Com o objetivo de manter uma ligação entre aqueles que são figuras de referência do Andebol Nacional, e como forma de, uma vez mais, destacarmos essa dedicação à modalidade, a FAP decidiu criar a figura de Patrono para algumas competições nacionais.
As quatro primeiras provas nacionais a ter um Patrono são o Campeonato Nacional de Seniores Femininos e Masculinos da 1ª Divisão, o Campeonato Nacional de Juniores Masculinos da 1ª Divisão e o Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos da 1ª Divisão.
A honra do Patronato ao Campeonato Nacional de Seniores Femininos da 1ª Divisão caberá a Fátima Monge da Silva, ex-selecionadora nacional, que recebeu o Prémio Carreira, na III Gala do Andebol, em Agosto último.
Quanto ao Campeonato Nacional de Seniores Masculinos da 1ª Divisão – Andebol 1, terá na pessoa de José Manuel Reinaldo, capitão da Seleção Nacional Campeã do Mundo – Grupo C em 1976, também homenageada na III Gala do Andebol.
David Tavares, ex-jogador internacional, é o Patrono escolhido para o Campeonato Nacional de Juniores Masculinos da 1ª Divisão.
Por fim, o Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos da 1ª Divisão vai ter na pessoa de Luis Bogas, também um ex-jogador internacional, o seu Patrono.
Numa lógica de renovação época após época, os patronos farão o acompanhamento de cada uma das provas, servindo de referência para os atletas do presente e marcando presença nos momentos mais importantes destas competições nacionais.