Campeonato Placard Andebol 1: As cores de AD Sanjoanense

PUB

Emblema de São João da Madeira garantiu a manutenção e é a última equipa a ser apresentada para 2021/2022.

A época começou de feição para a AD Sanjoanense, que venceu os dois jogos do Play Off de acesso ao Campeonato Placard Andebol 1 e, assim, assegurou a manutenção. A formação nortenha derrotou o CD São Bernardo, vice-campeão da II Divisão, e vai cumprir a segunda temporada consecutiva junto da elite do andebol nacional, com um plantel renovado e com um novo treinador. João Varejão é o agora timoneiro da equipa, que após cumprir o primeiro objetivo da temporada, está motivado para mais uma caminhada no topo, em que garantir a manutenção o mais cedo possível é o próximo patamar a atingir. Em 2021/2022, o equipamento principal é preenchido integralmente pela cor preta, abandonado o padrão apresentado no ano anterior.

Na época passada, a formação de São João da Madeira terminou no 15º e penúltimo lugar, com 42 pontos e com um registo de 728 golos marcados e 885 golos sofridos.

Expectativas e ambições

João Varejão não podia ter pedido um início mais positivo ao leme da AD Sanjoanense. “A AD Sanjoanense iniciou a presente época numa posição ‘delicada’ a ter de lutar pela permanência, pelo que a preparação iniciou-se a 2 de agosto. A construção da equipa foi preparada para garantir um lugar entre as melhores equipas de Portugal, e para ser competitiva. Com este objetivo adquirido, fruto das duas vitórias conquistadas frente ao CD São Bernardo – a 4 e 11 de setembro-, segue-se a participação desejada pelo segundo ano consecutivo no Campeonato Placard Andebol 1.” – afirmou.

O novo timoneiro do emblema de São João da Madeira espera uma época “exigente, difícil e equilibrada” e explica: “Exigente e difícil em virtude da qualidade dos praticantes e treinadores (jogadores jovens competentes, numa mescla com jogadores mais experientes, uns portugueses outros estrangeiros); equilibrada, para um grupo de equipas mais alargado, com muitas incertezas relativamente ao vencedor em cada um dos encontros.”

Os objetivos, segundo João Varejão, “passam por colocar em cada treino um novo desafio e em cada jogo uma etapa de superação. A prova é longa e queremos continuar a fazer parte das melhores equipas do Campeonato Placard Andebol 1.” 

O técnico de 44 anos explica com tem sido a preparação para a nova temporada e afirma que a equipa esta preparada para mais um ano ao mais alto nível. “A preparação iniciou-se para um primeiro grupo de jogadores a 2 de agosto de 2021 com sessões bi-diárias, onde foram chegando novos elementos que foram integrando os trabalhos. Realizámos sete jogos de preparação, mais os dois jogos de apuramento com o CD São Bernardo e fomos crescendo a cada um deles. Temos enquadrado os jovens jogadores da formação nos trabalhos da equipa, e pretendemos que este seja um espaço de evolução para eles também. Neste momento a equipa está confiante e consciente das suas potencialidades, bem como dos aspetos que tem de melhorar de forma consistente. Todos acreditam no trabalho que estamos a promover e querem todos ser bem sucedidos. Estamos prontos!” – referiu.

Plantel 2021/2022

Saídas: Bruno Pinho, David Ferreira, Danilo Sousa, Lourenço Santos, Miguel Cortinhas, Orlando Correia, Pedro Pires, Ricardo Gaspar, Tiago Antunes, Tiago Rodrigues, Vinícios Carvalho.
Entradas: Cleryston Novais (ex-CD Marieneses), Francisco Fontes (ex-BECA), Jackson Souza (ex-Handebol Cascavel), Leonardo Abrahão (ex-EC Pinheiros) e Matheus Pereira (ex-São Caetano Handebol).

Guarda-Redes
1. Lucas Santana
12. Gonçalo Fernandes
16. Francisco Fontes

Centrais
5. Francisco Silva
9. Leonardo Abrahão
44. Pedro Silva

Pontas
13. Guilherme Novo
22. Guilherme Silva
25. João Henriques
27. António Devile
77. Ricardo Pinho
80. Cleryston Novais
99. Miguel Leite

Laterais
2. Jackson Souza
4. Bernardo Morais
17. Bruno Saurin (c)
34. Hélder Almeida
45. Henrique Novo

Pivôs
11. Nuno Queirós
18. Matheus Pereira
31. Jefferson Bastos

Boa sorte, AD Sanjoanense!

Patrocinadores Institucionais