Alemanha vence invicta o Torneio das Quatro Nações

PUB

A seleção nacional de sub19 feminina de Portugal perdeu esta noite no Pavilhão Municipal de Mêda com a Alemanha por tangencial 27-28, em jogo da tarceira e última jornada do Torneio das Quatro Nações que, desde quinta-feira, decorrreu em Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Mêda. Ao intervalo, a formação lusa perdia por 13-15. Com este resultado, a forte equipa alemã conquistou invicta esta edição do torneio, e Portugal foi segundo, com os mesmos seis pontos que a França mas com melhor «goal-average».

No derradeiro jogo deste Quatro Nações Portugal defrontou uma equipa técnica e fisicamente muito forte. E, ao fim de três jogos noutros tantos dias, esse poderio físico das alemãs fez-se sentir. Portugal entrou bem no jogo, ‘obrigando’ a técnica alemã a solicitar o primeiro ‘time-out’ aos sete minutos (3-3) e assim se manteve até aos 20 minutos (9-9). Na baliza, Beatriz mostrava-se em excelente plano e peça importante para que Portugal passasse mesmo para a frente do marcador, com várias vantagens de dois golos. No entanto, até ao intervalo, e fruto de um parcial de 0-3, a Alemanha ainda veio a passar para a frente do marcador, indo para o descanso a ganhar por 13-15.

A segunda parte começou exatamente com o mesmo equilibrio que marcou o primeiro tempo. Só que, aos 38 minutos, e a perder por 17-18, a equipa portuguesa teve uma ‘branca’ de nove minutos que a Alemanha aproveitou para fazer um parcial de 1-7, passando o marcador para um desnivelado 18-25. A partir daí, Portugal teve de correr sempre atrás do prejuízo. À entrada dos cinco minutos finais a Alemanha vencia por 23-28, Portugal registou uma excelente reação, com um parcial de 4-0, que no entanto se mostrou insuficiente para evitar a derrota tangencial por 27-28.

CARLOS PIRES SATISFEITO COM A EQUIPA

No final do jogo, o selecionador nacional mostrou-se globalmente satisfeito não só como desempenho da equipa frente à forte seleção da Alemanha como a resposta do grupo em todo o torneio.

“Relativamente ao jogo de hoje teve uma parte muito positiva – a luta, a ambição e a crença que as jogadoras evidenciaram, acreditando que podiam chegar a um resultado positivo”, começou por salientar Carlos Pires. “Hoje tivemos mais dificuldades a nível defensivo do que nos dois jogos anteriores. Isso deveu-se a várias fatores, como uma maior desgaste da nossa equipa, por um lado, e pela qualidade acrescida do nosso adversário de hoje, com capacidade de rotação a nível de todas as jogadoras”. Carlos Pires reconhece que “nem sempre fomos capazes de estar bem organizados defensivamente e tivemos dificuldades. A garra e crença fizeram-nos lutar até ao fim, arriscámos mais no terceiro terço da segunda parte e faltou pouco para o empate que, sabíamos, não chegaria para ganhar o torneio. Arriscámos mas não fomos capazes, nesse momento, de ser eficazes. Parabéns ao adversário pelo que fez neste jogo e pela qualidade que mostrou durante todo o torneio”.

Sobre a prestação global da equipa durante este torneio, Carlos Pires não esconde que “fiquei satisfeito pelo trabalho realizado pelas atletas. Dignificaram a seleção nacional e mostram que em boa hora lhes confiámos a honra de representar Portugal. O nosso objetivo principal para estes dias de estágio e torneio passavam por preparar o melhor possível a qualificação para o ‘europeu’, e penso que alcançámos os nossos objetivos”, finalizou o selecionador nacional.

FRANÇA VENCEU ESPANHA

Antes de Alemanha e Portugal disputarem a partida decisiva para a atribuição dos primeiros lugares, já a França tinha vencido a Espanha por 20-17. Ao intervalo, as gaulesas já ganhavam por 8-6.

No final Dr. Anselmo Sousa, presidente da Câmara Municipal da Mêda, e o vice-presidente da FAP, Augusto Silva, entregaram o troféu à seleção vencedora. A Vereadora Dr. Luícilia Coelho, veradora da Câmara de Pinhel, encarregou-se de entregar o prémio à equipa portuguesa. Dr.Nélson Bolota fez a entrega dos prémios à seleção classificada em terceiro lugar, a França, enquanto ao quarto classificado os prémios foram entregues pelo Reverendo Pároco da Freguesia da Mêda, Padre Basílio.

Vê aqui a reportagem do segundo dia do Torneio das 4 Nações, realizada pela Localvisão TV.

Vê aqui a reportagem do primeiro dia do Torneio das 4 Nações, realizada pela Localvisão TV.

Calendário do Torneio 4 Nações de Andebol – Sub19 Femininos

FIGUEIRA CASTELO RODRIGO – Pavilhão dos Desportos – 5ª Feira – 19 de Março 2015
Portugal – França, 18-18 (9-9)
21h00 – Espanha – Alemanha, 21-23 (10-16)

PINHEL – Pavilhão Multiusos – 6ª Feira – 20 de Março 2015
16h00 – Alemanha – França, 28-22 (12-12)
21h00 – Portugal – Espanha – 22-21 (14-12)

MÊDA – Pavilhão Municipal da Mêda – Sábado – 21 de Março 2015
19h00 – França – Espanha, 20-17 (8-6)
21h00 – Portugal – Alemanha, 27-28 (13-15)

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1.º Alemanha, 9 pts.
2.º PORTUGAL, 6 pts
3.º França, 6 pts.
4.º Espanha, 3 pts.

Patrocinadores Institucionais