IX Gala do Andebol: Mónica Soares e Rui Silva eleitos Melhores Jogadores do Ano

PUB

Mónica Soares, do Madeira Sad e Rui Silva, do FC Porto Sofarma, receberam o Prémio “Melhor Jogador”, entregue na IX Gala do Andebol, que teve como palco o Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. Joana Resende, Gonçalo Vieira, Mónica Correia, Alfredo Quintana, Paula Castro, Magnus Andersson e Ricardo Fonseca e Duarte Santos também foram galardoados, esta noite.

Ana Guedes Rodrigues, Bebiana Sabino e António Areia foram os anfitriões da IX Gala do Andebol, que se realizou na noite deste sábado, 24 de Agosto, no belíssimo Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. O Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro deu as boas vindas a todos os presentes na Gala, que foi abrilhantada com atuações do grupo Sons Douro, assim como da coreógrafa e bailarina Marta Viana, com uma performance alusiva ao desporto adaptado e acompanhada por Manuel Oliveira, conhecido como o guitarrista Ibérico.

Nas primeiras filas deste grandioso evento, a IX Gala do Andebol foi acompanhada atentamente por Vítor Pataco, Presidente do IPDJ, a Vereadora da Câmara Municipal de Lamego, Catarina Rocha, pelos Vice Presidentes da FAP Augusto Silva, Pedro Sequeira e Juliana Sousa, pelo Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso, o Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro, o Presidente do Instituto Nacional de Reabilitação, Humberto Santos, o Presidente do Andebol Clube de Lamego, António Manso e o Presidente da Assembleia Municipal de Lamego, José Rodrigues, entre muitos outros que encheram a bela sala de Lamego.

No momento mais alto da celebração da modalidade, foram esta noite conhecidos os grandes vencedores da IX Gala do Andebol, que presenteou os melhores da modalidade ao longo da época 2018/2019.

Mónica Soares, do Madeira Sad e Rui Silva, do FC Porto Sofarma foram consagrados com o prémio “Melhor Jogador”, distinção que Mónica Soares venceu pelo segundo ano consecutivo. Também nomeados para “Melhor Jogadora” estavam Helena Soares e Patrícia Lima, ambas do Colégio de Gaia-Toyota e, nos masculinos, Alexis Borges e António Areia, ambos do FC Porto Sofarma.

Joana Resende (Col. Gaia/Toyota) foi a “Atleta Revelação” e concorreu ao lado da colega de equipa, Maria Duarte e Carolina Justino (Jac-Alcanena). Gonçalo Vieira (Águas Santas Milaneza) foi a “Revelação” masculina e concorria ao prémio juntamente com os nomeados Luís Frade (Sporting CP) e Rúben Ribeiro (Artística de Avanca/Bioria).

PAULA CASTRO E MAGNUS ANDERSSON SÃO OS TREINADORES DO ANO

Paula Castro, que venceu o Campeonato 1ª Divisão Feminina e, ainda, a Taça de Portugal à frente do Colégio de Gaia/Toyota, subiu esta noite ao palco em Lamego, para receber o prémio de “Melhor Treinadora – Provas Femininas”. Marco Freitas (CS Madeira) e Sandra Martins (Madeira Sad) completaram o leque de nomeados.

Como reconhecimento de uma época notável, no comando do FC Porto Sofarma, Magnus Andersson, recebeu, pela primeira vez, o prémio “Melhor Treinador – Provas Nacionais Masculinas”. José António Silva (Águas Santas Milaneza) e Paulo Fidalgo (Madeira Sad) também eram candidatos ao troféu.

Mónica Correia, do Madeira Sad e Alfredo Quintana, do FC Porto Sofarma, foram os premiados da noite com o troféu de “Melhor Guarda- Redes”. Nos femininos, Isabel Cardoso (Colégio de Gaia/Toyota) e Mariana Agostinho (NAAL Passos Manuel), assim como António Campos (Águas Santas Milaneza) e Gustavo Capdeville (Madeira Sad) nos masculinos.

Pela primeira vez, Ricardo Fonseca e Duarte Santos (AA Madeira) receberam o prémio de “Melhor Dupla de Árbitros”. Este ano, concorriam ao prémio ao lado de Daniel Martins/ Roberto Martins (AA Leiria) e Eurico Nicolau/ Ivan Caçador (AA Leiria).

HOMENAGEADOS DA NOITE

Na IX Gala do Andebol, houve, como habitualmente, os momentos de homenagem, muito distintos e merecedores do maior reconhecimento pelo mundo do Andebol.

A Seleção Nacional de Andebol de Praia de Sub-18 Masculinos foi homenageada pela conquista da Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, Argentina. Miguel Neves, João Gonçalves e o pai de Nuno Brito, Ludgero Brito, subiram a palco em representação de toda a comitiva que esteve na Argentina.

Também a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, que em Dezembro último se sagrou campeã europeia da modalidade, não foi esquecida. Os atletas Marco Francisco; Pedro Marques; João Jerónimo (capitão); Adriano Mendes; César Pereira; Bina Vieira; Diana Machado; Ricardo Queirós; Maria Relvas e Rui Rodrigues e, ainda, o selecionador nacional Danilo Ferreira; a Fisioterapeuta Daniela Faria; o mecânico, Manuel Sousa e o coordenador, Prof. Joaquim Escada estiveram no Teatro Ribeiro Conceição, a receber esta justa homenagem, em representação de toda a equipa nacional.

Com uma marca profunda e uma vida dedicada ao Andebol Feminino, Jorge Tormenta, com uma longa e forte ligação ao Colégio de Gaia, foi chamado ao palco para um momento de Homenagem, em que foi reconhecido todo o empenho, trabalho e dedicação à modalidade, no feminino.

Patrocinadores Institucionais