Pela segundo ano consecutivo, com o objetivo de manter uma ligação entre aqueles que são figuras de referência do Andebol Nacional e como forma de, uma vez mais, evidenciar essa dedicação à modalidade, a FAP escolheu os Patronos para quatro provas nacionais desta época.
Nuno Montenegro é, este ano, o Patrono do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Atleta internacional de referência, foi campeão do mundo – Grupo B em 1976; de atleta passou a treinador e fez parte do departamento técnico nacional.
Nos femininos, o convite foi feito a Júlia Calado, que é a Patrona do Campeonato Multicare 1ª Divisão Feminina. Nome incontornável do Andebol feminino, começou a jogar no Almada AC, passou pelo Ginásio Clube do Sul, Paço de Arcos, Quinta da Princesa e Benfica e acumulou os mais diversos títulos ao longo da carreira. A nível internacional, representou Portugal por 74 vezes, nas selecções de Esperanças, Juniores e Seniores.
O Campeonato Nacional de Juniores Masculinos terá em Rui Rocha o seu Patrono. Internacional por 141 vezes, Rui Rocha destacou-se com a camisola do FC Porto, clube onde foi capitão. Licenciou-se em Medicina e escreveu, recentemente, um livro de poesia.
O Patrono do Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos é Pedro Matias, que envergou durante 16 épocas a camisola do CF Belenenses, onde chegou para jogar nos Juniores e ficou, como atleta e, posteriormente, como técnico e dirigente. Chegou a representar a Selecção Nacional por 3 ocasiões.