A Seleção Nacional sub-20 venceu a congénere do Egito, esta terça-feira, no Pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas, naquele que foi o primeiro de três embates contra a seleção que foi Campeã do Mundo no escalão sub-19, em 2019, inseridos na preparação de Portugal para o M20 EHF Euro 2022, que se vai realizar entre os dias 7 e 17 de julho, nas cidades de Gondomar, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.
7 inicial: Tiago Ferreira, Pedro Oliveira, André Sousa, Nuno Queirós, Martim Costa, Bernardo Pêgas e Tiago Teixeira
Martim Costa assinou o primeiro golo da partida e, até ao 4-4, o jogo foi de parada e resposta e marcado pela eficácia de parte a parte. Aos cinco minutos, Portugal sofreu a primeira contrariedade, uma exclusão que permitiu ao Egito passar para a frente do resultado, de forma, inédita (4-5), um minuto depois. A equipa orientada por Carlos Martingo resistiu e, já em igualdade numérica, conseguiu voltar à carga e chegar a uma vantagem de dois golos (7-5), por Nuno Queirós, aos 11 minutos. No entanto, o Egito cedo mostrou as qualidades dos seus jogadores e empatou de novo o jogo, com a velocidade na execução a ser determinante. Aos 15 minutos, o técnico luso alterou praticamente toda a equipa que tinha começado de início e foi em superioridade que Portugal chegou, novamente, à diferença de dois golos (11-9), a 10 minutos do fim da primeira parte, pela mão de Gabriel Cavalcanti. Praticamente até ao apito para o descanso, a equipa portuguesa manteve-se firme, no ataque e na defesa, e teve arte e engenho para segurar essa mesma margem.
Intervalo: 17-16
A reentrada de Portugal apanhou os egípcios de surpresa, com um parcial de 3-0 e com uma coesão defensiva de salientar, colocando o marcador com uma diferença nunca antes vista, de quatro golos (20-16) e nem o time-out pedido pelo treinador do Egito impediu que a equipa lusa continuasse a crescer no jogo. Aos 38 minutos, Ricardo Brandão colocou Portugal a vencer por seis golos (23-17), o que ajudou a que os comandados de Carlos Martingo gerissem o restante período do jogo com mais tranquilidade. No entanto, em mais uma investida contundente, o Egito não se conformou e respondeu com quatro golos, entrando – de novo – na corrida por um resultado positivo (23-21). Alguns minutos depois, o guarda-redes Tiago Ferreira disse presente por várias ocasiões e ajudou a que a Seleção Nacional não perdesse o controlo do jogo e a que o adversário não se aproximasse do empate, mas isso acabou por acontecer mais tarde. A sete minutos do apito final, o Egito festejou o golo que marcava a diferença mínima (28-27), algo que já não acontecia desde a primeira metade. Depois do susto, a confirmação da superioridade por parte de Portugal, que voltou a um patamar mais confortável e fechou as contas com uma vitória por 33-30. Martim Costa foi o melhor marcador da equipa portuguesa, com sete golos apontados.
Carlos Martingo, técnico da Seleção Sub-20, abordou este primeiro encontro, realçando a performance do colectivo: “Acho que foi um bom jogo de andebol, nós tínhamos traçado o plano de gerir o tempo de cada jogador ao cronómetro e cumprimos com esse plano. Penso que todos os jogadores deram uma resposta positiva.”
Portugal volta a defrontar o Egito, esta quarta-feira, no Pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas, pelas 19h30 e o timoneiro desta formação, lançou o próximo encontro, afirmando que irá levar a cabo alterações no sistema defensivo: “Amanhã vamos experimentar outro tipo de sistema defensivo, provavelmente, só iremos utilizar um diferente do que utilizámos hoje e também já teremos mais um atleta e com certeza será um bom jogo de andebol porque estamos a jogar contra uma excelente equipa.” – terminou.
Para consultar o Boletim de Jogo basta clicar no encontro pretendido.
Calendário:
21.06.2022 – 19h30 – Portugal x Egito, 33:30 (17:16)
22.06.2022 – 19h30 – Portugal x Egito
24.06.2022 – 19h30 – Portugal x Egito