Torneio Quatro Nações: Portugal e França dividem pontos em Figueira Castelo Rodrigo

PUB

A Selecção Nacional Sub19 feminina de Portugal empatou esta tarde em Figueira de Castelo Rodrigo com a sua congénere da França a 18 golos, no jogo de abertura do Torneio das 4 Nações, que decorre até sábado, dia 21, na região da Guarda.

No primeiro jogo de um torneio que, segundo o selecionador nacional, Carlos Pires, “tem um objectivo principal que é prepararmo-nos para a qualificação que vamos ter, em Abril”, Portugal entrou com uma defesa avançada e viu o seu ataque bater-se com uma equipa da França de boa compleição física e que usou o sistema defensivo «6×0».

E, num pavilhão lotado em que marcavam presença visível muitos jovens alunos do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, o jogo começou de forma equilibrada, com as defesas a mostrarem superioridade sobre os ataques. Aos 10 minutos, o empate a dois golos espelhava um pouco esse domínio. Portugal conseguiu a primeira vantagem de dois golos aos 20 minutos (6-4) mas a reação da França levou as duas equipas empatadas a nove para o descanso.

O arranque do segundo tempo mostrou de novo um jogo equilibrado, com vários empates sucessivos e alternâncias no marcador, e com a França a chegar a uma vantagem de quatro golos (11-16) aos 49 minutos. A equipa de Carlos Pires reagiu muito bem e entrou nos cinco minutos finais a perder por 16-17, frente a uma França que tornou ainda mais agressiva a sua defesa no pouco tempo que faltava jogar.

A perder por 17-18, coube a Erica Tavares fazer o golo do empate que viria a mostrar-se o resultado final da partida que não terminou sem a desqualificação de Erica Tavares nos instantes finais do jogo. Do último livre de nove metros que favoreceu Portugal e de que se encarregou Patrícia Rodrigues, nada resultou, pelo que a partida terminou com o empate a 18 golos.

No final da partida, o seleccionador nacional Carlos Pires fez a habitual apreciação à partida.

“Foi um jogo que decorreu de forma muito equilibrada desde o início, com várias alternâncias no marcador. Já no final da partida tivemos hipóteses concretizar e ganhar o jogo mas não foi possível”, recordou o selecionador nacional que depois deu conta de algumas lacunas que sentiu na equipa.

“Tivemos dificuldades a nível físico, já que há uma diferença grande de envergadura, com a equipa francesa mais alta e mais pesada. Mas tivemos muito espírito de sacrifício e luta. Abrimos a defesa, arriscámos mais, mas no ataque foi mais difícil ultrapassar essa limitação. Não tivemos capacidade na primeira linha, uma situação que vamos trabalhar no sentido de ultrapassar essa lacuna. E vamos também rever a finalização de primeira linha, onde tivemos dificuldades”.

Carlos Pires lembrou ainda que “as atletas vêm de uma sequência de cinco treinos, de um período de trabalho que visa essencialmente a preparação para o apuramento para o Europeu. Esse é o objetivo principal principal, mas entramos sempre para ganhar”,, assegura Carlos Pires.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo.

Alemanha vence Espanha

A encerrar a primeira jornada, disputada em Figueira de Castelo Rodrigo, a Alemanha venceu a Espanha por 23-21. A formação alemã entrou melhor no jogo e cedo começou a ganhar vantagem no marcador. Aos 20 minutos, as germânicas venciam por 13-8, vantagem que ampliaram até aos 16-10, resultado ao intervalo. No entanto, a excelente reentrada da Espanha surpreendeu a Alemanha, que viu as espanholas reduzirem até à diferença mínima (16-15), mas não conseguiram chegar ao empate que poderia reverter o marcador. Com 10 minutos jogados na segunda parte, a Alemanha vencia por 17-15 e o jogo seguiu bastante equilibrado até ao apito final, com a Alemanha a segurar a curta vantagem até ao fim.

A segunda jornada, a disputar esta sexta-feira, realiza-se no Pavilhão Multiusos de Pinhel. Portugal defronta a Espanha, já depois do jogo entre Alemanha e França.

Os jogos do Torneio 4 Nações disputam-se nos dias 19, 20 e 21 de Março, em Figueira Castelo Rodrigo, Pinhel e Mêda, respectivamente. Todos os jogos vão ser transmitidos online em directo pel´Andebol|TV.

Sub19 Femininas visitaram o Agrupamento de escolas de Pinhel

Ainda antes do início da competição, a Selecção Nacional de Sub19 Femininas fez uma visita ao Agrupamento de Escolas de Pinhel. A visita realizou-se durante a manhã desta quinta-feira e houve lugar a uma sessão de autógrafos.

Vê aqui a reportagem do primeiro dia do Torneio das 4 Nações, realizada pela Localvisão TV.

Calendário do Torneio 4 Nações de Andebol – Sub19 Femininos

FIGUEIRA CASTELO RODRIGO – Pavilhão dos Desportos – 5ª Feira – 19 de Março 2015
Portugal – França, 18-18 (9-9)
21h00 – Espanha – Alemanha, 21-23 (10-16)

PINHEL – Pavilhão Multiusos – 6ª Feira – 20 de Março 2015
16h00 – Alemanha – França – Andebol|TV
21h00 – Portugal – Espanha – Andebol|TV

MÊDA – Pavilhão Municipal da Mêda – Sábado – 21 de Março 2015
19h00 – França – Espanha – Andebol|TV
21h00 – Portugal – Alemanha – Andebol|TV

Patrocinadores Institucionais