Mundial Escolar de Andebol foi apresentado esta manhã em Braga

PUB

O Campeonato Mundial Escolar de Andebol 2010 foi esta manhã apresentado no Governo Civil, em Braga.
A competição, que se realiza de dois em dois anos, vai este ano decorrer entre 19 e 27 de Março em Braga, Guimarães e Fafe, contará com 48 equipas de ambos os sexos (24 masculinas e 24 femininas) num total de 900 participantes de 26 países e três continentes.

As selecções, de onde se destaca a presença de uma equipa masculina do Irão, ficarão hospedadas em hotéis das três cidades e, paralelamente à vertente desportiva, haverá lugar a diversas actividades culturais e projectos escolares que pretendem envolver as comunidades escolares de Braga, Guimarães e Fafe.

EVENTO MUITO IMPORTANTE

Para o presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Henrique Torrinha, este “é um evento muito importante” também para a FAP e “é o culminar de uma longa etapa com o Ministério de Educação que visou a integração do andebol na rede de desporto escolar”.
Henrique Torrinha alertou que Portugal não é candidato aos lugares cimeiros da competição porque vão estar presentes “países com equipas que funcionam já como selecções”, estando já noutro nível, explicou.
Portugal será representado pela Escola António Gedeão, de Almada, no sector masculino, e pela Escola Adolfo Portela, de Águeda, em femininos, após um apuramento realizado entre as escolas de todo o país.
Para Tom Christensen, do Comité Técnico Internacional da ISF (International Schoolsport Federation), Portugal tem condições para organizar “o melhor campeonato de sempre a este nível” se conseguir que os alunos levem algo da cultura lusa para os seus países.

PORTUGAL NO GRUPO B

O sorteio ditou que, em masculinos, Portugal fará parte do grupo B, juntamente com França, Eslovénia, Croácia, Itália e Chipre e, nos femininos, também integrará o grupo B, tendo como adversários a Alemanha, a Eslovénia, a Polónia, a Suíça e a Itália.

A cerimónia de abertura será em Fafe, a 19 de Março, e a de encerramento em Guimarães, a 27, nos pavilhões multiusos daquelas cidades.
O evento é organizado pelo Ministério da Educação, Câmaras Municipais de Braga, Guimarães e Fafe, Escolas, instituições de ensino superior, FAP, ISF e EHF (European Handball Federation).

Em anexo podem ser consultados quadros com os grupos sorteados e apresentação da competição

Patrocinadores Institucionais