Seleção A Masculina: Portugal perde com Espanha em Vigo

PUB

Seleção espanhola leva a melhor no segundo duelo ibérico, no espaço de dois dias, ambos de cariz amigável.

Depois de se terem encontrado em Caminha, as Seleções Nacionais de Portugal e Espanha voltaram a defrontar-se este sábado, desta feita no Pavilhão das Travessas, em Vigo. Na passada quinta-feira, os Heróis do Mar venceram pela margem mínima e, dois dias depois, foi a vez de Seleção do país vizinho levar a melhor ao vencer por 38-32.

Portugal entrou em campo com Humberto Gomes na baliza, Leonel Fernandes e António Areia nas pontas, André Gomes e João Ferraz nas laterais, Miguel Martins a central e Luís Frade na posição de pivô.

O primeiro golo do jogo pertenceu à equipa lusa mas, rapidamente, o adversário consumou a reviravolta após dois erros no ataque de Portugal. O desempenho ofensivo português melhorou nos minutos seguintes e os comandados de Paulo Pereira voltaram a chamar para si a liderança do marcador (4-5) e, mais tarde, Leonel Fernandes assinou o 5-7, na primeira vantagem de dois golos no jogo. No entanto, o período que se seguiu revelou-se desastroso para os Heróis do Mar, que ficaram largos minutos sem marcar qualquer golo e sem confiança no ataque, e permitiram que a Espanha concretizasse um parcial de 8-0, disparando no placard até ao 15-8, com um time-out pedido por Paulo Pereira pelo meio, que não teve o efeito pretendido. Até ao intervalo, o jogo estabilizou com Portugal a melhorar o desempenho e todos os processos mas a não conseguir mais do que reduzir para cinco a desvantagem até ao 17-12. Ao longo dos primeiros 30 minutos foram várias as trocas nas duas Seleções, não só entre jogadores mas também nos diferentes sistemas defensivos, principalmente do lado espanhol. Ao intervalo a seleção hispânica vencia por 21-14.

No segundo tempo entrou Manuel Gaspar para defender a baliza lusa, mas o jogo manteve-se a um ritmo idêntico, com a defesa espanhola subida e a interceptar as linhas de passe, o que continuava a criar muitas dificuldades ao ataque de Portugal. Perto dos 40 minutos de jogo, a vantagem espanhola alcançou 10 golos de diferença (29-19) e depois disso surgiu o melhor período dos Heróis do Mar na segunda parte, que marcaram três golos sem resposta e reduziram para 29-22. O ritmo baixou, não fosse este mais um jogo treino, mas não deixou de haver muito golos neste segundo confronto ibérico, que terminou com uma vitória de Espanha por 38-32. Destaque para a estreia de André José, jogador de 20 anos, não só no jogo mas ao serviço da principal seleção de Portugal, que ainda teve tempo de fazer uma assistência para o último golo do jogo de Daymaro Salina. De fora desta partida ficaram Victor Iturriza e Alexis Borges, este último devido ao nascimento da sua primeira filha.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, em análise a este encontro afirmou: “O balanço é que jogar com uma equipa campeã da Europa e entrarmos da forma que entrámos na primeira parte é certificar uma derrota. O balanço que faço deste jogo é que ou fazes tudo bem ou então é muito difícil disputar jogos com equipas desta qualidade. Não conseguimos ganhar a transição, nem sequer equilibrar, que era um objetivo que tínhamos. Fica sempre aquele fado lusitano de ficarmos contentes porque ganhámos a segunda parte, mas temos de continuar mudar a nossa mentalidade no sentido de fazermos as coisas de maneira diferente, entrármos logo “olhos nos olhos” – afirmou. Sobre o balanço destas duas semanas de trabalho, o técnico realçou: “O balanço dos três jogos de preparação acaba por ser positivo. Voltámos a fazer história, mesmo em jogos de preparação. Há mais de 30 anos que não ganhávamos à Espanha, é um indicador de que melhorámos. Cumprimos mais ou menos todos os objetivos, sobretudo os físicos.” – rematou.

Rui Silva, Capitão dos Heróis do Mar, realçou o pouco impacto que esta derrota tem no coletivo: “Foi uma primeira parte com algumas falhas, o que facilitou as transições rápidas de Espanha, criando alguma diferença no marcador. Na segunda parte, acabámos por fazer um melhor jogo, corrigindo o que tínhamos feito de errado, recuperando, marcando em transição. Foi mais um jogo para nos prepararmos para o que aí vem mas este resultado em nada vai afetar aquilo que nós ambicionamos.” – terminou.

Pode consular aqui o Boletim de Jogo.

Os Heróis do Mar irão continuar a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 em mais um estágio, desta vez em Melgaço, antes da partida para a capital do Japão.

Calendário:
Nazaré – 02/07/2021 – 12h00 – Portugal x Brasil28:34 (13:18)
Caminha – 08/07/2021 – 18h00 – Portugal x Espanha, 32:31 (15:16)
Vigo – 10/07/2021 – 17h00 – Espanha x Portugal, 38:32 (21:14)

Calendário
Jogos Olímpicos – Tóquio 2020

Ronda Preliminar
24/07/2021 – 11h30 – Portugal x Egipto, RTP2
26/07/2021 – 11h30 – Bahrain x Portugal, RTP2
28/07/2021 – 03h00 – Suécia x Portugal, RTP2
30/07/2021 – 11h30 – Portugal x Dinamarca, RTP2
01/08/2021 – 01h00 – Portugal x Japão, RTP2

Patrocinadores Institucionais