Portugal prepara participação nos Jogos do Mediterrâneo – Taranto 2026

Grupo constituído por atletas sub-23 representará Portugal na competição, que decorre entre 23 de agosto e 1 de setembro, em Itália.

A Seleção Nacional de sub-23 Masculina parte no próximo dia 19 de agosto para Taranto, em Itália, onde irá representar Portugal nos Jogos do Mediterrâneo, competição que decorrerá entre 23 de agosto e 1 de setembro e integra o Grupo A, juntamente com Egito, Itália e Kosovo.

À semelhança de edições anteriores, a Federação de Andebol de Portugal encara esta participação como uma oportunidade de desenvolvimento para jovens jogadores. A comitiva portuguesa será constituída por atletas sub-23, que terão a possibilidade de adquirir experiência internacional num contexto competitivo de elevada exigência.

A competição permitirá ao grupo enfrentar algumas das principais seleções da região mediterrânica, contribuindo para acelerar o desenvolvimento individual e coletivo dos atletas e para a sua preparação para futuros desafios ao serviço das Seleções Nacionais e dos respetivos clubes.

Antes da partida, a equipa realizará uma sessão de treino em Portugal, seguindo depois viagem para Itália juntamente com a restante comitiva portuguesa. Durante a permanência em Taranto estão previstas entre oito e nove sessões de treino, reuniões de vídeo e cinco jogos, num programa orientado para a consolidação de processos, a preparação dos adversários e a evolução da equipa ao longo da competição.

Convocatória da Seleção Nacional sub-23 Masculina para os Jogos do Mediterrâneo – Taranto 2026 (23/08 a 01/09/2026)

Apesar de ainda não serem conhecidas as convocatórias definitivas das seleções adversárias, João Varejão encara a participação com ambição e realismo. O objetivo passa por preparar cada treino e cada jogo com o máximo rigor, procurando tornar Portugal progressivamente mais competitivo ao longo da prova.

Independentemente dos resultados, a prioridade será proporcionar aos atletas uma experiência internacional marcada pela aprendizagem, exigência e crescimento, potenciando o seu desenvolvimento dentro e fora do campo.

O Selecionador Nacional destacou o significado de representar Portugal nesta competição: “É um enorme orgulho liderar uma equipa de Portugal numa competição internacional. Sentimos a responsabilidade de representar o nosso país, mas também a motivação de contribuir para o desenvolvimento destes jovens atletas. Queremos que aproveitem ao máximo esta experiência, que cresçam enquanto jogadores e pessoas e que, através do seu compromisso e da sua ambição, continuem a elevar o nome do Andebol Português.”

Portugal parte para Taranto determinado em representar o país com identidade, compromisso e espírito competitivo em cada treino e em cada jogo. A Federação de Andebol de Portugal agradece ainda a colaboração dos clubes na cedência dos atletas. Numa fase de preparação da nova época desportiva, esta disponibilidade implica um esforço e uma gestão exigente, refletindo o compromisso conjunto com o desenvolvimento dos jogadores, das Seleções Nacionais e do andebol português.

Jogos do Mediterrâneo – Taranto 2026
Grupo A
23.08.2026 – 16h30 – Portugal x Egito, RTP Play
25.08.2026 – 19h00 – Itália x Portugal, RTP Play
27.08.2026 – 16h30 – Portugal x Kosovo, RTP Play

Para mais informações poderá consultar o website oficial da competição em Taranto 2026.

Patrocinadores Institucionais