Seleção Nacional sub-19 empata no segundo particular com Espanha

PUB

Jogo de preparação entre Portugal e a seleção do país vizinho terminou com empate a 30 golos, em Alcalá de Henares, Espanha.

A Seleção Nacional sub-19 de Portugal terminou a preparação para o Campeonato da Europa, que terá lugar na Croácia, a partir do próximo dia 12 de agosto. A equipa lusa, orientada por Carlos Martingo, empatou a 30 golos, no segundo e último jogo particular com a congénere de Espanha, depois da vitória conseguida no primeiro duelo, que aconteceu na passada quinta-feira, e está agora a poucos dias de embarcar rumo à cidade croata de Koprivnica para participar no Men’s U19 EHF EURO 2021.

Portugal entrou neste segundo embate melhor do que aquilo que tinha acontecido no Jogo 1 e conseguiu segurar a vantagem durante grande parte do primeiro tempo, no Pavilhão Polidesportivo Ciudad de Azuqueca, em Alcalá de Henares. Perto dos 20 minutos, a Espanha reagiu com sucesso e após chegar à igualdade, teve argumentos para reverter as contas do marcador e passar para a frente do encontro. Ao intervalo era a equipa hispânica que liderava o placard, por 18-17. No segundo tempo, o jogo contou com uma série de empates sucessivos, sem que nenhuma equipa se conseguisse destacar por completo, até Portugal entrar nos últimos 10 minutos com uma vantagem de dois golos e com posse bola para poder dilatá-la para três. No entanto, a Espanha ainda tinha uma palavra a dizer até ao apito final e chegou ao empate a 30 golos, um resultado que não haveria de sofrer alterações até ao fim. André Sousa e Francisco Costa foram os melhores marcadores do encontro, com sete golos apontados cada.

Ricardo Candeias, Treinador de Guarda-Redes da Seleção Nacional sub-19, diz que Portugal está melhor preparado após o duplo confronto com Espanha. “Foram dois bons jogos, intensos. Penso que, de forma geral, fizemos um jogo mais consistente e fomos mais claros nos processos, hoje, do que o primeiro, apesar do empate. A nível defensivo tivemos uma parte com defesa com transformação em que, muitas vezes, conseguimos resolver e há ainda algumas coisas a afinar. Foram dois bons testes contra uma boa equipa como é a Espanha.” – afirmou o técnico de 41 anos, que afirma ainda que a equipa portuguesa está no rumo certo para encarar o Europeu.

“Temos bons indicadores dos jogos que temos vindo a realizar. Obviamente, há coisas a melhorar, mas estamos no bom caminho para entrarmos bem no Campeonato da Europa. Os empates são sempre jogos duros, mas estamos preparados.” – afirmou.

Ricardo Candeias comparou ainda o estilo de jogo de Espanha com os adversários de Portugal na Fase de Grupos do Europeu: Áustria, Croácia e França. “São equipas bastante diferentes, até na forma de jogar. A qualidade dos adversários está presente, naturalmente, noutros formatos do jogo, quer defensivo quer ofensivo, mas a Espanha tem um andebol muito próprio. É sempre um bom teste para a nossa preparação, porque há sempre situações que vão acabar por nos ajudar nos jogos que aí vêm.” – referiu.

Após esta última fase de preparação, a comitiva lusa seguirá viagem rumo à Croácia, para participar no Men’s U19 EHF EURO 2021, onde irá disputar o Grupo D, na cidade de Koprivnica, juntamente com Áustria, Croácia e França.

Calendário de Jogos de Preparação:
05/08/2021 – 18h30 – Espanha x Portugal, 34:35 (16:14)
07/08/2021 – 18h00 – Espanha x Portugal, 30:30 (18:17)

Patrocinadores Institucionais