ABC vence Sporting e mantém invencibilidade em casa

PUB

O ABC/UMinho venceu esta noite o Sporting CP por 24-23, em jogo da terceira jornada da fase final, grupo A, do Andebol 1. Com este resultado, os bracarenses mantiveram a invencibilidade intramuros nesta competição.

Com um pavilhão muito bem composto de público, ambas as equipas entraram a fazer duas substituições defesa ataque. No Sporting, Bruno Moreira substituia no ataque Joao Antunes, que só defendia, enquanto no ABC Ricardo Pesqueira alternava com Carlos Siqueira que só atacava.

Os primeiros minutos foram de equilíbrio e foi o Sporting a conseguir a primeira vantagem de dois golos (2-4) depois de Carlos Martins ter desperdiçado o empate a três. Nuno Rebelo foi a primeira carta que Carlos Resende tirou do banco mas, na baliza, Ricardo Candeias chegava para as encomendas.

O ABC começou por empatar a cinco e pouco depois a seis, à passagem do minuto 11. O jogo manteve a tendência inicial, com muito equilíbrio e velocidade. Aos 17 minutos, e a perder por 7-8, Carlos Resende refresca a equipa com as entradas de David Tavares e Hugo Rocha. E foi o Sporting que, na conversão de um livre de sete metros, regressou à vantagem de dois golos (7-9) à entrada do minuto 19. Na baliza, Candeias garantia a liderança com uma exibição soberba, eficácia a que nem David Tavares escapava. E só em contra-ataque o ABC conseguiu empatar a nove, à entrada dos seis minutos finais do primeiro tempo. Mostraria a história e estatística do encontro que, até ao final, nunca mais o ABC voltaria a estar em desvantagem.

Pouco depois, a formação de Braga passou para a frente, com golo de Hugo Rocha, e Diogo Branquinho, em contra ataque, colocou pela primeira vez o ABC com dois golos de vantagem (11-9). Emanuel Ribeiro entrou para defender um sete metros de Pedro Portela, mais a recarga, e na sequência, Pesqueira ampliou para 12-9. Até ao intervalo, a formação da casa ainda chegou ao 13-10.

PARCIAL DE 4-1 NO ARRANQUE DO SEGUNDO TEMPO

O ABC reentrou melhor, com João Pinto eficaz na lateral esquerda. A perder por cinco (16-11) à passagem do minuto 36, Frederico Carlos pára o jogo para falar com os seus jogadores mas é o ABC que volta a marcar, chegando pela primeira vez a uma vantagem de seis golos (17-11). Para esta diferença pode ter contribuído o abaixamento de rendimento de Candeias e a subida de Humberto Gomes. O Sporting reagiu muito bem, sob a batuta de Rui Silva, obrigando Carlos Resende a pedir um time-out, à entrada do minuto 44 (18-14). Aproveitando alguma desconcentração dos bracarenses e a superioridade numérica, o Sporting aproximou-se (19-16 e 20-17). Faltavam 13 minutos, o público percebeu o perigo e o pavilhão voltou fazer-se ouvir. Mais sereno, o Sporting reduziu para 20-18, com um sete metros concretizado por Portela. Um parcial de 2-0 voltou a colocar o ABC com quatro golos de vantagem, a nove minutos do fim. Faltava muito jogo, sobrava emoção… Em dupla inferioridade numérica Fábio Magalhães não conseguiu bater Humberto Gomes. As duas equipas entraram nos cinco minutos finais separadas por três golos mas percebia-se que o jogo não estava decidido. Portela mostrou isso mesmo (23-21). Mas Hugo Rocha, a dois minutos e meio do final sentenciou a vitória do ABC já que o Sporting desperdiçou o ataque seguinte, deixando os bracarenses com posse de bola e três golos de vantagem a minuto e meio do fim.

A vitória do ABC/UMinho assentou essencialmente na excelente prestação defensiva e no aproveitamento do contra-ataque perante um Sporting que mostrou porque está a rubricar uma excelente temporada.

Destaque para a elevada eficácia dos dois guarda-redes mais utilizados, Humberto Gomes (43%) e Ricardo Candeias (47%).

O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições Nacionais..

Patrocinadores Institucionais