmente a 3ª posição, com os mesmos pontos que as Ilhas Faroé e menos dois que o Montenegro.

7 inicial: Jéssica Ferreira, Luana Jesus, Joana Resende, Mihaela Minciuna, Constança Sequeira, Anaïs Gouveia e Nádia Rodrigues

O encontro começou com bastante equilíbrio de parte a parte e com grande apoio nas bancadas do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, Constança Sequeira marcou o primeiro golo para as Lusitanas mas Pernille Brandenborg estabeleceu a igualdade rapidamente. Com o contributo de Jéssica Ferreira entre os postes, Joana Resende deu o mote para os dois golos de diferença (5-3) que chegaram à passagem dos sete minutos.

Débora Moreno e Neide Duarte abriram ainda mais a contagem e o técnico Claus Mogensen viu-se forçado a usar o seu primeiro cartão verde, com 11 minutos volvidos. As Ilhas Faroé saíram a marcar, por duas ocasiões consecutivas e com a ajuda da sua guardiã, catapultaram as nórdicas para a margem mínima (7-6).

Aos 16 minutos foi a vez de José António Silva parar o encontro e Portugal respondeu da melhor forma, capitalizando nos erros ofensivos das adversárias e levando o marcador a 10-6. Quando faltavam cinco minutos para o final da primeira etapa, Portugal manteve a assertividade do ataque e já vencia por seis golos (13-7).

As Lusitanas recolheram aos balneários com uma vantagem que alimenta o sonho europeu.

Intervalo: 15-8

Portugal voltou a entrar letal e subiu a parada para nove golos à maior (17-8), com Jéssica Ferreira em destaque na baliza lusa. As nórdicas ainda tentaram recuperar e, com oito minutos jogados, conseguiram reduzir para seis golos e o técnico português colocou o cartão verde na mesa. As Lusitanas estiveram 10 minutos sem conseguir marcar golo e as Ilhas Faroé foram recuperando, paulatinamente, acabando por reduzir a desvantagem para quatro (20-16).

Quando faltavam 12 minutos para o final, Portugal continuava com grandes dificuldades no ataque, e as nórdicas aproximavam-se cada vez mais, forçando José António Silva a um novo time-out. Nádia Rodrigues acabou por sofrer a terceira exclusão e foi desqualificada da partida.

A toada manteve-se do lado das nórdicas, que baixaram para a margem mínima, por mais do que uma ocasião, a última das quais dentro do último minuto.

Resultado Final: 25-23
MVP: Jéssica Ferreira – 16 defesas (42% eficácia)
Top Scorer: Carmen Figueiredo – 6 golos

No Dia Internacional da Mulher, sob o mote “Give to Gain”, Portugal e as Ilhas Faroé uniram-se no final do encontro para celebrar este dia especial juntamente com os adeptos.

José António Silva, Selecionador Nacional, abordou este triunfo frente às Ilhas Faroé:

“Vitória muito importante para nós, que nos mantém na discussão pelo apuramento. Ainda assim, com o decorrer do jogo, aspirávamos naturalmente a um resultado mais volumoso e a uma vitória mais tranquila. No entanto, a explicação parece-me relativamente simples; ainda temos algumas dificuldades em jogar a este ritmo e com esta intensidade de contactos, e esta equipa é muito forte nesse plano. Acabámos por pagar caro algumas dificuldades do ponto de vista físico, que nos retirou algum discernimento e organização, sobretudo no ataque.

Fazendo um comentário global aos dois jogos, volta a confirmar-se aquela que é a nossa perceção: os segundos jogos são, regra geral, melhores do que os primeiros. E, de facto, neste segundo encontro conseguimos uma prestação ofensiva de grande qualidade e mantivemos um nível de eficácia defensiva muito bom, contando também com a colaboração preciosa da Jéssica.

Como já referi, continuamos com o apuramento em aberto e dependemos apenas de nós. É um grupo muito equilibrado, já que em condições normais, na maioria dos casos, quatro pontos seriam suficientes para garantir pelo menos o melhor terceiro lugar, mas não é o que está a acontecer neste caso. Todas as equipas ainda têm aspirações ao apuramento e, por isso, a luta vai prolongar-se até ao final.

Uma última palavra para as jogadoras, que são verdadeiramente extraordinárias no compromisso e na dedicação à Seleção Nacional. Muitas vezes fazem sacrifícios que passam despercebidos para representar o nosso país. Neste Dia da Mulher, penso que esta referência é inteiramente merecida, porque estas mulheres e jovens mulheres fazem muito pelo desporto português, fazem muito pelo andebol e merecem o reconhecimento de todos. Merecem também que a sociedade e todos os que estão envolvidos no andebol lhes proporcionem as condições necessárias para continuarem a evoluir.”

Women’s EHF Euro 2026 Qualifiers
Grupo 4
15.10.2025 – 17h00 – Montenegro x Portugal, 29-22 (17-11)
19.10.2025 – 17h00 – Portugal x Islândia, 26-25 (14-13)
04.03.2026 – 19h00 – Ilhas Faroé x Portugal, 25-21 (12-9)
08.03.2026 – 17h00 – Portugal x Ilhas Faroé, 25-23 (15-8)
09.04.2026 – 19h00 – Portugal x Montenegro, RTP2
12.04.2026 – 17h00 – Islândia x Portugal, RTP2

GRUPO 4JVEDGOLOSDIFPTS
1. Montenegro4301121 : 100216
2. Faroe Islands420298 : 100-24
3. Portugal420294 : 102-84
4. Iceland410399 : 110-112

Patrocinadores Institucionais