Portugal em grande no panorama do andebol internacional

PUB

Portugal irá acolher três provas de destaque europeu, a Taça dos Campeões, em outubro, em Porto Santo, na Madeira; em Leiria terá lugar o Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas, em novembro; e o Campeonato da Europa de Andebol de Praia, em ambos os géneros, em 2023, na Nazaré.

O Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol (EHF) reuniu em Ljubljana, esta quinta-feira, dia do sorteio final do EHF EURO 2022. A reunião em Ljubljana foi a primeira desde o EHF EURO 2022, em Janeiro, e a sua penúltima na temporada 2021/22, uma vez que a sessão final está planeada na EHF Champions League Final 4, em Colónia, em Junho.

O Comité Executivo tomou várias decisões para as próximas épocas:

Análise do Men’s EHF EURO 2022

O Secretário-Geral da EHF, Martin Hausleitner, apresentou um relatório sobre o EHF EURO 2022, que decorreu na Hungria e na Eslováquia, fornecendo um resumo das principais conclusões da análise detalhada pós-evento.

Hausleitner sublinhou que o Men’s EHF EURO 2022 estabeleceu uma nova referência para futuros eventos com mais adeptos envolvidos, com andebol internacional de primeira classe. Um grande feito para um evento, que – graças a um surto dramático de infeções por Omicron coronavirus em toda a Europa no início de 2022 – proporcionou um dos maiores desafios organizacionais para a EHF na sua história.

No que foi o primeiro grande evento da equipa da EHF a ser organizado ao abrigo do contrato de 10 anos com a Infront e o Grupo DAZN, um maior enfoque nos canais digitais e na produção de conteúdos pagou dividendos. O alcance aumentou 82% em relação à edição de 2020, com 420M pessoas a verem conteúdos relacionados com o campeonato nos canais digitais e a EHF a aumentar os seus seguidores em 112%.

Os números dos media também se mantiveram positivos: o tempo de difusão cresceu mais de 40% e uma audiência acumulada de mais de mil milhões de pessoas acompanhou a ação e os noticiários da Hungria e Eslováquia.

European Handball Masterplan

As Federações de Andebol da Geórgia, Malta e Letónia serão as primeiras a ver projetos nacionais de desenvolvimento realizados sob a égide do Masterplan da EHF. Com base nas suas candidaturas e na informação detalhada fornecida, foram realizadas reuniões para discutir as necessidades e planos das federações. Na sequência destas reuniões, foram apresentados projetos adicionais feitos à medida – o Comité Executivo aprovou o financiamento.

Reuniões de Março & Abril

O Executivo foi informado sobre várias reuniões de partes interessadas, conselhos e comissões que tiveram lugar em Março e Abril. Estas incluíram a Conferência dos Secretários-Gerais em Berlim, em Março, bem como as reuniões da Delegação Financeira, as Comissões Técnicas da EHF, o Comité das Nações para homens e mulheres, o Conselho Profissional e o Conselho Feminino de Andebol, bem como os órgãos jurídicos. As informações apresentadas nas respetivas notas foram discutidas.

Foram recebidas atualizações sobre a contabilidade final para 2021, bem como sobre o orçamento da EHF para 2022. O Executivo foi informado dos progressos atuais para o novo edifício de escritórios da EHF, cuja conclusão está prevista para 2024. Recebeu também o último relatório legal e antidoping.

EHF Marketing GmbH

O Executivo recebeu uma atualização sobre o ano comercial de 2021/22 da EHF Marketing incluindo uma visão geral da época atual, que tem sido implementada com sucesso até agora. Foi também dada uma perspetiva dos eventos EHF Final 4 para homens e mulheres em Budapeste e Colónia, bem como da EHF EL F4 Feminina em Viborg, que se espera que voltem a ser disputados em pavilhões com capacidade total, pela primeira vez desde 2019.

Federação Internacional de Andebol (IHF)

Com referência às notas da reunião do Conselho da IHF em Março, o Executivo foi informado – entre outros tópicos – sobre as alterações ao “Regulamento para Agentes de Jogadores” que entrará em vigor a 1 de Julho.

Conferência dos Presidentes & Congresso Extraordinário

A reunião do Executivo foi encerrada com uma perspetiva para a Conferência dos Presidentes que está prevista para 24 de Setembro de 2022, no Luxemburgo. Foi aceite uma moção para realizar um Congresso Extraordinário na ocasião, que se destina a tratar das conclusões no domínio das atividades jurídicas, bem como da questão da avaliação dos candidatos para futuras eleições. O Executivo aprovou uma moção de ter o inglês como única língua num Congresso da EHF, com base na experiência de conferências anteriores. De acordo com as atividades de Verão planeadas, foi aprovada a distribuição de tarefas para os membros do Executivo.

Patrocinadores Institucionais