Miguel Rasquinho, da Direção Regional do Alentejo do IPDJ, entregou no passado dia 7 de setembro, a Bandeira da Ética ao clube de andebol da CAUTCHÚ, que consiste na certificação da promoção dos valores éticos no desporto por parte das entidades. A cerimónia, que decorreu na Zona Ribeirinha de Odemira, contou com a presença da Direção da Cautchú, liderada por Pedro Almeida, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Ricardo Cardoso, de João Estrela, Presidente da Associação de Andebol do Algarve e também da deputada da Assembleia da República, Telma Guerreiro. Estiveram também presentes jogadores/as, pais, treinadores e diretores do clube.
A Cautchú tinha apresentado a candidatura à Bandeira da Ética com o objetivo de “cimentar os valores que defende desde a sua constituição e que tenta passar para todos os seus jogadores, familiares e colaboradores: Respeito, Honestidade, Justiça, Rigor, Verdade , União, Dedicação, Coragem, Igualdade, Empenho, Solidariedade e Compromisso. Mais do que formar jogadores de andebol, o clube aposta na formação de pessoas, para que guardem os valores éticos que praticam no desporto e os apliquem ao longo da sua vida futura. Apesar de todos os dias enaltecermos os valores éticos, passaremos agora a ter uma responsabilidade acrescida, mas que muito nos orgulha.” – afirma o clube em comunicado.
Os responsáveis pela CAUTCHÚ reconhecem ainda que “esta certificação valoriza o trabalho desenvolvido pelo nosso clube, na transmissão de valores éticos e de fair play, sempre presentes em todo o processo formativo. Com esta distinção para os próximos dois anos aumenta a responsabilidade de ainda fazermos mais e melhor em prol de uma formação de qualidade, sempre com respeito e desportivismo por todos os intervenientes no processo. A Cautchú agradece a presença de todos e todas num dia que ficará na história do nosso jovem clube.”