12º Congresso EHF terminou ontem em Dublin com entrega de prémios e integração do Kosovo

PUB

Em Dublin, o segundo dia do 12º Congresso EHF teve uma agenda bastante diversificada e preenchida.

DINAMARCA LIDERA RANKING DAS MELHORES SELEÇÕES

No segundo e último dia do Congresso da EHF, foram atribuídos os galardões da melhor Federação em 2012 e 2013. Este prémio resulta dos resultados obtidos pelas seleções nacionais, de ambos os géneros e em todos os escalões. A Dinamarca foi a vencedora, quer em 2012, quer em 2013.

Foram também atribuídos, e pela primeira vez, os prémios respeitantes ao Andebol de Praia, que teve como vencedores a Croácia (2012) e a Hungria (2013).

No âmbito dos galardões, destaque ainda para o reconhecimento prestado ao russo Nikolay Klusov, com 90 anos, antigo praticante, árbitro e treinador da modalidade, e autor de mais de 200 livros e textos académicos.

KOSOVO ADMITIDO COMO MEMBRO

Este Congresso ficou também assinalado pela admissão do Kosovo como membro de pleno direito da Federação Europeia de Andebol. A Federação do Kosovo era considerada como membro associado desde 2004, e os seus clubes já participavam nas competições europeias.

No entanto, as suas seleções só agora adquirem o direito de participar nas competições oficiais, pois tal exige o estatuto de membro de pleno direito.
Esta deliberação foi tomada por maioria (25 votos a favor e 18 contra).

ORGANIZAÇÃO DOS CAMPEONATOS DA EUROPA

Como já noticiámos, foram ratificadas as atribuições das organizações dos Campeonatos da Europa de 2018 e 2020.

No que respeita aos masculinos, o de 2018 vai realizar-se na Croácia (com final em Zagreb). O Euro 2020, o primeiro a ser realizado com 24 seleções, será uma organização conjunta da Áustria, Noruega e Suécia (com final em Oslo, capital da Noruega).

No que respeita aos femininos, o Campenato de 2018 será em França (final em Paris) e o de 2020 uma organização conjunta da Dinamarca e Noruega (com final em Oslo).

Quanto aos Campeonatos dos escalões de formação em 2016 (masculinos) e 2017 (femininos), os locais de realização serão decididos pelo Comité Executivo.

Todas as informações sobre o 12º Congresso EHF podem ser encontradas em http://www.eurohandball.com/.

Patrocinadores Institucionais