Na última ronda antes do final de 2021, o SL Benfica contou com uma deslocação à Hall XXL, em jogo a contar para a sexta jornada, da Liga Europeia, para enfrentar o HBC Nantes, atual quarto classificado do Grupo B. O encontro não começou favorável à equipa portuguesa, e teve em David Balaguer o seu principal oponente, visto que foi o ponta a marcar os dois primeiros golos para os franceses. Ole Rahmel acabou por marcar (2-1) mas a tarefa no ataque não estava facilitada, com Mickael Robin a mostrar-se muito seguro nos momentos iniciais do jogo. O HBC Nantes, de Alexandre Cavalcanti e Pedro Portela, chegou mesmo ao 6-1 após os cinco minutos mas, Chema Rodriguez já tinha o seu time-out preparado e com ele a história do encontro mudou. Os encarnados passaram a ser mais assertivos na defesa e a troca de guarda-redes [entrada de Gustavo Capdeville] também ajudou à recuperação do Benfica, que paulatinamente conseguiu a aproximação no encontro. O empate acabou por surgir, naturalmente, aos 25 minutos, por Ole Rahmel (14-14) e, apesar de nova vantagem da equipa da casa, as águias acabam por voltar à igualdade por Alexis Borges e Francisco Pereira selou a vantagem na saída para o descanso.
Intervalo: 16-17
A segunda metade do encontro começou favorável ao Benfica, com Bélone Moreira a ampliar a vantagem para dois golos, mas na respota Aymeric Minne estabeleceu a igualdade a 18 golos e, como consequência, Kiril Lazarov colocou os franceses no comando pela margem mínima. A equipa lusa não estava pronta para conceder o encontro e voltou para aos dois golos à maior, pela mão de Jonas Kallman, que colocou o placar a 19-21, vantagem que se foi mantendo até à passagem dos 40 minutos. Por esta altura, Valero Rivera volta a empatar o encontro a 22 golos e após uma falha lusa no ataque consegue colocar o HBC Nantes em vantagem (23-22). O Benfica ainda igualou o encontro mas um parcial de quatro golos sem resposta fechado, novamente, por Valero Rivera, acabou por dificultar a tarefa às águias. Aos 50 minutos, os encarnados perdiam por 30-25, e quando tudo parecia perdido, a equipa colocou todas as fichas em campo e, nos seis minutos seguintes, empatou novamente a 31 golos. Seguiram-se momentos de grande emoção, com empates sucessivos no marcador e ainda direito a um livre no final do encontro para o Nantes, mas que acabou por não concretizar, fechando o encontro a 33 golos. O SL Benfica termina assim 2021 em segundo lugar do Grupo B, com os mesmos 6 pontos que o GOG, atual primeiro classificado.
Top Player – Valero Rivera 11 golos (92% de eficácia)
O Sporting CP teve uma deslocação, na 6ª jornada, a casa do HC Eurofarm Pelister, adversário que enfrentou na passada semana e contra o qual não foi além do empate. A viagem para a Macedónia do Norte prometia ser complicada, tendo como barómetro o jogo da quinta ronda, e assim começou, com a primeira tentativa de golo negada por Martón Székely a Francisco Tavares. Os balcânicos foram então os primeiros a adiantarem-se no marcador mas Jens Schongarth voltou a conquistar a igualdade, que se manteve até ao 2-2. Pouco depois dos cinco minutos, o Eurofarm Pelister já vencia por 5-2 mas com um parcial de seis golos sem resposta, os leões acabaram por passar para o comando a 5-8, liderando pela primeira vez na partida. Bastaram cinco minutos para que a equipa da macedónia do norte conseguisse aproximar o resultado pela margem mínima (9-10) e o jogo acabou por seguir bastante equilibrado. Aos 27 minutos, o Eurofarm Pelister volta a impôr a igualdade no encontro e na reta final da primeira metade acaba por conseguir recolher aos balneários na liderança.
Intervalo: 14-13
Na etapa complementar, a equipa da casa acabou por entrar melhor e, dilatou a vantagem para 17-14, mas os leões voltaram a recuperar e a reduzir a diferença para apenas dois golos (18-16), à passagem dos cinco minutos. Com o desenrolar do encontro, os balcânicos acabaram por chegar aos quatro golos à maior (22-18), com novo destaque para o guardião da equipa macedónia. O Eurofarma Pelister acabou por não conceder oportunidades de aproximação ao Sporting e dilatou a vantagem para seis golos, com 26-20 no placar, pouco depois dos 50 minutos de jogo. Na estirada final do encontro, os leões tentaram equilibrar o encontro mas acabaram por conceder uma derrota por 31-25. O Sporting CP entrará em 2022 na terceira posição do Grupo D, com menos dois pontos que o líder USAM Nimes Gard (9 pontos).
Top Player – Josip Peric 7 golos (100% de eficácia)
EHF European League
Fase de Grupos – 6ª Jornada
07.12.2021 – 19h45 – HBC Nantes x SL Benfica, 33:33 (16:17)
07.12.2021 – 19h45 – HC Eurofarm Pelister x Sporting CP, 31:25 (14:13)