Portugal vai acolher o EHF Euro Sub-20 em 2022

PUB

Decisão aprovada por unanimidade, esta sexta-feira, pelo Comité Executivo da EHF, em Torrevieja, Espanha; Evento vai decorrer nas cidades de Vila Nova de Gaia, Gondomar e Matosinhos.

O Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol (EHF) aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, a realização do EHF Men’s EURO U20 2022 em Portugal. Desta forma, foi também divulgado que as cidades de Vila Nova de Gaia, Gondomar e Matosinhos irão acolher os jogos da referida competição, a acontecer no próximo ano.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, não esconde a satisfação e garante que todos os envolvidos tudo farão para que a competição seja um sucesso.

Foi com enorme alegria e satisfação que recebemos a notícia da atribuição a Portugal do Europeu Sub-20 do próximo ano. É uma prova de grande confiança da EHF na capacidade de organização da Federação de Andebol de Portugal. Faremos tudo, conjuntamente com os nossos parceiros, para deixar uma marca inesquecível para quem participar no Europeu Sub-20, uma das provas mais importantes do calendário internacional. Toda a estrutura da Federação de Andebol de Portugal estará envolvida naquilo que queremos fazer, que é proporcionar uma excelente experiência com o Europeu de Andebol.” – referiu o líder máximo da instituição, que deixou ainda uma palavra de agradecimento às autarquias diretamente envolvidas no Europeu Sub-20.

Quero agradecer a confiança da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, do IPDJ e de todas as autarquias envolvidas no próximo Europeu – Gondomar, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, e que vai elevar ainda mais o nosso Andebol. Desde 2016 que Portugal não organiza nenhum evento desta dimensão, pelo que a atribuição desta prova, só reforça o nosso entusiasmo e empenho” – afirmou.

A nível sénior, Portugal acolheu o I Campeonato da Europa, em 1994 e em 2003, organizou o Campeonato do Mundo. Em 1999 foi o anfitrião do Europeu Sub-19 e mais recentemente, em 2016, trouxe o Europeu de Andebol de Praia até às areias lusas.

Carlos Martingo, Selecionador Nacional Sub-20, que levou Portugal a conquistar o 6º lugar no mais recente Europeu Sub-19, na Croácia, não podia estar mais orgulhoso por poder disputar a próxima competição ‘em casa’, e salienta ainda a importância da organização lusa para a divulgação da modalidade internamente.

“Esta é mais uma grande vitória do andebol português, que conseguiu a organização daquele que é, provavelmente, o evento mais importante a nível de formação a nível mundial, porque o Europeu tem um nível competitivo maior do que o Mundial e isso mostra a ambição e o excelente trabalho que a Federação de Andebol de Portugal fez. Esta poderá ser também mais uma oportunidade para aumentar a captação de jovens atletas e a promoção da modalidade.” – afirmou o técnico de 42 anos, dizendo ainda que é necessário aproveitar a oportunidade da melhor forma possível.

“Temos que encarar o fator casa como algo positivo, é evidente que todos preferem jogar junto das pessoas que lhes são mais próximas e com o apoio do público português e isso vai ser extremamente desafiante e motivador para nós, queremos aproveitar essa oportunidade da melhor maneira.” – referiu.

Quanto aos objetivos e metas estabelecidas da Seleção Nacional sub-20 não mudam pelo facto da competição decorrer em Portugal, mas, segundo Carlos Martingo, funciona como um fator motivacional extra.

“Qualquer altura é boa para acontecer um evento desta natureza me Portugal. Evidentemente, com os últimos resultados que todas as seleções têm obtido (formação e seniores), será um reforçar das nossas ambições para tentarmos alcançar uma ótima classificação. [Os objetivos da Seleção Nacional] não aumentam pelo facto do EHF Euro Sub-20 2022 decorrer no nosso país, apontamos sempre para a melhor classificação possível, naturalmente, teremos uma motivação extra e uma responsabilidade maior, mas os objetivos não se alteram.”

O líder da Seleção Nacional Sub-20, aponta ainda mais um fator positivo inerente à organização lusa do Europeu. “Menos uma viagem ajuda na preparação e num melhor controlo do cansaço por parte dos jogadores.”

