Campeonato Fidelidade Andebol 1: Delta Belenenses, Xico Andebol e Ginásio St. Tirso apresentam-se

PUB

A cinco dias do arranque do Campeonato Fidelidade Andebol 1, iniciamos a apresentação das 12 equipas que vão dar corpo à competição.

E começamos pelas duas formações que, na época finda, garantiram o acesso ao principal patamar do andebol português, Xico Andebol e Ginásio de Santo Tirso, e por um clássico da modalidade, o Delta/ Belenenses.

XICO ANDEBOL

Para a formação de Guimarães, o regresso à denominada ‘primeira divisão’ não é propriamente uma novidade. O Xico tem um largo historial de presenças neste escalão, já disputou as competições europeias e pode assim dizer-se que regressa ao seu ‘habitat’ natural depois de uma época em que disputou, com elevado rendimento, a 2.ª divisão nacional. Recorde-se que a formação da Cidade Berço cumpriu cem por cento vitoriosa a fase final do campeonato, assegurando assim de forma confortável a conquista do título nacional da 2.ª divisão e consequente subida ao Campeonato Fidelidade Andebol 1.

As metas para este ano já estão traçadas, como referiu o treinador Eduardo Rodrigues.

“A equipa do Xico, este ano, vai disputar o campeonato jogo a jogo por forma a atingir os seus objetivos que passam pela manutenção na 1.ª divisão”, esclarece o técnico vimaranense. “Atendendo à falta de experiência da maioria dos jogadores, vamos apenas disputar jogo a jogo e depois veremos se podemos ficar nos oito primeiros, e entrar no ‘play-off’, ou não”.

Do plantel do ano passado saíram quatro jogadores – Ricardo Castro (Ginásio de Santo Tirso), João Gonçalves (Liberty Seguros – ABC/UMinho), Nuno Silva e Daniel Santos, ambos para o Madeira SAD. Quanto a entradas, para além de alguns elementos juniores, o técnico passa a contar com Paulo Castro (ex-AC Fafe), João Martins (ex-Fermentões), Tiago Resende (ex-Ac. São Mamede), o guarda-redes Humberto Ferreira (ex-Águas Santas) e Manuel Sousa (ex-Ac. São Mamede.).

GINÁSIO CLUBE DE SANTO TIRSO

O Ginásio Clube de Santo Tirso foi outra das formações que garantiu, na época passada, o acesso à principal divisão do andebol masculino nacional, depois de se ter classificado em segundo lugar no nacional da 2.ª divisão, com sete vitórias e três derrotas na fase final. Trata-se da estreia do clube de Santo Tirso na Primeira Divisão.

Os objetivos també, já estão traçados e foram partilhados por Luís Santos, o técnico da equipa:

“A nossa meta passa pela manutenção na 1ª divisão, uma vez que é a primeira vez na história que o clube está na primeira divisão nacional”, começa por referir o treinador do Ginásio. “O plantel é constituído por jogadores não profissionais, que treinam uma vez por dia depois de um dia de trabalho, e 95% do plantel vem das camadas de formação do Ginásio de Santo Tirso”, acentua com reconhecido orgulho Luís Santos, para, de seguida, avisar. “Mas não lhes falta ambição. Podem contar com uma equipa lutadora, forte e unida, e que procurará alcançar um patamar que apresente um andebol de qualidade e um jogo rápido”.

Quanto a alterações no plantel, comparado com o da época anterior, entraram Ricardo Castro, guarda-redes que veio do Xico Andebol, e Mário Lourenço ponta direito, ex-Águas Santas, mantendo-se praticamente inalterável aquilo que foi a estrutura da última época.

DELTA/ BELENENSES

É um lugar comum dizer-se, mas é também uma verdade insofismável – o Delta/ Belenenses é um histórico do andebol português, carregando um historial apreciável.

Para a época que se avizinha, os objetivos estão definidos e são aqui desvendados pelo treinador Pedro Alvarez.

“Os objectivos do Belenenses passam por continuar a trabalhar para elevar os indíces competitivos da equipa, ou seja, atingir classificações superiores às conseguidas no ano anterior”, refere o técnico da formação de Belém. “Sem dúvida alguma que passam por ser um dos oito primeiros e entrar no play off”, assegura Pedro Alvarez, para quem “a única convicção é a do trabalho que fazemos. Imagino que nós trabalhamos bem mas os outros clubes também trabalham bem. Respeitamos os adversário de igual modo. A nossa classificação depende não só de nós próprios mas também dos nossos adversários”, recorda o treinador do Delta/ Belenenses.

O plantel à disposição do técnico viu chegarem Carlos Siqueira (ex- ABC/UMinho), Tiago Silva (ex-Sporting da Horta); João Pinto (ex-Tussen Hessen, Alemanha) e Edivaldo Ferreira Rome Hebo, ambos ex-1º Agosto, de Angola.

Quanto a saídas, registem-se as de Edgar Landim, para o FC Porto, Nélson Pina, para o Sp. Horta e Nuno Pinto, para o Sporting Clube de Portugal.

Em anexo publicam-se fotos e constituição dos plantéis das três formações, na versão que nos foi remetida pelos respetivos clubes.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais