FC Porto Vitalis mostra galões e vence Sporting

PUB

O FC Porto Vitalis venceu esta tarde o Sporting Clube de Portugal por 24-30, no jogo mais aguardado da 20.ª jornada do Andebol 1, que colocava frente a frente os primeiro e terceiro classificados. Com este triunfo, os portistas ampliaram a vantagem sobre os ‘leões’ que mantêm o terceiro lugar mas, agora, a nove pontos da liderança.

No Municipal de Odivelas, passados os primeiros minutos da partida, o FC Porto Vitalis tomou conta do jogo e do marcador, chegando a ter várias vantagens de quatro golos. No entanto, a cinco minutos do final do primeiro tempo o Sporting CP empatou a nove, mas nos minutos finais do primeiro período os campeões nacionais mostraram-se mais eficazes e foram para o descanso a vencer pela margem mínima (11-12). O início da segunda parte refletiu o mesmo equilíbrio da parte final do primeiro tempo, sem que qualquer das equipas conseguisse fugir no marcador. Até que aos 37 minutos o FC Porto repunha a vantagem em três golos (14-17) para cinco minutos depois, com um parcial de 1-4, a ampliar até aos seis golos (15-21), desnível que viria a repetir-se mais algumas vezes até à confirmação final (24-30).

No Funchal, o ABC/UMinho não conseguiu aproveitar as fragilidades do Madeira SAD, que se apresentou apenas com 12 jogadores, e perdeu por 24-18. É certo que a primeira parte decorreu equilibrada (13-11 ao intervalo) e que aos 58 minutos os bracarenses perdiam por 20-17. Mas um parcial de 4-1 nos dois minutos finais, a favor dos insulares, acabou por ditar um resultado muito desequilibrado.

Na Maia, o Águas Santas sofreu mas conseguiu vencer o Delta Belenenses. A formação de Paulo Faria chegou a ter várias vantagens de quatro golos durante o primeiro tempo, mas permitiu a aproximação do Delta Belenenses aos 39 m. (18-17). À entrada dos 10 minutos finais a equipa de Lisboa chegou mesmo a passar para o comando do marcador sem no entanto se conseguir distanciar o suficiente para evitar a reação final e vitoriosa do Águas Santas-Milaneza.

Em Avanca, o Xico Andebol esteve na frente do marcador até aos 15 minutos (5-6) mas não evitou que a formação da casa fosse recuperando, numa cavalgada que a levou para o intervalo com três golos de vantagem (12-9). A segunda parte foi equilibrada, o Xico chegou mesmo a estar na frente do marcador por uma vez (18-19, aos 46 m.) mas nos minutos finais os homens de Avanca foram mais eficazes e acabaram por garantir a quarta vitória da temporada.
Já esta noite, o Sp. Horta/Elite Security venceu tangencialmente o AC Fafe por 29-28.

A jornada termina na próxima terça-feira com o jogo CDE Camões-SL Benfica.

– Resultados dos jogos da 20.ª jornada do Andebol 1, realizados este sábado:

Madeira SAD-ABC/UMinho, 24-18 (13-11)
Águas Santas-Delta Belenenses, 27-25 (14-10)
Artística Avanca-Xico Andebol, 23-20 (12-9)
Sporting CP-FC Porto Vitalis, 24-30 (11-12)
Sp.Horta/Elite Security-AC Fafe, 29-28(15-10)

NOTA – O jogo CDE Camões-SL Benfica foi adiado para o dia 29 de Janeiro (21.30 h.)

Patrocinadores Institucionais