Campeonato 1ª Divisão Feminina: Madeira SAD vence ABC UMinho pela margem mínima

PUB

Aproximação relevante das minhotas na reta final ainda assustou insulares mas o triunfo acabou por ser confirmado pela equipa visitante.

No primeiro jogo de 2022, – que teve uma alteração de hora face ao que estava inicialmente previsto – o Madeira SAD alcançou a sétima vitória consecutiva no Campeonato 1ª Divisão Feminina, no terreno do ABC UMinho que, agravou a série negativa de derrotas para cinco consecutivas, apesar da entrega demonstrada na parte final do referido encontro.

Na generalidade, o emblema da Madeira foi conseguindo segurar uma vantagem relativamente segura, com melhores argumentos defensivos e a margem foi crescendo ao longo do primeiro tempo. Depois do 6-9 registado já depois dos 15 minutos, apareceu o 7-12 e, perto da interrupção, o 8-14, naquele que seria o melhor momento das insulares em toda a partida. O conjunto da casa, liderado por Fernando Fernandes, reduziu para 9-14 e foi esse o resultado verificado ao intervalo, com destaque para Maria Duarte, atleta do Madeira SAD, que apontou cinco golos apenas na primeira etapa.

Contrariamente ao que tinha acontecido nos primeiros 30 minutos, a margem entre os dois emblemas foi sendo encurtada, com destaque para a forma como as jogadoras do ABC UMinho encararam o jogo na etapa complementar. Uma melhoria em todos os processos permitiu que o Madeira SAD passasse de um 11-16 para um 22-23, já perto do final do encontro. No entanto, a experiência da equipa madeirense fez-se notar no período mais conturbado e o triunfo foi mesmo confirmado, pela margem mínima, por 23-24. Nádia Gonçalves, lateral do ABC UMinho de 22 anos, apontou 12 golos e foi uma das principais ‘dores de cabeça’ para o Madeira SAD de António Florido.

Este domingo, houve novo duelo em atraso na prova envolvendo o Madeira SAD, referente à 7ª jornada, em que as insulares tiveram bastante mais facilidades em conseguir o triunfo, no terreno do Maiastars. O duelo terminou com uma margem dilatada de 21-40, já depois de se ter registado um 13-20 ao intervalo. As irmãs Maria Duarte e Neide Duarte, ambas com oito golos marcados, ajudaram à vitória do Madeira SAD e foram as melhores marcadoras do jogo. O Maiastars, que se encontra na metade inferior da tabela, não conseguiu somar a segunda vitória seguida – e 4ª no total – e tem agora 15 pontos em nove jogos disputados; já o Madeira SAD subiu ao 2º lugar e tem agora 24 pontos e menos dois pontos do que o líder SL Benfica, que tem mais um jogo realizado.

Campeonato 1ª Divisão Feminina
6ª Jornada
08.01.2022 – 20h00 – ABC UMinho x Madeira SAD, 23:24 (9:14)

7ª Jornada
09.01.2022 – 16h00 – Maiastars x Madeira SAD, 21:40 (13:20)

Patrocinadores Institucionais