Estarreja voltou a receber o Andebol jovem este sábado, com o arranque do Encontro Nacional de sub-14 Feminino e Masculino, que decorre até ao próximo dia 30 de junho. Ao todo, cerca de 1.400 atletas, treinadores e dirigentes estão reunidos no município estarrejense para quatro dias de competição, convívio e muitas atividades em torno da modalidade.
Na mensagem de boas-vindas dirigida aos participantes, Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, destacou a importância do Encontro Nacional de sub-14 no percurso dos jovens atletas:
“A chegada a Estarreja representa o fecho de uma época intensa de evolução e compromisso. Este torneio premeia o esforço diário dos jovens atletas e reflete o apoio constante dos treinadores, dirigentes e famílias, cujo papel é vital no crescimento desta nova geração.”
Miguel Laranjeiro reforçou ainda a dimensão formativa do evento:
“Espero que o Encontro Nacional de sub-14 seja mais um momento de experiências, de ligações e aprendizagens que ficarão para toda a vida desportiva e pessoal dos jovens que aqui passarão. Queremos sempre a promoção de valores como o respeito, o fair-play e a amizade, pois essa tem de ser sempre a base do Desporto.”





O primeiro dia ficou marcado pela entrada em ação das 92 equipas participantes, num total de 46 jogos distribuídos pelos dez recintos que acolhem a prova. Disputado na vertente de Andebol 6, com partidas de 2×20 minutos, o Encontro Nacional junta atletas nascidos em 2012 e 2013, numa organização partilhada pela Federação de Andebol de Portugal, Associação de Andebol de Aveiro e Câmara Municipal de Estarreja.
Para além da competição, os participantes começaram também a viver o programa de atividades paralelas preparado para estes dias, com insufláveis, pinturas faciais, piscina e a presença da Loja FAP junto ao Multiusos, reforçando o ambiente de convívio que caracteriza os Encontros Nacionais.
Depois de um sábado dedicado aos primeiros jogos, o ritmo competitivo aumenta este domingo, com cada equipa a cumprir dois encontros. A noite fica reservada para a Cerimónia de Abertura e desfile das equipas participantes, marcada para as 21h30 no Parque Municipal do Antuã.
Na segunda-feira, às 20h30, o Pavilhão Municipal de Estarreja recebe ainda um momento especial, com a Seleção Nacional sub-18 Feminina a defrontar a Roménia, em jogo com transmissão na andeboltv. O encerramento do Encontro Nacional está previsto para terça-feira, às 13h30, no Pavilhão Municipal de Estarreja.