O Comité Executivo foi ainda informado sobre a organização bem sucedida de 11 eventos de categoria mais jovem durante o Verão. Todos os eventos de categoria jovem indoor incluíram workshops “Respeite o seu talento”, o programa de apoio ao talento da EHF que promove o desenvolvimento holístico das carreiras de jogadores talentosos dentro e fora do campo. Como próximos passos para as ‘aulas de 2021’, os campos de talentos serão organizados em Dezembro e Janeiro.

O Comité Executivo também confirmou a atribuição dos torneios do próximo ano para as categorias etárias mais jovens:

Men’s U18 EHF EURO em Agosto de 2022 é atribuído ao Montenegro
EHF Men’s Championships: Israel, Letónia e Ucrânia (em separado)

Candidatura Ibérica para o EHF EURO 2028

Este foi também um dos pontos abordados na reunião do Comité Executivo da EHF e que foi que foi aceite para seguir para o Congresso da EHF. Após a Federação de Andebol de Portugal e a Real Federação Espanhola de Andebol terem apresentado o documento de formalização de candidatura à instituição europeia, a boa nova chegou também esta sexta-feira. Recorde-se que ambas as Federações vizinhas pretendem unir esforços com uma filosofia clara: ‘We play under One Anthem’ (Jogamos sob o mesmo hino).

WiZink Center Madrid (capacidade de espectadores 12,900; PR, MR, FW)
Altice Arena – Lisboa (capacidade de espectadores 12,800; PR, MR)
Casal Espana Arena de Valencia: este é um novo local de construção; os detalhes básicos estão disponíveis, mais informações a recolher (capacidade de espectadores 14.000; PR)
Pazo dos Deportes Paco Paz Palau St Jordi em Barcelona (capacidade de espectadores 18.000; FW)
Estádio Wanda, Madrid: como alternativa para um jogo de abertura ou um fim-de-semana final num estádio de futebol (capacidade para 68.000 espectadores; FW)
O Comité Executivo da EHF atribuiu a proposta ESP/POR para a adjudicação do Congresso com os locais listados e condicionados à confirmação das novas propostas de locais.

Outras propostas

O Comité Executivo da EHF recebeu uma atualização sobre os preparativos para os próximos dois eventos EHF EURO em 2022, bem como uma visão geral sobre o estado atual das propostas EHF EURO para 2026 e 2028. Com sete nações a concorrer aos eventos emblemáticos da equipa nacional, várias visitas ao local tiveram lugar durante o verão.

Com base na informação disponível, as licitações, incluindo os locais listados abaixo, foram atribuídas ao Congresso da EHF para adjudicação. A adjudicação está agendada para ter lugar no Congresso Extraordinário no dia 20 de Novembro em Viena.

Dinamarca/Suécia/Noruega – concurso para o Men’s EHF EURO em 2026 e 2028
Suíça – licitação para o Men’s EHF EURO em 2026 e 2028
Rússia – licitação para o Women’s EHF EURO 2026
Noruega/Dinamarca/Suécia – concurso para Women’s EHF EURO em 2026 e 2028

As datas para os quatro eventos são as seguintes:

Men’s EHF EURO 2026: 15 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2026
Women’s EHF EURO 2026: 3 a 20 de Dezembro de 2026
Men’s EHF EURO 2028: 13 a 30 de Janeiro de 2028
Women’s EHF EURO 2028: 30 de Novembro a 17 de Dezembro de 2028

Pagamento adicional para as federações

O Executivo recebeu uma atualização do orçamento EHF para 2021 e 2022, bem como a informação de que o cálculo final para os eventos EHF EURO em 2020 foi concluído. Foi subsequentemente confirmado que uma parte adicional pode ser paga às federações que participaram no Men’s EHF EURO 2020, bem como às que participam atualmente nas Qualificações Women’s EHF EURO 2022.

