Campeonato Fidelidade Andebol 1: FC Porto bate SL Benfica e continua invicto

PUB

O F.C. Porto vence esta noite o S.L .Benfica por 30-25, em jogo da sétima jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1, e passou a ser a única equipa cem por cento vitoriosa na competição.

Ao intervalo, a formação de Rocardo Costa já seguia na frente do marcador (16-13), depois de uma primeira parte dominada pela equipa da casa, fortemente apoiada por um público que lotou por completo o Dragão Caixa, contribuindo para um excelente espetáculo desportivo.

A partida acabou por decorrer de uma forma especial já que não se confirmou o esperado equilíbrio. Até foi do SL Benfica o comando do marcador até aos quatro minutos (2-3) mas, depois, um parcial de 3-0 levou o FC Porto para a liderança que não mais viria a perder. A primeira vantagem de quatro golos aconteceu aos 16 minutos (10-6), mas outras se viriam a suceder. A defender bem, com Alfredo Quintana imperial na baliza, o FC Porto foi gerindo bem o esforço e mesmo quando Uelington Silva reduziu para 12-11, aos 23 minutos, a equipa não tremeu e chegou ao descanso a vencer por confortável 16-13.

O segundo tempo manteve o cariz dos últimos minutos da primeira parte, o FC Porto foi ampliando a vantagem, começou por chegar aos seis golos (24-18, aos 42 m.), passou pelo sete e oito golos e chegou mesmo aos 10, quando Rui Silva fez o 29-19 (52 m.). Com a partida decidida no que aos três pontos dizia respeito, a equipa da casa levantou um pouco o pé do acelerador, talvez pensando no importante jogo do próximo sábado, no Dragão Caixa, a contar para a Champions League, e o SL Benfica aproveitou para fazer um parcial de 1-6 que tornou o resultado final (30-25) muito menos desconfortável.

A leitura da estatística permite realçar a eficácia de Alfredo Quintana (40%); a capacidade concretizadora de Gilberto Duarte (7 golos) e Uelington Silva (8 em 10); e as elevadas eficácias de Yoel Morales, Ricardo Moreira, Gustavo Rodrigues (80%) para além dos 100% de António Areia, que concretizou os dois livres de sete metros de que dispôs.

SPORTING PASSA NA MADEIRA

Se no jogo do Dragão Caiza se esperava maior equilíbrio, no Funchal e na Maia os jogos terminaram com vitórias tangenciais, depois de jogos muito emotivos e equilibrados.

Na Madeira, a formação da casa dominou os primeiros 10 minutos de jogo, permitiu que o Sporting se adiantasse aos 11 minutos (5-6), para depois voltar a dar a volta ao resultado. Foram váras as alternâncias no marcador mas só aos 26 minutos, Elias António (11 golos) colocou pela primeira vez a sua equipa com dois golos de vantagem (14-12). As duas equipas foram para o intervalo separadas por um golo (16-15), com vantagem para os pupilos de Paulo Fidalgo.

O segundo tempo foi equilibrado como o primeiro, com várias igualdades no marcador e o Sporting apenas passou para a frente aos 50 minutos, quando Pedro Spínola fez o 26-27. O Madeira ainda voltou para a frente, ainda aconteceram outros empates e seria Pedro Portela a decidir o jogo já no minuto final, marcando o golo que deu a vitória por 31-32.

Na Maia, no jogo que marcou o regresso do técnico do AC Fafe, José António Silva, a uma casa que bem conhece, o Águas Santas Milaneza sentiu grandes dificuldades para bater a equipa de Fafe. As duas formações foram para o descanso empatadas a 13 golos, depois de uma primeira parte muito equilibrada, cenário que se manteve durante todo o segundo tempo, com o jogo a decidir-se nos instantes finais a favor da equipa de Paulo Faria, que venceu por tangencial 29-28.

No que à capacidade realizadora diz respeito, destaque para os 12 golos de Pedro Cruz e os nove de Dario Andrade, o mais novo reforço do Andebol Clube de Fafe.

O calendário completo do Campeonato Fidelidade Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais