Mundial de Seniores femininos: Portugal vai à Áustria disputar fase de apuramento para o Play-off

PUB

Já é conhecido o calendário que espera a seleção nacional sénior feminina de Portugal na fase de apuramento europeia para o ‘play-off’ do Mundial de 2015, que vai decorrer na Dinamarca.

Recorde-se que das 14 equipas participantes nesta fase, que foram a sorteio em finais de Julho, 11 optaram por disputar o apuramento no sistema de concentração, uma das opções disponíveis, menos dispendiosa e prolongada que o tradicional sistema «todos contra todos», a duas voltas.

Apenas as formações que integram o grupo 3 (Fyr Macedónia, Islândia e Itália) não optaram por esta solução maioritariamente acolhida pelas seleções intervenientes.

No que diz respeito a Portugal, a formação lusa integra o grupo 2 de qualificação que vai disputar-se na Áustria entre 3 e 6 de Dezembo. Recorde-se que Portugal tem como adversárias Turquia, Áustria e Israel e apenas o primeiro classificado do grupo segue para o «play-off» que vai disputar-se em Junho de 2015.

O grupo 1, que integra Eslovénia, Bielorrússia, Suíça e Grécia, vai disputar-se na Suíça, entre 3 e 6 de Dezembro, enquanto o grupo 4, composto por República Checa, Lituânia e Arzerbaijão vai decorrer, entre 26 e 30 de Novembro, na Reública Checa.

SANDRA FERNANDES
“Lutar pelo apuramento para o ‘play-off”

“O objetivo desta participação passa por conseguirmos chegar ao play-off da competição, sabendo de antemão que não será uma tarefa fácil”, começa por referir a nova selecionadora nacional sénior e coordenadora técnica de todas as seleções femininas, quando solicitada a fazer uma primeira abordagem à presença portuguesa nesta fase de apuramento.

“Queremos ser competitivas e aproximarmo-nos dos melhores e para isso temos que ter êxito nestes jogos. Conhecemos bem as equipas e sabemos que não estaremos a jogar frente a adversários de nível competitivo baixo”. Sandra Fernandes passa depois em revista as adversárias de Portugal. “A Turquia é uma seleção que já nos afastou duas vezes em fases de qualificação, tem um lote de jogadoras fortes e experientes. A Áustria ao organizar esta fase, naturalmente, quer seguir em frente. Tem, a exemplo da Turquia, um bom conjunto de atletas que a jogar perante o seu público, não será um adversário fácil. Israel será a formação com um nível qualitativo supostamente mais baixo, mas nestas competições onde tudo se decide num jogo não se pode facilitar.” a selecionadora nacional recorda depois que ” Portugal inicia nesta participação uma nova fase, seguindo um trabalho que tem sido feito em anos anteriores e que nos tem dado algumas perspetivas de um futuro melhor. Vamos continuar a trabalhar para que o nosso andebol possa atingir um patamar competitivo superior, sabendo que ainda existe um longo caminho a percorrer. “.

Calendário do grupo 2 da fase de apuramento europeia para o ‘play-off’ do Campeonato do Mundo de 2015

03.12.2014 – Áustria – Israel
03.12.2014 – Turquia – Portugal

04.12.2014 – Portugal – Áustria
04.12.2014 – Israel – Turquia

06.12.2014 – Portugal – Israel
06.12.2014 – Turquia – Áustria

Todas as informações sobre a qualificação para o play-off de apuramento ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos Dinamarca 2015 podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais