Na abertura da vigésima sétima ronda – e a quatro do término do campeonato – SL Benfica, terceiro classificado, recebe a turma do CF Os Belenenses, que se encontra no quarto posto e os emblemas encontram apenas quatro pontos de distância entre si.
Do lado encarnado, quem antevê a partida é Tadej Klun que reforça a necessidade de concentração por parte das águias, dado os jogos recentes frente a AD Sanjoanense Delba e Madeira SAD que, segundo o lateral esloveno, “não foram perfeitos” e reforça vontade de ganhar: “Temos de estar focados durante todo o jogo, tivemos dois jogos, frente à Sanjoanense e Madeira SAD, não foram perfeitos. A concentração não esteve ao nível esperado. Precisamos de ganhar.” Sobre Os Belenenses, Tadej Klun afirma que todos os adversários querem vencer frente aos encarnados: “Eles estão no 4.º lugar, querem ganhar-nos, como todos os adversários que jogam contra nós. Temos de estar mentalmente preparados para o jogo. A defesa fará a diferença. No ataque estamos bem, mas na defesa temos de ser mais consistentes, porque isso ditará o vencedor.“
Do lado do Restelo, é Bruno Moreira quem destaca o poderio benfiquista, no entanto afirma que um dérbi é sempre especial e será preciso um grande Benfica para contrariar a turma de Belém: “Sabemos perfeitamente a exigência do jogo contra o SL Benfica. O Benfica está numa forma fantástica, tanto a nível interno como nas competições europeias e sabemos que será muito difícil contrariar o favoritismo dos encarnados no seu recinto. Mas este grupo fantástico está a fazer uma época muito positiva e já mostrou que consegue atingir objetivos extremamente difíceis com uma grande qualidade de jogo, com muito querer e muita garra! Por isso creio que no sábado vai ser preciso um grande Benfica para conseguir ultrapassar um grande Belenenses! Um dérbi é sempre um dérbi, somos um osso duro de roer e estaremos cá para embelezar um grande jogo de andebol em perspetiva!”
Trinta minutos depois do arranque do primeiro jogo da Jornada 27, é hora de três duelos onde se destaca o embate entre Águas Santas Milaneza e Sporting CP, que conta com transmissão em direto n’A Bola TV. A turma maiata chega a este encontro depois de uma vitória por dois golos em casa do Boa Hora FC Inetum e Ricardo Moreira destaca, não só as ausências do seu plantel mas, sobretudo, o momento positivo que os leões atravessam: “O Sporting está num ótimo momento e temos acompanhado a fantástica época que tem vindo a realizar tanto a nível europeu, que por detalhes não seguiram em frente, como a nível nacional, onde tem realizado jogos de excelente nível com os principais candidatos ao título. A nossa equipa está bastante limitada no que diz respeito à ausência de atletas, algo que, pelas notícias veiculadas, também se está a passar com o Sporting. Contudo, esperamos realizar um jogo com qualidade.”
Do lado leonino, quem antevê a partida é Francisco Tavares, que reconhece a qualidade do adversário, mas o foco dos leões está em garantir o segundo lugar e também já se começa a pensar na Prova Rainha: “O Águas Santas Milaneza é uma equipa difícil e ambiciosa, que tem sempre como objetivo fazer bons jogos contra os grandes. O nosso objetivo tem de passar por ganhar e queremos garantir o segundo lugar, sabemos que o primeiro é praticamente impossível. Vamos à procura de garantir a EHF European League e na Taça [de Portugal] queremos fazer algo bom”
Ao final da tarde é a vez de Vitória FC, sétimo classificado com 53 pontos, receber o ADA Maia Universidade da Maia, sexto classificado com 54 pontos. Luís Monteiro, timoneiro dos sadinos, destaca a qualidade dos maiatos mas quer alcançar o sexto posto da tabela classificativa: “O ADA Maia Universidade da Maia tem vindo a realizar uma excelente temporada e o sexto lugar que ocupa neste momento é o reflexo disso mesmo. Na fase de transição ofensiva, é uma das equipas mais fortes do nosso campeonato, com grande protagonismo dos irmãos Lima e do João Carvalho. Assenta a sua defesa num 6:0 com alguma profundidade e elasticidade, o que está sem dúvida relacionado com alguma falta de envergadura. No ataque organizado, apesar de jogar normalmente com um destro na posição de lateral direito, apresenta grande fluidez e velocidade e muito boa relação com a segunda linha. O ADA Maia Universidade da Maia está um ponto à frente do Vitória e, quem ganhar, muito provavelmente poderá ambicionar ao 6° lugar da competição. Esse é neste momento o nosso objetivo.”
Pelos maiatos, quem antevê um desafio complicado é o técnico Nuno Silva: “Iremos defrontar uma equipa bastante competente, muito bem orientada, organizada coletivamente em todos os momentos do jogo e de grande capacidade individual em todas as posições. Sabemos que temos um desafio enorme pela frente, num pavilhão difícil, mas com a mente nos três pontos, revelando ambição, atitude e espírito coletivo.”
À mesma hora, o CD Xico Andebol recebe a Artística de Avanca Bioria e, mais tarde Póvoa AC Bodegão Grupo CCR procura regressar às vitórias no embate frente ao ABC UMinho. No fecho da jornada há duelo entre Sporting da Horta e FC Gaia Empril, no Faial.
Campeonato Placard Andebol 1
27ª Jornada
14.05.2022 – 14h30 – SL Benfica x CF Os Belenenses, BTV
14.05.2022 – 15h00 – Madeira SAD x Boa Hora FC Inetum
14.05.2022 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x Sporting CP, A Bola TV
14.05.2022 – 15h00 – FC Porto x AD Sanjoanense Delba, Porto Canal
14.05.2022 – 18h00 – Vitória FC x ADA Maia Universidade da Maia
14.05.2022 – 18h00 – CD Xico Andebol x Artística de Avanca Bioria
14.05.2022 – 19h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x ABC UMinho
14.05.2022 – 21h00 – Sporting da Hora x FC Gaia Empril