EHF European League: Portugueses voltam à ação na Europa

PUB

SL Benfica joga na Rússia diante do Chekhovskiye Medvedi e Sporting CP recebe o Grundfos Tatabanya KC, a contar para a 8ª Jornada da EHF European League.

As águias, incluídas no Grupo B, chegam à Rússia com o apuramento para a fase a eliminar garantido, mas seguem na perseguição ao líder, GOG. Os encarnados encontram-se na segunda posição, com os mesmos pontos que os dinamarqueses, sendo a vantagem dos nórdicos dada pela vitória na Luz. Quanto ao adversário desta ronda, na primeira mão os comandados de Chema Rodriguez conquistaram a vitória por 38-35, e quererão manter o registo vitorioso no jogo que antecede a receção ao líder do grupo.

Os russos chegam à 8ª Jornada no quinto lugar do grupo, com apenas uma vitória, mas o equilíbrio tem sido nota predominante em alguns dos seus jogos europeus. Na última ronda, os homens do experiente Vladimir Maksimov, saíram da Dinamarca com uma derrota pela margem mínima, frente ao GOG, 27-26. No plano interno o Chekhovskiye Medvedi segue na liderança do Campeonato, contabilizando 18 vitórias em 20 jogos.

Os encarnados, que atravessam um dos melhores momentos da época, querem continuar a vencer na Europa, como afirma Chema Rodriguez:

Jogamos na Rússia, contra um adversário também complicado, mas é como digo sempre, a nossa intenção é voltar de lá com os pontos. Será uma partida rara, eles já não podem passar à próxima fase, nós já estamos nos oitavos de final, mas temos de lutar pelos pontos. Há a pressão de termos de ganhar para atingirmos o 1.º lugar e esperamos que, por termos mais gana, consigamos fazê-lo”

No Grupo D, encontra-se o Sporting CP na quarta posição, com 7 pontos, a apenas um de Kadetten Schaffhausen e HC Eurofarm Pelister e, nesta jornada, irão defrontar o Grundfos Tatabanya KC – atual sexto classificado. Na primeira volta os leões superiorizaram-se e venceram tranquilamente os húngaros por 23-37. Apesar da vitória folgada, não se avizinha um duelo fácil para a turma de Ricardo Costa que precisa de vencer para alcançar o objetivo de chegar aos oitavos-de-final da prova.

O Tatabanya conta com duas vitórias na fase de grupos da European League – frente ao AEK Atenas e Kadetten Schaffhausen. No plano interno, os húngaros chegam de uma derrota com o Pick Szeged, de Miguel Martins, por 27-21, e encontram-se, atualmente, na oitava posição com seis vitórias em 15 duelos.

Os leões poderão, no final desta jornada, em caso de vitória, encostar-se ao segundo classificado (lugar que garante o apuramento), devido ao duelo entre Eurofarm Pelister e Kadetten Schaffhausen, e continuar a sonhar com a passagem à fase a eliminar.

Dada a importância do duelo, o timoneiro, Ricardo Costa, destaca as alterações que ocorreram desde a primeira mão não se adivinhando, por isso, um jogo fácil:

“Se estabelecermos como comparação o jogo que fizemos na Hungria, não acredito num resultado idêntico. A equipa mudou muito desde essa altura, mudou de treinador, nota-se mais confiança. Nós, de facto, fizemos uma grande partida na Hungria. A nossa expectativa é lutar para ganhar. É um jogo difícil, todos os jogos na EHF European League são complicados e queremos manter aquilo que é a nossa essência dentro de campo, que são as vitórias e é assim que queremos continuar. Sabemos que é difícil, todas as equipas têm as suas armas, nós temos as nossas e vamos utilizá-las o melhor que conseguirmos”

EHF European League
Fase de Grupos – 8ª Jornada
22.02.2022 – 17h45 – Chekhovskie Medvedi x SL Benfica, BTV
22.02.2022 – 19h45 – Sporting CP x Grundfos Tatabanya KC, Sporting TV

Patrocinadores Institucionais