Seleção Nacional sub-17 de Portugal despede-se do torneio de preparação em Málaga

PUB

Equipa orientada por Luís Santos perdeu com a Roménia por 25-36 no segundo e último jogo do Torneio Internacional de Mijas.

O último jogo da Seleção Nacional sub-17 de Portugal no Torneio Internacional de Mijas, que está a decorrer na Ciudad Deportiva Regino Hernández Martín, no município de Mijas, na província de Málaga, terminou com uma derrota expressiva diante da Roménia. A competição fez parte da preparação da equipa orientada por Luís Santos para o Campeonato da Europa que vai decorrer em Montenegro, em agosto. A seleção romena foi o segundo e último adversário de Portugal no torneio, depois da estreia com a vizinha Espanha.

O sete inicial de Portugal contou com várias alterações face àquele que Luís Santos utilizou no jogo diante da Espanha, no dia anterior e o início de jogo revelou-se complicado para a equipa portuguesa, que só marcou o primeiro golo à passagem pelos 10 minutos, quando já havia sofrido cinco golos da Roménia. A defesa forte do adversário foi, durante todo o jogo, um dos principais obstáculos de Portugal, que ainda reduziu a diferença para 3-6, mas aos 20 minutos o resultado voltou a ser confortável às romenas, com o marcador em 6-13. Algumas falhas no ataque português ditaram uma margem de 10 golos ao intervalo, favorável à Roménia de 9-19.

No início do segundo tempo, os erros ofensivos iam sendo repartidos entre as equipas mas a diferença no placard ia resistindo às investidas de Portugal. O jogo tornou-se mais rápido, teve mais golos do que na primeira parte e foram mais as vezes que a Roménia chegou aos 12 golos de vantagem do que as que Portugal reduziu para menos de 10 golos. Apesar do nível de jogo português ter melhorado, o do adversário acompanhou e a vitória nunca esteve em causa para a formação romena. Alisia Boiciuc e Mihaela Mihai, da Roménia, foram duas verdadeiras dores de cabeça para a defensiva lusa, ao apontarem nove golos cada, enquanto que do lado português, Luciana Rebelo e Luana Jesus foram as melhores marcadoras com quatro golos apontados cada.

Para o Selecionador Nacional, Luís Santos, mais importante do que o resultado foi realidade competitiva que as atletas adquiriram neste torneio. “Foi um jogo espetacular para as nossas atletas. Compreender o caminho que temos que percorrer para jogar a este nível, com esta intensidade e que não encontramos a nível interno em nenhuma competição. A primeira parte foi o choque com esta realidade para as nossas atletas que apenas reagiram na segunda parte. Estamos com trabalho intenso e temos um jogo destes agora foi ouro para a nossa preparação.” – referiu.

Face à ausência da República Checa, que não conseguiu marcar presença na competição, Portugal irá agora realizar – este sábado – dois períodos de jogo frente aos mesmos adversários. “Agora iremos aproveitar os 25 minutos de amanhã, novamente com a Roménia para nos superarmos em fadiga e, depois os 25 minutos com a Espanha, para fazer ainda melhor que o jogo com a seleção do país vizinho. Seguiremos com a preparação em Portugal e tenho a certeza de que as jogadoras irão crescer muito.” – afirmou Luís Santos.

A comitiva lusa irá regressar ao nosso país na manhã do próximo domingo.

Calendário do I Torneio Internacional de Mijas:
22.07.2021 – 18h00 – Espanha x Portugal, 30:29 (15:15)
23.07.2021 – 18h00 – Portugal x Roménia, 25:36 (9:19)

Patrocinadores Institucionais