Aprovação de membros do Comité Técnico de Arbitragem

Na sequência da decisão de instalar de novo um Comité Técnico de Arbitragem (TRC) como sub-comité da Comissão de Concursos, o Comité Executivo aprovou os seguintes membros:

Membro para as bases de base: Denis Reibel (FRA)
Membro para Árbitros Femininos: Jutta Ehrmann-Wolf (GER)
Membro para Árbitros de Elite: Oyvind Togstad (NOR)
Membro para o Desenvolvimento: Zigmars Sondors (LAT)

A área das Tarefas Especiais foi atribuída à pessoa responsável pela oficialização no Gabinete do EHF. Ao nível da Comissão de Concursos, o Executivo tomou nota da demissão de Liudmila Bodnieva, que assumiu o papel de chefe da equipa nacional feminina russa. A sua posição de membro das competições femininas foi subsequentemente aberta de novo pelo Executivo para candidaturas das Federações membros da EHF.

Moções da Comissão de Métodos

Várias moções da Comissão de Métodos foram aprovadas pelo Executivo, estas incluíam, entre outras, as seguintes:

A cooperação com a Universidade de Alicante para a análise científica e utilização do jogador e dos dados de rastreio fornecidos pela Kinexon será prolongada.
O Executivo aprovou a organização de um Campeonato Mundial e Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas de 2022, com a participação de quatro equipas mundiais e um máximo de oito equipas europeias. O Conselho da Federação Internacional de Andebol (IHF) confirmou a sua vontade de organizar um campeonato comum em 2022.
Além disso, foi aprovada a organização de uma “Semana Europeia de Andebol em Cadeira de Rodas Especial & Eurasia”, que consiste num torneio e num festival para jogadores de andebol com dificuldades de aprendizagem, em cooperação com a Special Olympic Europe / Eurasia em 2022.

EHF Beach Handball EURO 2023 a ter lugar em Maio

O Executivo recebeu o relatório da Comissão de Andebol de Praia, incluindo a informação de que o próximo EHF Beach Handball EURO terá lugar no final de Maio de 2023. O EURO também servirá como evento de qualificação para o torneio de andebol de praia nos Jogos Europeus de 2023 na Polónia. O direito de organização do EHF Beach Handball EURO 2023 será anunciado em Novembro de 2021 e o evento será atribuído pelo Executivo em Abril de 2022.

Tópicos adicionais

O Comité Executivo da EHF tomou nota das últimas informações do Conselho Consultivo de Marketing da EHF que incluíam o relatório final do ano comercial de 2020/21, bem como a previsão para 2021/22. Foi recebido muito positivamente que, apesar dos desafios da época 2020/21, todos os pagamentos garantidos aos clubes foram cumpridos.

O Executivo também recebeu ampla informação sobre as últimas reuniões com a Federação Internacional de Andebol, com enfoque nas sessões do Conselho IHF em Junho e Setembro e projetos como o vestuário de andebol de praia e agentes de jogadores. Além disso, foi destacada a situação em torno do Congresso da IHF em Novembro.

O relatório legal, bem como o relatório do Iniciador de Procedimentos, foi apresentado ao EXEC. Em relação a este último, foi confirmada uma moção que definia as tarefas da PJI e do seu substituto. Além disso, foi dada uma actualização da Unidade Anti-Doping da EHF e sobre o atual planeamento para a nova “Casa Europeia de Andebol”.

O Secretário-Geral da EHF apresentou o seu relatório empresarial com uma atualização sobre o Gabinete da EHF e as atividades dos parceiros. O departamento de TI, desenvolvimento empresarial e comunicação social da EHF apresentou ao Executivo uma visão estratégica e perspetivas sobre o ambiente de TI da federação, marketing digital e ecossistema de comunicação social.

A próxima reunião do Comité Executivo da EHF terá lugar no dia 20 de Novembro em Viena, antes do Congresso Extraordinário que atribui os EUROs da EHF em 2026 e 2028 e celebra o 30º aniversário da EHF. Ao Executivo juntar-se-ão então os novos presidentes do Conselho Profissional de Andebol e do Conselho Feminino de Andebol, uma vez que estes serão eleitos nas reuniões PHB/WHB a 12 de Outubro em Viena.

Patrocinadores Institucionais