Federação e Câmara Municipal da Maia assinam diversos protocolos

PUB

A Federação de Andebol de Portugal e a Câmara Municipal da Maia procederam esta tarde à assinatura de diversos protocolos que abrangem várias vertentes da modalidade que fica assim bem representada no programa decorrente do facto da Maia ser Cidade Capital do Desporto 2014.

Na cerimónia, que decorreu em paralelo com outras iniciativas, como os sorteios das Taças de Portugal masculina e feminina e a divulgação da convocatória e apresentação do jogo de seniores femininos entre Portugal e a Polónia, a realizar na Maia em 26 de Março (21 h.), marcaram presença o presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes; o presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira; o vereador do Desporto da Câmara da Maia, Hernâni Ribeiro e o presidente da Associação de Andebol do Porto, Paulo Martins.

Os protocolos ora assinador dizem repeito à realização na Maia do jogo Portugal-Polónia, referente à fase de apuramento para o campeonato da Europa de seniores femininos – 2014, que vai decorrer na Croácia e Hungria; às duas «final-four» das Taças de Portugal, masculina e feminina, a decorrer no pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas, em 12 e 13 de Abril; à realização dos Encontros Nacionais de Minis, masculinos e femininos, entre 3 e 6 de Julho e ainda, das Supertaças masculina e feminina.

Na ocasião, o presidente da FAP, Ulisses Pereira dirigiu palavras de acolhimento a todos os presentes, recordando depois todos os eventos que estão contemplados nestes protocolos.

«O primeiro detes eventos é o jogo com a Polónia, quarta classificada no último Mundial feminino. Mas a nossa seleção já mostrou que pode bater-se com os melhroes do Mundo, nomeadamente quando joga em casa. Estamos perante um jogo de grande qualidade, que vamos trazer à Maia e que queremos funcione como divulgação da modalidade nesta região que tanto tem acarinhado o andebol feminino».

Sobre as duas «final-four» da Taça de Portugal, o presidente da FAP começou por recordar os calendários e o facto das finais serem transmitidas em direto pela TV, «um momento alto da modalidade e que esperamos seja acompanhado por muitos amantes da modalidade».

Ulisses Pereira colocou grande ênfase nos Encontros Nacionais de Minis, que «pela primeira vez, ao longo de muitos anos, vão ser disputados juntos, os masculinos e os femininos. Esperamos congregar cerca de 80 equipas de todo o Continente e Regiões Autónomas, que juntarão centenas de pessoas na Maia, cidade que já deu largas provas de competência nas suas organizações».

Finalmente, Ulisses Pereira abordou a realização das Supertaças, masculina e feminina. «É a primeira competição oficial da época e a data da sua realização depende ainda dos calendários internacionais, já que neste momento ainda não sabemos se o campeão de Portugal terá ou não acesso direto à Liga dos Campeões Europeus. Daí que o dia inicialmente agendado, 6 de Setembro, possa vir a registar algum ajuste»

A terminar, o presidente da FAP não quis deixar de expressar «o nosso apreço por toda a abertura e apoio e que o município da Maia preta a estes eventos que são organizados pela FAP mzas, essencialmente, agradecer muito ao município da Maia todo o apoio diário, quaotidiano e constante que tem dado aos clubes nossos associados»

A sessão foi encerrada com a intervenção do presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, um ex-atleta da modalidade, que saudou todos os presentes e recordou alguns dos muitos apoios com que a edilidade apoia as várias equipas do concelho, num total de cerca de cinco mil atletas federados.

Sobre os protocolos acabamos de assinar, o presidente da Câmara da Maia«é com muito gosto que recebemos a Federação de Andebol e estamos sempre disponíveis para este tipo de ações».

Patrocinadores Institucionais