Champions League: FC Porto alcança importante vitória na Sérvia

PUB

O FC Porto venceu esta tarde o Vojvodina por 23-27, em jogo da terceira jornada do grupo C da fase de grupos da Champions League. Ao intervalo, a equipa de Ricardo Costa vencia já por confortável 8-14, depois de uma primeira parte muito bem conseguida e com Hugo Laurentino em grande destaque.

Entrou bem a equipa portuguesa que antes do minuto quatro já vencia por 0-4, o que levou o técnico sérvio a solicitar bem cedo o primeiro ‘time-out’. E o primeiro golo do Vojvodina aconteceu aos cinco minutos. O FC Porto, que entrou com Hugo Laurentino e Miguel Martins no sete inicial, e Nuno Gonçalves nas ações defensivas, defendia de forma acertiva, bem adiantada e quase sempre eficiente. Depois de alguns erros do ataque luso, o Vojvodina reduziu para 2-4 mas o FC Porto voltou a distanciar-se e passou aos 13 minutos com três golos de vantagem (3-6). A formação da casa não aproveitou duas exclusões consecutivas de dois jogadores do FC Porto e, a perder por 3-6, aos 14 minutos, o seu treinador solicitou o segundo ‘time-out’. Ricardo Costa começou cedo a rodar a equipa e lançou Nuno Roque e Kasal que, na primeira intervenção, ampliou para 4-8. Ainda antes do minuto 19 o FC Porto chegou a uma confortável vantagem de seis golos (4-10), graças ao excelente desempenho defensivo apresentado pelos campeões nacionais.

O intervalo chegou com o FC Porto a vencer por 8-14.

A segunda parte foi, porém, bastante diferente e o FC Porto não se livrou de um susto. Gilberto Duarte entrou para a marcar para a formação portista, que logo nos primeiros minutos ficou a jogar em superioridade numérica e aproveitou para aumentar a vantagem – que chegou a ser de dez golos (9-19), aos 38 minutos. Depois de ter sofrido dois golos consecutivos e com dois jogadores excluídos, Ricardo Costa pediu o primeiro “time-out” para a equipa portista. Os sérvios também aproveitaram para reduzir a diferença no marcador (13-19), numa fase em que o Porto se mostrava menos eficaz ao nível ofensivo. O técnico portista fez entrar Rui Silva, que entrou a marcar; Ricardo Moreira também não desperdiçou os dois contra-ataques seguidos e voltou a colocar o FC Porto com uma confortável vantagem de nove golos (13-22), o que levou o técnico do Vojvodina a pedir também um “time-out”. A reacção da formação sérvia surgiu e, com um parcial de 5-0, o Vojvodina aproximou-se do FC Porto (19-23) e levou Ricardo Costa a solicitar nova paragem de tempo, a dez minutos do final do jogo. O Vojvodina voltou a marcar e, a seis minutos do fim, o FC Porto ganhava por curtos 22-24, na fase em que a equipa portuguesa passava por maiores dificuldades. A três minutos do fim, Nuno Roque e Ricardo Moreira não desperdiçaram os ataques e trouxeram alguma tranquilidade ao FC Porto, que já não deixou fugir esta importante vitória em Novi Sad e ascende, assim, ao segundo lugar do Grupo C.

Gilberto Duarte e António Areia foram os melhores marcadores, com cinco golos cada. O boletim de jogo encontra-se em anexo.

No outro jogo do Grupo C disputado esta quinta-feira, os russos do Chekhovskie Medvedi perderam, em casa, por 27-33, frente ao HC Meshkov Brest. A terceira jornada deste grupo completa-se sábado, com os espanhóis do Naturhouse La Rioja a receber o Tatran Presov.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais