Colégio de Gaia/Toyota vence a Taça de Portugal e faz a “dobradinha”

PUB

O Colégio de Gaia/Toyota venceu a edição 2018/2019 da Taça de Portugal Feminina. Na final, a equipa sob orientação de Paula Marisa Castro venceu o CS Madeira, por 26-39.

O Pavilhão Municipal da Várzea do Douro, em Alpendorada, voltou a encher para a Final da Taça de Portugal Feminina, disputada na tarde deste domingo, entre CS Madeira e Colégio de Gaia/Toyota – duas equipas com três troféus cada uma no seu palmarés.

Marco Freitas colocou, no sete inicial, Catarina Ascensão, Sara Sousa, Andreia Vieira, Sandra Ramos, Cláudia Aguiar, Jessica Gouveia e Nádia Nunes; do lado do Colégio de Gaia/Toyota, alinharam Ana Abreu, Joana Resende, Patrícia Lima, Helena Soares, Maria Duarte, Nair Pinho e Ana Ferreira. Entrou melhor na partida a formação de Gaia que, aos seis minutos, vencia por 7-1, o que levou Marco Freitas a pedir um “time-out”. Pouco a pouco, o CS Madeira foi aproximando o resultado, mas as comandadas de Paula Castro foram marcando o ritmo do jogo, bem como a liderança do marcador. A formação insular aproximou o resultado até aos três golos de diferença (10-13), a oito minutos do fim da primeira parte, mas o Gaia voltou a ser mais eficaz e foi para o intervalo a ganhar 11-19.

A partida retomou ao mesmo ritmo, com o Colégio de Gaia/Toyota a dilatar a vantagem que, aos sete minutos, era de dez golos (15-25). Ao longo do segundo tempo, o CS Madeira já não conseguiu encontrar forma de recuperar da desvantagem inicial; por outro lado, Paula Castro foi fazendo rodar o plantel, mas ainda assim o Colégio de Gaia/Toyota foi gerindo e aumentando a diferença, vencendo a Final da Taça de Portugal por 26-39.

Sandra Santiago e Joana Resende, da equipa vencedora, foram as melhores marcadoras, com 9 golos cada.

PAULA CASTRO: “FOI UMA TEMPORADA FANTÁSTICA”

“É evidente que entramos muito bem no jogo, defensivamente estivemos muito bem, pudemos criar situações para transições rápidas, que eram os nossos objetivos e daí a final ter sido um pouco desequilibrada”, constatou Paula Castro. “Esta temporada foi fantástica, ganhámos tudo o que tínhamos a ganhar, por isso só tenho de dar parabéns às grandes atletas que tenho, a toda a minha equipa técnica que foi fabulosa e a toda a gente que nos ajudou cá fora, o nosso público, que é fantástico ter a bancada cheia a puxar pelo Colégio de Gaia”, disse, ainda, a treinadora.

MARCO FREITAS: “DERAM TUDO, DERAM O SEU MELHOR”

Em declarações ao Porto Canal, no final do jogo, Marco Freitas começou por “dar os parabéns ao Colégio de Gaia, que foi um justíssimo vencedor, foi uma equipa que dominou a época toda, conquistou tudo o que havia para conquistar, portanto os meus parabéns”. Sobre a partida, referiu que “a entrada foi muito forte e marcou praticamente o jogo ou decidiu praticamente o jogo. Nós ainda conseguimos aproximar-nos mas não tivemos hipóteses de andar a procura do melhor resultado. Na parte final do jogo, procurei dar minutos de jogo aquelas jogadoras que jogam menos. Isto é um marco importante para elas, poderá não acontecer mais nenhuma vez e há-de certeza ficar marcado na memória delas. Estou contente e feliz pelas minhas atletas, deram tudo, deram o seu melhor”, disse ainda o treinador do CS Madeira.

Vê aqui a reportagem da ANDEBOL|tv.

Encontrada a equipa vencedora da Taça de Portugal 2018/2019, realizou-se a cerimónia da de entrega de prémios. A equipa de arbitragem recebeu medalhas de participação, entregues por Paulo Martins, Presidente da Associação de Andebol do Porto e António Goulão, Vice Presidente do Conselho de Arbitragem da FAP.

Jorge Guedes, Presidente do ARC Alpendorada, entregou uma lembrança a Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal.

Juliana Sousa, Vice Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Domingos Dias, Presidente da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão entregaram as medalhas ao CS Madeira, finalista vencida.

Finalmente, a equipa vencedora, Colégio de Gaia/Toyota, recebeu as medalhas e a Taça de Portugal das mãos de Paulo Couto, Vereador da Câmara Municipal de Marco de Canaveses e Miguel Laranjeiro.

Calendário e resultados – Final Four da Taça de Portugal Feminina

Sábado, 25.05.2019 – Meias-Finais

15h00 – CS Madeira : ARC Alpendorada, 25-23 (10-10)
17h15 – NAAL Passos Manuel : Colégio de Gaia/Toyota, 25-30 (16-16)

Domingo, 26.05.2019 – Final

– 16h00 – Final – CS Madeira : Colégio de Gaia/Toyota, 26-39 (11-19)

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais